Câmara Municipal de Vinhedo

Flávia Bitar pede respeito às pessoas em situação de rua e comenta o direito ao vínculo afetivo com animais

Vereadora acompanhou o recolhimento de animal agressivo cuidado por pessoa em situação de rua

  • Fotografia: vereadora Flávia Bitar
  • Fotografia: Guardas Municipais, membro da equipe de Bem Estar Animal e o adestrador Helton Silva com o cão recolhido para cuidados
  • Fotografia: mulher do grupo em situação de rua recebe doação de alimento para cães.

Na quinta-feira (7), a vereadora Flávia Bitar (PDT) acompanhou a ação realizada pela Guarda Municipal e equipe de Bem Estar Animal da Prefeitura para recolher um cão, mantido por pessoas em situação de rua.   Conforme denúncias comprovadas, o cão é agressivo e pode representar risco para a comunidade se permanecer solto em espaço público.

“A Guarda e a equipe de Bem Estar Animal fizeram o recolhimento do cachorro, que foi encaminhado para um canil, onde receberá todos os cuidados e a atenção de um adestrador para que possa, futuramente, ser colocado para adoção responsável”, explica Flávia Bitar.

O recolhimento do animal causou comoção entre as pessoas em situação de rua, que manifestaram o afeto pelo cachorro e insistiram em mantê-lo junto aos outros animais que os acompanham pelas ruas do município.

“Este é um caso específico e lamentamos que isso tenha que ser feito, mas realmente foi comprovada a agressividade do cão e, como não havia formas de limitar a circulação e evitar riscos para as pessoas que circulam na região, ele foi encaminhado para um canil. De qualquer forma, estaremos acompanhando os cuidados e já contamos com o apoio do Helton Silva, que se prontificou a adestrar o cachorro”, afirma a parlamentar.

Para a vereadora, o importante é que a comunidade compreenda que as pessoas em situação de rua têm os mesmos direitos que qualquer outra pessoa. “Morador de rua também tem direito de ter um animal; eles têm afeto pelos bichos e dividem até o pouco alimento que possuem com o animal”, esclarece Flávia Bitar.

A situação envolvendo a posse, afeto e cuidados de animais por pessoas em situação de rua inclusive será tema de reunião da vereadora já na próxima semana, em São Paulo. Na ocasião, a parlamentar conhecerá detalhes da ação “Moradores de Rua e Seus Cães”, promovida desde 2015 por uma associação que auxilia cerca de 200 pessoas e 30 cães na capital paulista por meio de parcerias.

“Não podemos continuar ignorando a pessoa em situação de rua. Essas pessoas sofrem com falta de alimentos, com doenças, vivem excluídos pela sociedade e, ainda assim, tem gente que quer impedi-los de manter seus cães – elo de afeto que, muitas vezes, é a única forma que eles têm de carinho e humanidade”, lamenta Flávia Bitar.

 

Denúncias de maus tratos contra animais

Para casos em que a comunidade constatar maus tratos contra animais, incluindo aqueles mantidos por pessoas em situação de rua, a vereadora enfatiza que é fundamental a formalização da denúncia nos canais oficias: “não adianta colocar em rede social; precisa fazer a denúncia”.

Em Vinhedo, as denúncias podem ser apresentadas por meio do telefone 153 ou do e-mail bemestaranimal@vinhedo.sp.gov.br.

 

 


Fonte: Gabinete da vereadora Flávia Bitar (PDT)

 

Últimas Notícias

Representante dos Auxiliares de Educação usa Tribuna Livre para reforçar pedido de inclusão da categoria no Plano de Cargos e Carreira do Magistérioleia mais

Câmara de Vinhedo investe em segurança no trabalholeia mais

Ana Genezini entrega Moção de Aplausos à equipe de futebol ABC Vinhedoleia mais

Câmara sedia 3ª Reunião e Assembleia Geral do Parlamento Metropolitano da RMCleia mais

Sandro Rebecca propõe estudos para melhoras na inclusão do jovem no mercado de trabalholeia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia