Câmara Municipal de Vinhedo

Sandro Rebecca pede solução para questão dos “cuidadores” em escolas da rede municipal

Parlamentar alertou que há escolas com até oito crianças com deficiência inclusas sem o apoio de um profissional de apoio escolar

190204_82_Sessao_Ordinaria_91

Durante seu discurso pela 82ª Sessão Ordinária, o vereador Sandro Rebecca (PDT) pediu uma resposta urgente da Prefeitura para a questão da falta de cuidadores/auxiliares nas escolas da rede municipal. Segundo o parlamentar, algumas escolas chegam a ter um único professor responsável por até oito crianças com deficiência e sem nenhum profissional de apoio escolar.

“Começamos as aulas e, novamente, a questão da inclusão é um desafio”, comenta Sandro Rebecca. Em seu pronunciamento, o vereador afirmou que Vinhedo possui diversos alunos com deficiência matriculados na rede municipal e exemplificou com o caso de uma escola onde há pelo menos oito inclusões e somente uma professora de Atendimento Educacional Especializado – AEE, trabalhando sem suporte de nenhum cuidador ou auxiliar.

“Fui testemunha do desespero de mães deixando as crianças na escola sem ter o cuidador e precisando sair para trabalhar”, narra Sandro Rebecca. O vereador questionou a conclusão do processo de contratação de pelo menos setenta estagiários – conforme anunciado pela Administração Municipal ao Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) no ano passado.
“Isso só vai ficar pronto, talvez, na segunda quinzena de fevereiro; depois, esses jovens estagiários passarão pela fase de adaptação, ou seja, pelo menos mais uma semana e, mais ainda, depois a adaptação da criança… e então criamos barreiras e a propaganda da inclusão passa a ser enganosa. O que me dá esperança é o empenho dos profissionais da rede, que com todas as dificuldades buscam trazer o melhor para os alunos. Mas e a responsabilidade do Poder Executivo?”, lamenta Sandro Rebecca.

O vereador Sandro Rebecca encerrou o primeiro pronunciamento de 2019 na tribuna desejando o resgate dos bons resultados da ‘antiga’ cidade: “meu desejo para 2019 é que possamos resgatar Vinhedo, escapar da tentação da propaganda e colocar em prática ações que beneficiem a população – o que eu não tenho visto”, finaliza.


Fonte: Gabinete do vereador Sandro Rebecca (PDT)

LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm

 

 

Últimas Notícias

Conselho de Desenvolvimento da RMC indicará representantes para Câmara Temática da Causa Animal, proposta de Flávia Bitarleia mais

Valdir Barreto aponta falhas e sugere melhorias para o CAPSleia mais

Edu Gelmi questiona falta de professor em escola da rede municipal de Educaçãoleia mais

Alunos da escola Sant’Anna International School participam de programa “Conheça a Câmara”leia mais

Rubens Nunes e Geraldinho Cangussú conhecem atendimento prestado pela Carreta da Mamografialeia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia