Câmara Municipal de Vinhedo

Projeto para criação da Procuradoria da Mulher é tema em reunião de Edu Gelmi e Flávia Bitar na Saúde

Parlamentares visitaram Flávio Moreira Alves, secretário municipal de Saúde e apresentaram projeto de combate à violência contra a mulher

  • 190206_EG_FB_Saude_Procuradoria_Mulher_2
  • 190206_EG_FB_Saude_Procuradoria_Mulher_3
  • 190206_EG_FB_Saude_Procuradoria_Mulher_4

O presidente da Câmara, Edu Gelmi (MDB) e a vereadora Flávia Bitar (PDT) visitaram a Secretaria Municipal de Saúde na tarde de quarta-feira (6). Na ocasião, os vereadores apresentaram ao secretário municipal de Saúde, Flávio Moreira Alves e à diretora da pasta, Erica Pin, o projeto que tramita no Legislativo vinhedense com propósito de contribuir para o combate à violência contra a mulher.

Autora do projeto, a vereadora explicou que, depois de aprovado o projeto, parte das funções da Procuradoria da Mulher será voltada à orientação: “Trabalharemos educação e informação, buscando conscientizar a comunidade para auxiliar no enfrentamento e prevenção à violência contra a mulher e, nesse sentido, a parceria com a Saúde será um grande diferencial”.

O convite dos vereadores é para que as equipes da Saúde do município recebam treinamento para identificar casos de violência e, diante desta situação, saibam como agir corretamente, evitando riscos para o agente de saúde e conduzindo o caso às autoridades competentes. “Já há várias cidades realizando este tipo de ação, como São Paulo, Bragança Paulista, Leme e Ubatuba – que fizeram parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo para receber o treinamento”, explicou Flávia Bitar.

A criação da Procuradoria Especial da Mulher no âmbito do Legislativo Municipal objetiva contribuir para que profissionais de diferentes áreas trabalhem de forma integrada, dentro de suas competências e estruturas, reunindo Legislativo, Executivo, Judiciário, Ministério Público, incluindo Assistência Social, Conselho da Mulher e Guarda Municipal para o combate à violência contra a mulher.

“Trata-se de um excelente começo, porque sabemos que é fundamental para o sucesso de um projeto o conhecimento da aplicabilidade do dispositivo legal. Nesse sentido, estamos conversando antes de colocar o projeto em votação na Câmara para termos a certeza do funcionamento das iniciativas”, explica o Edu Gelmi.

O secretário Flávio Moreira Alves afirmou o compromisso da Administração Municipal em desenvolver ações de prevenção e considerou importante a capacitação dos profissionais da Saúde para identificar situações de violência. “Uma boa estrutura inclusive inibe a violência”, destaca o secretário, que ressaltou a importância do investimento e parceria com outras áreas, como a Segurança Pública.

“Estamos trabalhando também com a Segurança, Assistência Social e Educação. Temos muito trabalho, mas estamos no caminho correto”, finaliza a vereadora Flávia Bitar.

 

 

 


Fonte: Gabinete da Presidência | Vereador Edu Gelmi (MDB)

 

 

Enviar comentário

Últimas Notícias

Sandro Rebecca solicita cumprimento do Termo de Ajuste de Conduta para o som nos shows da Festa da Uvaleia mais

Flávia Bitar solicita ações conjuntas na RMC e acompanha criação da câmara temática da causa animalleia mais

Ana Genezini comemora melhora na segurança das escolas municipais após implantação de sistema de monitoramentoleia mais

Edu Gelmi sugere parceria para revitalização da Estação Ferroviária em Vinhedoleia mais

Paulinho Palmeira solicita instalação de guarita da Guarda Municipal nas principais divisas do municípioleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia