Câmara Municipal de Vinhedo

Projeto que institui Dia Municipal da Luta Contra a Homofobia é aprovado

94_Sessao_PL

A Câmara aprovou na noite dessa segunda-feira, 29, pela 94ª Sessão Ordinária, o projeto de Lei Ordinária nº 18/2019, que institui no Calendário Oficial de Vinhedo o Dia Municipal da Luta Contra a Homofobia.

O projeto, que recebeu nove votos favoráveis ante nenhum contrário, estabelece como o Dia Municipal da Luta Contra a Homofobia dia 17 de maio, a mesma data em que é celebrado o Dia Internacional Contra a Homofobia, em homenagem ao dia em que o termo “homossexualismo” passou a ser desconsiderado e a homossexualidade foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 17 de maio de 1990.

Também por unanimidade foi aprovado o Decreto Legislativo nº 01/2019, de autoria de Carlos Florentino (PV), que concede o Diploma de Mérito Policial ao guarda civil municipal Diocleciano Vieira de Lima.

Expediente

Um projeto de Lei, um projeto de Resolução, um requerimento, sete moções e 25 indicações foram apresentados na pauta da 94ª Sessão Ordinária.

Tribuna Livre

O presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT de Vinhedo, Guilherme dos Santos de Oliveira, se inscreveu para a Tribuna Livre para tratar de políticas públicas voltadas à população LGBT.

“Primeiro de tudo quero agradecer os vereadores que aprovaram o projeto que institui o Dia Municipal da Luta Contra a Homofobia, e aproveito a oportunidade para convidá-los a prestigiar a 1ª Semana da Diversidade e Combate à Homofobia, como Prevenção Combinada, que acontecerá nos dias 14, 15, 16 e 17 de maio desse ano. O objetivo da semana é conscientizar a população vinhedense não acerca da diversidade LGBT, mas quanto à necessidade de respeito à diversidade. Respeitar é uma dever de todos”.

Explicação Pessoal

Rubens Nunes (MDB) propôs a contratação de mais agentes de trânsito em Vinhedo. “Na semana passada, durante evento na Guarda Municipal, o prefeito anunciou a reforma de guaritas de segurança em nossa cidade e a realização de estudos para abertura de novo concurso público para a contratação de mais guardas. Lembrando disso, protocolarei indicação para contratação de novos agentes de trânsito. Temos quase 63 mil automóveis registrados em Vinhedo, frente a uma população de 72 mil habitantes, e a Prefeitura conta com apenas dois agentes de trânsito. Peço que façam concurso público para contratação de novos agentes, uma vez que hoje a Guarda precisa dar apoio a esses agentes, fugindo de suas funções, dada a alta demanda”.

A falta de manutenção na infraestrutura da cidade foi comentada por Paulinho Palmeira (PV). “Tenho sentido que a manutenção em nossa cidade está deixando a desejar, em especial em algumas secretarias. Já sugeri ao prefeito que aumente a equipe da Secretaria de Serviços, que tem uma demanda de trabalho muito alta, e peço aos secretários em geral que se atentem à manutenção da infraestrutura urbana”.

Marcos Ferraz (PSD) declarou seu apoio à reinvindicação para contratação de mais agentes de trânsito. “Dou total apoio à proposta para contratação de novos agentes de trânsito. É absolutamente incompatível termos apenas dois agentes de trânsito em uma cidade com população superior a 70 mil habitantes”.

A realização de mais uma edição da Festa do Milho, no último final de semana, foi tema de Geraldinho Cangussú (PV). “Cumprimento o pessoal da organização da 14ª Festa do Milho, que está sendo um sucesso. Parabenizo a comunidade da Paróquia de São Francisco de Assis pelo empenho na organização do evento e pelo sucesso, uma vez que tivemos lotação máxima já nesse primeiro final de semana de festejos”.

Flávia Bitar (PDT) anunciou a criação de um Fórum na RMC para que prefeitos, secretário e vereadores da região discutam políticas e elaborem um protocolo de atendimento em relação à violência contra a mulher e minorias em geral. “Nossa ideia, junto com o núcleo de minorias do Ministério Público, é realizar um Fórum no dia 18 de junho para que os governos da RMC desenvolvam políticas de combate à violência contra a mulher e padronizem o atendimento”.

O presidente da Câmara, vereador Edu Gelmi (MDB), falou de sua visita ao CEI Saci Pererê. “A situação no CEI Saci Pererê é deprimente. Os colchões estão estragados, rasgados, as cortinas estão arrebentadas e em várias partes foram substituídas por toalhas e outros tecidos improvisados. São problemas simples, fácil de resolver. Chamaram-nos para visitar a creche porque na véspera do feriado, há duas semanas, logo após concluírem o trabalho de pintura do CEI, os funcionários sentiram um cheiro muito forte no local. Chegando à creche para descobrir a origem do cheiro nos deparamos com que essa situação deplorável. A Secretaria de Educação tem que ter cuidado com isso. Será preciso fazer uma vaquinha para comprar novos colchões e cortinas para a creche”?

Edson PC (PDT) anunciou sua pré-candidatura à prefeito. “Hoje, oficialmente, anuncio minha pré-candidatura a prefeito, junto ao vereador Edu Gelmi. Desde o início do mandato tenho o apoio das mesmas pessoas, e agora anuncio minha pré-candidatura. Quem estiver melhor colocado lá na frente, será o prefeito”.

Carlos Florentino falou sobre a palestra ministrada na Câmara, na quinta-feira, dia 25, acerca da Reforma da Previdência. “Essa foi uma palestra de suma importância, que nos mostrou o que podemos esperar para o futuro de nosso país, para o futuro do trabalhador brasileiro. Por diversas vezes já mostrei minha indignação com a Reforma da Previdência, e depois dessa palestra pude ver que a situação é muito pior do que nós imaginávamos. Se essa Reforma for aprovada a população brasileira pagará um preço muito alto”.

Sobre o mesmo tema, Valdir Barreto (PSOL) alertou que a Reforma da Previdência diminuirá a circulação de capital no mercado interno. “O governo pretende fazer uma economia de R$ 1 trilhão em 10 anos, valor esse retirado do mercado interno, ou seja, em 10 anos os aposentados terão menos dinheiro para utilizar no nosso mercado interno, e quem se beneficia são apenas os bancos, que receberão com os sistemas de capitalização de previdências privadas”.

Por fim, Rui “Macaxeira” (PSB), agradeceu à Sanebavi por tapar buracos em vias. “Agradeço a autarquia, em nome de seu superintendente, Ricardo Facchini, por ter atendido meu pedido para reparo em buracos nas vias de nossa cidade, oriundos de serviços da Sanebavi. Fiz um mapeamento dos buracos em diferentes ruas e passei à autarquia, que prontamente me atendeu”.

 


Fonte: Comunicação Institucional CMV.

 

Últimas Notícias

Câmara sedia 3ª Reunião e Assembleia Geral do Parlamento Metropolitano da RMCleia mais

Sandro Rebecca propõe estudos para melhoras na inclusão do jovem no mercado de trabalholeia mais

Geraldinho Cangussú relembra programação da Operação Cidade Limpaleia mais

Ana Genezini convida população a prestigiar Marcha para Jesusleia mais

Edu Gelmi comenta gravidade da dívida do município e parcelamento do prejuízo pelos próximos dezessete anosleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia