Presidente Nil Ramos participa da abertura do Fórum de Cidades Digitais do Leste Paulista – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Presidente Nil Ramos participa da abertura do Fórum de Cidades Digitais do Leste Paulista

Vereador Rubens Nunes também prestigiou o evento, realizado na quinta-feira, dia 28, no Ceprovi

  • 170928_NR_RN_Forum_Cidades_Digitais_10
  • 170928_NR_RN_Forum_Cidades_Digitais_1
  • 170928_NR_RN_Forum_Cidades_Digitais_13

Na manhã desta quinta-feira, dia 28, o presidente Nil Ramos (PSDB) prestigiou a abertura do Fórum de Cidades Digitais do Leste Paulista, evento em que gestores públicos discutiram a utilização da tecnologia como estratégia para o desenvolvimento dos municípios. O vereador Rubens Nunes (PMDB) também marcou presença na solenidade de abertura.

Gestores de mais de 30 municípios participaram do I Fórum de Cidades Digitais do Leste Paulista, realizado no auditório do Ceprovi. O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Vinhedo, teve a participação do assessor técnico do Departamento de Inclusão Digital, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Luís Ramos, e a apresentação de iniciativas digitais em andamento nos municípios de Vinhedo, Indaiatuba e Vargem Grande do Sul.

“A tecnologia é um instrumento que deve ser utilizado para unir as informações e agilizar o trabalho na gestão pública. Precisamos planejar e fazer normas que tornem possível o aproveitamento destes recursos na Administração Pública e, principalmente, para trazer benefícios para a comunidade”, explicou o presidente Nil Ramos.

O objetivo da realização é contribuir com o desenvolvimento tecnológico para melhorar oferta dos serviços públicos. Conforme explicou o diretor da RCD, José Marinho, “o objetivo é promover a troca de experiências e levar informação a prefeitos, gestores e vereadores sobre como desenvolver os municípios e facilitar a vida dos cidadãos por meio da tecnologia”.

Além do presidente do Legislativo vinhedense, Nil Ramos, e do vereador Rubens Nunes, participaram da abertura do evento o prefeito Jaime Cruz (PSDB); a vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Claudineia Vendemiatti Serafim; o secretário de Governo, Edison Ruiz; secretário de Administração, Gustavo Henrique Leon de Mattos; secretário de Habitação, Val Souza; secretário de Saúde, Alexandre Viola; secretário de Negócios Jurídicos, Luiz Fernando Bonesso de Biasi e o secretário de Transportes e Defesa Social, Junior Vendemiatti.

 

Planejamento

Um levantamento feito pela RCD junto TSE mostrou que 80% dos prefeitos da mesorregião de Campinas incluíram no plano de governo, no ano passado, propostas em tecnologia para otimizar algum setor da administração pública. Nesse quesito, Vinhedo se destaca entre os municípios do país com o projeto Soluções Integradas Municipal – SIM Vinhedo Digital, que inclui a criação do cartão único para atendimento do cidadão e a implantação do sistema para abertura de empresas online em menos de 24 horas.

 

IoT

A plataforma aberta para Internet das Coisas (IoT) foi um dos temas apresentados aos gestores durante evento em Vinhedo. O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) apresentou a primeira plataforma com código aberto desenvolvida no país para aplicação de Internet das Coisas.

Batizada de Dojot e lançada recentemente, a plataforma já está disponível para uso e pode, na opinião do coordenador de IoT do CPqD, Juliano João Bazzo, contribuir com o planejamento estratégico dos municípios, impulsionando as atividades nas Cidades Inteligentes, Indústria e Agricultura.

A Dojot foi desenvolvida com recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Comunicações (Funtel), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e Finep, em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação em Campinas (CTI) e a Universidade de Fortaleza.

Para Bazzo, a Internet das Coisas poderá impactar na vida das pessoas da mesma forma que aconteceu com a Internet no final dos anos 90, agora através da conexão entre máquinas. “O poder público municipal tem um papel fundamental para criar um ambiente para que empresas possam explorar negócios de IoT em nossas cidades, através de arquiteturas e modelos de contratação que favoreçam a sociedade, a economia compartilhada, a abertura dos dados, a criação de startups, entre vários outros aspectos”, observa do coordenador de IoT.


Fonte: Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Vinhedo | Presidente Nil Ramos (PSDB)

Últimas Notícias

Paulinho Palmeira reitera pedido de ampliação do sistema de monitoramento na região da Capela e centralleia mais

Geraldinho Cangussú apresenta Moção de Apelo para reativação dos atendimentos odontológicos no bairro da Caixa D’Águaleia mais

Plenário rejeita denúncia de improbidade administrativa apresentada contra o prefeitoleia mais

Carlos Florentino é indicado para a Comissão de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana do Parlamento Metropolitano da RMCleia mais

Edu Gelmi explica que planejamento é fundamental para prevenir e resolver problemas na cidadeleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia