Câmara Municipal de Vinhedo

Vereadora Flávia Bitar parabeniza equipe do 192 por cuidados dedicados ao primeiro mascote ‘comunitário’

Com a ‘Lei do Anima Comunitário’, médica veterinária da cidade pode auxiliar cãozinho acolhido por profissionais do 192 de Vinhedo

A vereadora Flávia Bitar (PDT) visitou a base do ‘192 – serviço de atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência’ da Prefeitura de Vinhedo e elogiou a decisão da equipe de profissionais em adotar um cãozinho encontrado nas imediações. Graças à legislação municipal do animal comunitário, a filhote receberá sem custos a ajuda veterinária, oferecida neste caso pela médica veterinária dra. Francine Scatena.

“É gratificante comprovar que o projeto Animal Comunitário tem vários casos de sucesso em Vinhedo. Nesse caso, as equipes que realizam os turnos do serviço 192 estão se revezando nos cuidados do animal”, explica Flávia Bitar.

A médica veterinária dra. Francine Scatena acompanhou a visita e agendou vacinação e castração para a cachorra. “Ela é jovem, dócil e está sendo muito bem cuidada”, afirma a veterinária.

O animal foi encontrado na área de estacionamento da UPA e acolhido pelos profissionais da equipe 192 no pátio externo do serviço. Samanta, como foi batizada a cachorrinha, demonstra excelente interação com os profissionais. “As quatro equipes do serviço, tanto da noite quando do dia, estão muito alegres com a Samanta. Tomamos todos os cuidados para que ela não entre onde não deve e permaneça no espaço em que não represente risco para o trabalho que desenvolvemos”, explicam os profissionais Cristina, Marcelo e André.

Os custos com casinha e alimentação, assim como os vários brinquedos que o animal já possui, foram divididos entre os trabalhadores do 192. O acompanhamento e tratamento veterinário foram oferecidos integralmente pela dra. Francine Scatena.

“Diálogo e parceria: esta é a base de nosso trabalho. Parabenizo e agradeço aos profissionais da equipe do 192, que além de ajudarem a salvar vidas humanas, também estão resgatando esta cachorrinha tão dócil das ruas”, finaliza Flávia Bitar.

Animal Comunitário

A condição de animal comunitário tem garantias previstas na Lei Municipal 3808/2018, de autoria da vereadora, que estabelece os cuidados para animais com laços de dependência e vínculo afetivo em uma comunidade.

Considera-se “animal comunitário” aquele que estabelece com a comunidade em que vive laços de dependência e de manutenção, embora não possua responsável único e definido. A lei municipal determina que o animal reconhecido como comunitário deve ser recolhido para fins de esterilização, registro e devolução à comunidade de origem. A lei também faculta ao comércio local e clínicas veterinárias, adotar um animal comunitário.


Fonte: Gabinete da vereadora Flávia Bitar (PDT)

Últimas Notícias

Sandro Rebecca solicita cumprimento do Termo de Ajuste de Conduta para o som nos shows da Festa da Uvaleia mais

Flávia Bitar solicita ações conjuntas na RMC e acompanha criação da câmara temática da causa animalleia mais

Ana Genezini comemora melhora na segurança das escolas municipais após implantação de sistema de monitoramentoleia mais

Edu Gelmi sugere parceria para revitalização da Estação Ferroviária em Vinhedoleia mais

Paulinho Palmeira solicita instalação de guarita da Guarda Municipal nas principais divisas do municípioleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia