Estão abertas inscrições para curso Via Rápida Emprego – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Estão abertas inscrições para curso Via Rápida Emprego

Conquista do presidente Nil Ramos e do vereador Rui Nunes “Macaxeira”, curso gratuito do Governo do Estado teve aprovação do Executivo Municipal e apoio do Ceprovi

  • via_Rapido
  • 170719_NR_MAC_Secr_Desenvolvimento_SP_16

Estão abertas as inscrições para o curso Via Rápida Expresso/Pintor Predial, disponibilizado pelo Governo do Estado de São Paulo para o município de Vinhedo depois da solicitação feita pelo presidente da Câmara, vereador Nil Ramos (PSDB), acompanhado pelo vereador Rui Nunes “Macaxeira” (PSB). O pedido foi formalizado em julho, durante reunião dos parlamentares na Coordenadoria de Ensino Técnico, Tecnológico e Profissionalizante – parte integrante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciências, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.

“Conhecemos a proposta do Via Rápida em reunião do Parlamento Metropolitano e a apresentamos ao Executivo, que reconheceu esta importante oportunidade de profissionalização para muitos vinhedenses”, explica o presidente Nil Ramos.

Disponibilizado depois do interesse formalizado pelo presidente da Câmara, o curso em Vinhedo na área de construção civil, de Pintor Predial, tem 25 vagas. As aulas teóricas e práticas serão realizadas no Ceprovi, que também é apoiador deste programa em Vinhedo.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas eletronicamente através do site www.viarapida.sp.gov.br, opção ‘Cursos / inscreva-se’. O curso é destinado e pessoas de 16 a 59 anos. Serão 25 horas de aulas teóricas, que vão ocorrer nos dias 4, 5, 6, 11 e 12 de setembro no Ceprovi. Na sequencia, aos alunos terão mais 75 horas de aulas práticas, totalizando 100 horas de formação.

No término do curso, os 25 alunos receberão o valor de R$ 210,00 do Governo do Estado. Os critérios para o recebimento do recurso financeiro são não estar empregado e, também, não estar recebendo subsídios de programas sociais do Governo do Estado.

“Importante destacar que esta conquista para Vinhedo é resultado do trabalho no Parlamento Metropolitano, uma união de Câmaras das vinte cidades da RMC que aumenta, de modo organizado, a força dos legisladores municipais na busca por recursos e melhorias para as cidades da região”, ressalta o presidente Nil Ramos.

“Todos os insumos, tintas, EPIs e material didático serão oferecidos pelo Estado, permitindo a participação de pessoas que não tem condições financeiras de comprar o material para fazer o curso em algum outro lugar”, explica Nil Ramos.

Parte integrante do curso Via Rápido Expresso, as aulas práticas trarão outro benefício para a cidade – a pintura de um prédio público. “A Coordenaria de Ensino Técnico fornecerá insumos para que os alunos aprendam na prática e, por isso, teremos uma área de 1.250m² recebendo nova pintura sem custos para a municipalidade”, completa Nil Ramos.

Para Rui Nunes “Macaxeira”, o curso é uma importante conquista para a população de Vinhedo. “Esta é uma oportunidade para qualificar e permitir a recolocação das pessoas no mercado de trabalho”, destaca o vereador.

 

Via Rápida

O Via Rápida é um programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, que oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais. O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.

Podem participar pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas. É dada prioridade aos candidatos que estejam desempregados, com maior idade, baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e pessoas com maiores encargos familiares.

A carga horária do curso é de 100 horas, com 30% de aulas teóricas e 70% de aulas práticas. Há emissão de certificado para quem concluir o curso.

 


Fonte: Gabinete da Presidência | Vereador Nil Ramos (PSDB)

Últimas Notícias

Comissão para Reestruturação Administrativa da Câmara apresenta objetivo de seu trabalho a vereadoresleia mais

Edu Gelmi critica inércia do Executivo diante da falta de professores em escolas da rede municipalleia mais

Paulinho Palmeira reforçar pedidos por implantação de lâmpadas LED no sistema de iluminação pública de Vinhedoleia mais

Comissão de Proteção à Mulher do Parlamento da RMC se reunirá na próxima semanaleia mais

Edu Gelmi solicita informações sobre medicamentos em falta e cobra prazo para regularizar fornecimentoleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia