Câmara Municipal de Vinhedo

Geraldinho Cangussú conhece nova infraestrutura do SIM e projetos para atendimento ao cidadão

Espaço passou por reformas recentemente

GC

Na última quinta-feira, dia 14, o vereador Geraldinho Cangussú (PV) visitou a Central de Atendimento do Soluções Integradas Municipais (SIM), situada na Rua Monteiro de Barros, a qual foi recentemente reformada para melhor atender o cidadão e oferecer novos serviços à população.

A fim de conhecer os novos projetos da Central, o parlamentar se reuniu com a coordenadora do SIM, Renata Cardoso, com o diretor de tecnologia da informação da Prefeitura Municipal, Lexandro de Melo, e com o diretor da Secretaria de Indústria, Comércio e Agricultura, Edvaldo Piva.

O atendimento do SIM se tornou central em 2012, e da lá para cá uma série de serviços foram inclusos ampliando a gama ofertada à população.

O SIM oferece uma gama de serviços à população vinhedense, como o cadastro habitacional, emissão do cartão saúde, cadastro por vagas em creches e na rede municipal de ensino, oficinas culturais etc.

Atualmente, para ser atendido, o cidadão pode agendar, no portal da Prefeitura na internet ou na própria Central, ou comparecer sem agendamento e esperar o atendimento por ordem de chegada. Para evitar que munícipes enfrentem longo período de espera para o atendimento, no futuro, a Central do SIM só atenderá por meio de agendamento, o qual poderá ser feito também por aplicativo, pois já há projetos para isso.

Em janeiro a Central do SIM atendeu 380 pessoas por dia, número acima da média, que seria cerca de metade disso, o que é comum no início do ano, porém, pós conclusão das reformas e implantação de todos os novos serviços, a expectativa é de que a central atenda 7 mil pessoas por mês.

Para emitir o cartão SIM o cidadão pode agendar seu atendimento pela internet, ou apenas comparecer ao local e ser atendimento por ordem de chegada, sempre munido de seus documentos pessoais e comprovantes de endereço, em respeito ao Decreto nº 47/2014. O agendamento online só não é permitido nos casos de inscrição em programas habitacionais.

No caso de carência de documentos que atestem a residência do interessado em Vinhedo, agentes públicos são enviados ao local indicado como suposta residência do munícipe para confirmar a informação e dar andamento na emissão do cartão ou serviço desejado.

Esse controle impede que pessoas de outras cidades se passem por vinhedenses para utilizar serviços municipais exclusivos para residentes.

Todos os documentos apresentados são digitalizados na hora, ficando armazenados no sistema municipal para uso exclusivo dos serviços oferecidos pela Prefeitura, evitando o uso de papel e gerando economia aos cofres públicos, além de agilidade no atendimento.

20 serviços estão ligados ao Cartão Cidadão, o cartão SIM, como os já citados acima, e além desses o espaço oferece os serviços do setor de protocolo, recursos de multas e Banco do Povo.

Com relação à infraestrutura física, a nova central ainda aguarda a instalação de 6 climatizadores, tipo eco-brisa,  que deverá ser concluída já em março.

Casa do Empreendedor

Em breve a central de atendimento do SIM oferecerá atendimento do SEBRAE e plantão da Secretaria da Fazenda.

De acordo com Edvaldo Piva, diretor da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Agricultura, o objetivo é transformar o espaço em uma “Casa do Empreendedor”, espaço em que o cidadão interessado receberá orientações sobre como abrir uma MEI, obter empréstimos do Banco do Povo ou mesmo ter acesso à lista do PAT para contratação de empregados para seu novo negócio. O espaço ainda contará com atendimento do INSS.

“Esse trabalho conjunto e a orientação dada pelo SEBRAE ao novo empreendedor diminuirá muito a mortalidade de empresas em nossa cidade”, enfatizou Piva.

No espaço o SEBRAE também cadastrará o “Super MEI”, categoria destinada à MEIs que realizaram cursos de capacitação junto à entidade, que, entre outros benefícios, permite ao empreendedor obter empréstimos junto ao Banco do Povo com 0% de juros.

Atualmente, 70 MEI vinhedenses estão se capacitando para serem enquadrados no “Super MEI”.

Enquanto o serviço do SEBRAE não tem início na central, o programa SIM Empresa Fácil permite a abertura de empresas entre 24 e 48 horas.

Cadastro Integrado

O SIM desenvolve um cadastro integrado dos serviços municipais, e isso permite à Prefeitura um melhor planejamento de sua gestão, como maior assertividade na compra de insumos e controle sobre a utilização de seus serviços.

Por meio desse cadastro é possível saber, por exemplo, se determinado munícipe efetivamente realizou os exames que havia agendado ou se já retirou os medicamentos receitados pela rede.

Os protocolos de serviços, realizado por cada secretaria, ainda são realizado em papel e encaminhados ao SIM para integração ao sistema, porém, no futuro, os protocolos se tornarão 100% informatizados.

Para garantir a segurança dos dados cadastrados na central, o sistema e monitorado contra invasão 24 horas por dia, e até hoje não sofreu qualquer ameaça.

Propostas do vereador

Durante a visita o vereador Geraldinho Cangussú aproveitou a oportunidade para propor algumas melhorias ao SIM, a começar pela inclusão do cadastro do transporte universitário à central.

Conforme explicou Renata Cardoso, coordenadora do SIM, os usuários do transporte universitário já utilizam o cartão cidadão, necessário para utilização dos serviços da central, e no futuro contarão com um sistema informatizado para inscrição ao serviço de transporte, que também passará a ter renovação automática quando dentro do período de duração do respectivo curso ao qual o munícipe está matriculado.

O parlamentar também propôs que o totem disponibilizado na recepção da Câmara Municipal para que o cidadão possa ter acesso a projetos que tramitam na Casa, possa ser utilizado para agendamento remoto para atendimento do SIM.

“São pequenas melhorias que poderão ofertar maior comodidade aos nossos munícipes. Além dessas propostas, cuja implantação depende diretamente do SIM, ainda proporei à Prefeitura que melhorem seu site, tornando a navegação mais simples, o que, consequentemente, favorecerá o atendimento no SIM, uma vez que facilitará o atendimento online”, explicou.


Fonte: Gabinete do Vereador Geraldinho Cangussú (PV)

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