Câmara Municipal de Vinhedo

Valdir Barreto pede atenção no combate à violência contra a mulher

Parlamentar apresenta dados da violência e cobra políticas públicas por parte da administração vinhedense

Fotografia: vereador Valdir Barreto

Na noite dessa segunda-feira, 11, pela 87ª Sessão Ordinária, o vereador Valdir Barreto apresentou dados da violência contra a mulher no Brasil e fez um apelo para que o governo municipal e a Câmara passem a desenvolver mais políticas públicas de atendimento à mulher e combate à violência de gênero.

“Ainda ouvimos pessoas falando que as discussões em relação à violência e assédio contra a mulheres é ‘mimimi’ ou assunto de ‘feminazis’, o que é um absurdo, pois temos que fazer uma reflexão sobre a violência contra as mulheres no Brasil e em Vinhedo. Precisamos sensibilizar os homens acerca de tema”, afirmou.

Em pesquisa apresentada pelo parlamentar, elaborada para o 12º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, no ano de 2017, 42% das mulheres entrevistadas afirmaram já ter sido assediadas, ou seja, quase metade. No mesmo ano foram registrados 221.238 casos enquadrados na Lei da Maria da Penha, 60.018 estupros e 1.133 feminicídios, números esses subnotificados, já que boa parte das mulheres sequer denunciam as agressões, por medo.

Com relação exclusivamente ao Estado de São Paulo, pesquisa do Ministério Público demonstra que em 2018 45% dos feminicídios registrado tiveram como motivação a não aceitação da separação do casal, 30% sentimento de posse/ciúme, e 17% motivado por algum tipo de discussão.

“Como estão as opções de assistência à mulher aqui em Vinhedo? Há uma espécie de abrigo para a mulher que se sente ameaçada ou algum serviço de acolhimento ou delegacia da mulher 24 horas? Irei acompanhar essa pauta junto ao Conselho da Mulher e à futura Procuradoria da Mulher, que tenho certeza que essa Casa irá aprovar”, concluiu.

 


Fonte: Gabinete do Vereador Valdir Barreto (PSOL)

 

Últimas Notícias

Conselho de Desenvolvimento da RMC indicará representantes para Câmara Temática da Causa Animal, proposta de Flávia Bitarleia mais

Valdir Barreto aponta falhas e sugere melhorias para o CAPSleia mais

Edu Gelmi questiona falta de professor em escola da rede municipal de Educaçãoleia mais

Alunos da escola Sant’Anna International School participam de programa “Conheça a Câmara”leia mais

Rubens Nunes e Geraldinho Cangussú conhecem atendimento prestado pela Carreta da Mamografialeia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia