Câmara Municipal de Vinhedo

Vinhedo tem capacidade para aumentar sua captação de água, alerta Edu Gelmi

Se solicitada, autorização poderia disponibilizar água para atender até 28 mil habitantes

190211_83_Sessao_Ordinaria_27

O presidente Edu Gelmi anunciou, em seu discurso pela 83ª Sessão Ordinária, que a Sanasa (Campinas) obteve liberação de reuso da água do Rio Capivari. Com documento em mãos provando o anunciado, o vereador explicou que Vinhedo possui outorga para reuso de 324m³/h, mas a cidade não realizou o pedido de liberação.

Datado em 17 de janeiro, a liberação concedida à Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A – Sanasa, empresa responsável pelo abastecimento de água em Campinas, é o resultado do trabalho feito pela companhia. “A Sanasa fez o pedido, trabalhou e tem o direito de usar a água do Capivari”, comenta Edu Gelmi.

Em Vinhedo, conforme discurso do presidente do Legislativo, há escassez de água – mas existe capacidade para tratar e distribuir: a Estação do Capivari trata 170m³ /h de água; a Estação Pinheirinho, 370 m³/h. Na soma, hoje as duas estações tratam 540m³/h de água.

“Perguntei para um técnico do DAEE quanto conseguiríamos de uma outorga do reuso e a resposta foi algo entre 60 ou 70%. Esse número é interessante, ou seja, emitindo o documento e conseguindo a outorga, teríamos mais 324m³/h de água para captar. Isso dá 7.773.000 litros de água por dia – um volume suficiente para atender mais de 28 mil habitantes”, explica o vereador.

O presidente Edu Gelmi encerrou seu pronunciamento com um alerta: “estamos com escassez de água, estamos tendo problemas e vai faltar água. Se querem que o nosso município cresça através do Plano Diretor, trabalhem – porque falar que não tem água é fácil, o que precisa é resolver os problemas”.

 

 


Fonte: Gabinete da Presidência | Vereador Edu Gelmi (MDB)

Últimas Notícias

Conselho de Desenvolvimento da RMC indicará representantes para Câmara Temática da Causa Animal, proposta de Flávia Bitarleia mais

Valdir Barreto aponta falhas e sugere melhorias para o CAPSleia mais

Edu Gelmi questiona falta de professor em escola da rede municipal de Educaçãoleia mais

Alunos da escola Sant’Anna International School participam de programa “Conheça a Câmara”leia mais

Rubens Nunes e Geraldinho Cangussú conhecem atendimento prestado pela Carreta da Mamografialeia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia