Câmara Municipal de Vinhedo

Flávia Bitar acompanha progresso de ‘animal comunitário’ adotado por moradores do Panorama

Renomada veterinária da cidade oferece atendimento ao animal

image description

Neste início deste ano, a vereadora Flávia Bitar (PDT) acompanha mais um resultado positivo Programa Animal Comunitário: um cãozinho, adotado por moradores do bairro Panorama, que agora recebe cuidados da veterinária Hermínia Sanchez. A situação é possível graças à Lei Municipal 3808/2018, de autoria da vereadora, que estabelece os cuidados para animais com laços de dependência e vínculo afetivo em uma comunidade.

“O animal havia sido visto em algumas ruas do município, mas não conseguíamos capturá-lo para encaminhar para adoção. Então, um morador do Panorama o encontrou, ofereceu alimentação e abrigo – e isso foi suficiente para que vários outros moradores do local se afeiçoassem ao animal, que hoje está protegido pela lei do animal comunitário”, explica a vereadora Flávia Bitar.

Um dos primeiros a alertar e buscar solução para a situação do animal foi o secretário municipal de Saúde, Flávio Moreira Alves, que desde dezembro acompanha o caso ao lado da vereadora. “Estou muito feliz pelo cãozinho e mais feliz ainda por saber que a comunidade tem ajudado no resgate desses animais, que muitas vezes são negligenciados por seus donos”, explica Flávio Moreira Alves.

Considera-se “animal comunitário” aquele que estabelece com a comunidade em que vive laços de dependência e de manutenção, embora não possua responsável único e definido. A lei municipal determina que o animal reconhecido como comunitário deve ser recolhido para fins de esterilização, registro e devolução à comunidade de origem. A lei também faculta ao comércio local e clínicas veterinárias, adotar um animal comunitário.

“A dra. Hermínia Sanchez, veterinária já reconhecida em Vinhedo por sua dedicação e profissionalismo, adotou nos termos da lei o cachorro, dando a ele vacinas, medicamentos e acompanhamento”, elogia Flávia Bitar.

“O cuidado com os animais, além de obrigação, é uma questão de Saúde Pública e deve ser praticado por todos”, explica Flávio Moreira Alves, secretário municipal de Saúde.

Para a vereadora Flávia Bitar, este caso comprova que o sucesso em Bem Estar Animal é possível quando há diálogo. “Quando há diálogo, ações simples como informação à comunidade e a busca de parcerias tornam possível várias melhorias para a comunidade. Hoje, um cão abandonado que poderia inclusive transmitir doenças, está bem cuidado graças a um dispositivo legal, que incentiva a comunidade, permite parcerias e, na pior das hipóteses, pune maus tratos”, finaliza Flávia Bitar.

 


Fonte: Gabinete da vereadora Flávia Bitar (PDT)

 

 

 

Últimas Notícias

Vereador Paulinho Palmeira apresenta propostas para a cidade em reunião com o Executivo Municipalleia mais

Projeto de Edson PC que institui data de fundação da Capela é aprovado por unanimidadeleia mais

Flávia Bitar inicia desenvolvimento de projetos de Bem-Estar animal para apresentar ao Conselho de Desenvolvimento da RMCleia mais

Vereador Paulinho Palmeira destaca manutenção na piscina da Vila João XXIII e agradece empenho da Secretaria de Esporteleia mais

Semana Municipal de Prevenção à Violência na Primeira Infância é aprovado pela Câmaraleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia