Câmara Municipal de Vinhedo

Flávia Bitar inicia desenvolvimento de projetos de Bem-Estar animal para apresentar ao Conselho de Desenvolvimento da RMC

Vereadora se reuniu com representante da World Animal Protection para definir temas de maior relevância mundial para incluir nos projetos

Fotografia: vereador Flavia Bitar na World_Animal_Protection

Nessa quarta-feira, 13, a vereadora Flávia Bitar (PDT) foi a São Paulo se reunir com Rosângela Ribeiro Gebara, da World Animal Protection (WAP), para definir quais temas relacionados ao bem-estar animal tem mais relevância na atualidade para constarem nos projetos que serão desenvolvidos junto às 20 prefeituras da Região Metropolitana de Campinas. A chefe de gabinete da Secretaria de Meio Ambiente de Vinhedo, Alessandra Fontanesi, também participou do encontro.

Em fevereiro Flávia Bitar participou da reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas – CD-RMC e discursou para prefeitos das cidades que integram a região. Na ocasião a parlamentar propôs a adoção de ações de bem-estar animal de forma conjunta entre os municípios, com exemplificação de iniciativas de sucesso realizadas em Vinhedo, Jaguariúna e Campinas. Após a rápida apresentação de Flávia Bitar, o Conselho colocou em votação e aprovou a criação da Câmara Temática da Causa Animal, a qual desenvolverá projetos de bem-estar animal a serem implantados em toda RMC.

Três temas serão apresentados pela vereadora à Câmara Temática da RMC: a identificação obrigatória de animais (RGA), que poderá ser feita pelo app  Crowndpet ou outra forma de identificação que as administrações municipais julgarem melhor; castração/esterilização e controle de natalidade; e educação em bem-estar animal, esse último a ser desenvolvidos nas escolas das redes municipais das 20 cidade, por meio da distribuição de material didático aos alunos, o ABC Animal, da escritora Mari Penteado.

Esses temas foram escolhidos por serem os de maior destaque no mundo no que diz respeito a políticas de bem-estar animal. Por seu trabalho com a World Animal Protection, Rosângela Ribeiro Gebara viaja o mundo para acompanhar políticas para o setor.

“Essas são as políticas de bem-estar animal mais adotas no momento, dada a importância de se manter o controle de natalidade e de identificar todos os animais, permitindo a elaboração de um censo, e facilitando o desenvolvimento de qualquer política público desse ponto em diante”, enfatizou Rosângela Gebara.

Por meio de ofício, Flávia Bitar solicitou ao prefeito de Vinhedo e presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC , Jaime Cruz, que promova uma reunião de abertura junto à Agencamp, para definição dos projetos que serão implantados nas cidades da RMC.

“Com a temática já definida, agora é preciso se reunir com a Câmara Temática para desenvolver projetos sobre esses temas adaptados à realidade e necessidades das cidades da RMC. Acredito que o presidente do Conselho, prefeito Jaime Cruz, dará a abertura necessária para que possamos desenvolver boas políticas de bem-estar animal”, explicou Flávia Bitar.

 

 


Fonte: Gabinete da vereadora Flávia Bitar (PDT)

Últimas Notícias

Conselho de Desenvolvimento da RMC indicará representantes para Câmara Temática da Causa Animal, proposta de Flávia Bitarleia mais

Valdir Barreto aponta falhas e sugere melhorias para o CAPSleia mais

Edu Gelmi questiona falta de professor em escola da rede municipal de Educaçãoleia mais

Alunos da escola Sant’Anna International School participam de programa “Conheça a Câmara”leia mais

Rubens Nunes e Geraldinho Cangussú conhecem atendimento prestado pela Carreta da Mamografialeia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia