Câmara Municipal de Vinhedo

Vereadores prestigiaram evento do Governo do Estado oficializando a entrega da obra da UBS Dr. Meirelles

Nova Unidade Básica de Saúde iniciará o Programa Estratégia Saúde da Família em Vinhedo

  • 181212_NR_EG_MF_PP_MAC_Entrega_UBS_Capela (64)
  • 181212_NR_EG_MF_PP_MAC_Entrega_UBS_Capela (37)
  • 181212_NR_EG_MF_PP_MAC_Entrega_UBS_Capela (69)
  • 181212_NR_EG_MF_PP_MAC_Entrega_UBS_Capela (74)
  • 181212_NR_EG_MF_PP_MAC_Entrega_UBS_Capela (86)
  • 181212_NR_EG_MF_PP_MAC_Entrega_UBS_Capela (72)
  • 181212_NR_EG_MF_PP_MAC_Entrega_UBS_Capela (77)
  • 181212_NR_EG_MF_PP_MAC_Entrega_UBS_Capela (80)
  • 181212_NR_EG_MF_PP_MAC_Entrega_UBS_Capela (91)
  • 181212_NR_EG_MF_PP_MAC_Entrega_UBS_Capela (95)
  • 181212_NR_EG_MF_PP_MAC_Entrega_UBS_Capela (8)
  • 181212_NR_EG_MF_PP_MAC_Entrega_UBS_Capela (97)

Na manhã da quarta-feira (12), o presidente da Câmara, Nil Ramos (PSDB) e os vereadores Edu Gelmi (MDB), Geraldinho Cangussú (PV), Marcos Ferraz (PSD), Paulinho Palmeira (PV) e Rui Macaxeira (PSB) prestigiaram a solenidade em que o Governo do Estado entregou, oficialmente, a obra da nova Unidade Básica de Saúde ao município. Localizada na Vila Garcez, a ‘UBS Dr. José Osmar Meirelles dos Santos’ será a primeira da cidade com o Programa Estratégia Saúde da Família.

Além do prefeito Jaime Cruz (PSDB); da arquiteta Maria Cristina Jotten, representante do Estado, por meio do Programa Saúde em Ação, a chave simbólica do prédio; do vereador licenciado e atual secretário de Serviços Municipais, Márcio Melle (PMN); do secretário de Saúde, dr. Alexandre Viola e de representantes do Conselho Municipal de Saúde, outras autoridades municipais prestigiaram o evento, que teve presença de familiares do médico José Osmar Meirelles dos Santos, falecido em 2017 aos 89 anos e agora homenageado com a denominação da UBS.

O dr. José Olympio Meirelles dos Santos, filho do médico José Osmar Meirelles, agradeceu a homenagem e destacou a importância do investimento na Atenção Básica da Saúde.

“O dr. Meirelles foi um excelente médico, dedicou-se à comunidade vinhedense e cuidava com carinho e competência de toda a família. Justo o reconhecimento feito, aqui nesta UBS, que será a primeira do município com o programa voltado aos cuidados da família. Sou da Capela, e sei o quanto nossa comunidade precisa desta Unidade. Tenho certeza que aqui muitas famílias encontrarão a ajuda e o acompanhamento que precisam”, afirmou o presidente Nil Ramos.

A UBS “Dr. Meirelles” foi construída com recursos do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento –, numa parceria entre o Estado, responsável pela construção, e a Prefeitura que, forneceu o terreno e será responsável pela gestão da UBS.

Com capacidade para atender até 16 mil pessoas, dos quais 4 mil deverão ser do Programa Estratégia Saúde da Família, a Unidade de Saúde tem 819 m² de área construída e é composta por duas salas de espera, recepção, fraldário, nove consultórios para atendimento de pacientes, sendo um odontológico, sala de curativo, sala de vacina, sala de inalação, sala de coleta laboratorial, sala de atividade coletiva, sala de trabalho para agendes comunitários, sala de dispensação e estoque de medicamentos. Conta ainda com salas de observação, prontuário, administrativa, trabalho para agentes comunitários e área como sala de expurgo, lavagem e desinfecção química, esterilização, descarte de resíduos, área de esterilização, almoxarifado e copa.

“Temos certeza que esta Unidade trará importante benefício para toda a região da Capela, ajudando muitas famílias, principalmente com a implantação do Programa Estratégia da Família”, ressalta o presidente Nil Ramos.

“A Unidade Básica de Saúde ‘Dr. José Osmar Meirelles dos Santos’ pretende oferecer condições ideais para o desenvolvimento das ações da Estratégia Saúde da Família, de modo a promover acolhimento, humanização, conforto e segurança à população de Vinhedo. Que os moradores a serem atendidos nesta nova unidade se sintam acolhidos e usufruam desta bela e moderna estrutura”, considera o vereador Edu Gelmi.

“A nova UBS Dr Meirelles será um marco na Saúde do Município, uma vez que ali será implantada a primeira equipe do Programa Estratégia de Saúde da Família… A população daquela região será beneficiada por um equipamento de Saúde moderno, que proporcionará atendimentos em Saúde voltados à prevenção!”, explica Geraldinho Cangussú.

“É uma obra muito importante para a Capela, à altura do que o bairro merece e, em breve, em funcionamento com o Programa Estratégia Saúde da Família, será muito bom para o bairro e para a cidade”, afirma o Marcos Ferraz.

Para o vereador Paulinho Palmeira, “a UBS Dr. Meirelles será um grande marco para a saúde de nossa cidade, pois começará por ela o programa estratégico da Saúde da Família, que estará promovendo um trabalho preventivo junto aos cidadãos e deverá ser ampliado a outras regiões da cidade. Este é o caminho que temos que seguir, para que a saúde de nossa gente seja bem cuidada. A UBS já nasce grande, pois leva o nome de um dos maiores cidadãos que nossa terra teve, Dr. Meirelles, o médico da família. Ao saudoso Dr. Meirelles e sua família só temos que agradecer por tudo o que fizeram, fazem e representam em nossa comunidade. Parabéns ao governo municipal e ao governo estadual por esta parceria e trabalho e vamos continuar buscando melhores condições para a saúde de nossa população”.

Mais uma conquista para a população da Capela, que muito merece este investimento. Feliz também em ver o nome deste importante e querido médico, o dr. Meirelles, reconhecido aqui nesta obra, que cuidará da família – como o dr. Meirelles fazia”, considera Rui “Macaxeira”.

Após a entrega oficial da obra, que já conta com sistema de segurança, a Prefeitura de Vinhedo completará no local o treinamento e adequação das equipes de Saúde. A partir de 14 de janeiro, será iniciado o atendimento à população.

Homenagem

A maior Unidade Básica de Saúde de Vinhedo faz uma merecida homenagem ao médico dr. José Osmar Meirelles dos Santos. A denominação da UBS ocorreu por meio de Projeto de Lei de autoria do presidente da Câmara, vereador Nil Ramos e foi aprovada por unanimidade no plenário durante a 58ª Sessão Ordinária.

No documento, que dá denominação ao prédio público, Nil Ramos apresentou um breve histórico do médico, que foi o primeiro cirurgião da Santa Casa e um cidadão com extensa história de vida pública.

Durante sua vida profissional, dr. José Osmar Meirelles dos Santos realizou mais de 12 mil cirurgias e de 255 mil consultas. Não seguia horários de trabalho e sempre esteve pronto a socorrer alguém que dele precisasse.

Ao longo dos anos, desenvolveu intensa atividade não apenas como médico, mas também em trabalhos junto à Igreja. Sua clientela foi constituída por pessoas de toda a região, deixando seu nome solidamente ligado ao próprio nome desta cidade.

Por mais de 25 anos, realizou atendimento médico gratuito à comunidade na Vila João XXIII e, depois, no Mosteiro de São Bento. Doava, mensalmente, parte de seus rendimentos à Associação dos Renais Crônicos de Jundiaí a fim de garantir o atendimento aos casos de hemodiálises de Vinhedo.

Em 1979, recebeu da Câmara Municipal o título de Cidadão Vinhedense. Foi vice-prefeito de Vinhedo por seis anos, de 1982 a 1987 e vereador por dois mandatos, de 1989 até 1992 e de 1993 até 1996.

Foi também Diretor do Departamento de Saúde Municipal e Secretário de Saúde, responsabilidades que, somadas ao exercício da medicina, conferiram ao Dr. José Osmar Meirelles dos Santos vasta experiência no trato da saúde pública, área em que criou e implantou vários programas e obras, cujas metas foram sempre o bem estar da população vinhedense.

Entre os vários trabalhos realizados, destacam-se:

  • Municipalização dos serviços de saúde;
  • Instalação do Posto de Saúde do Jardim Três Irmãos (1984);
  • Construção e instalação do Centro de Saúde do bairro Casa Verde;
  • Construção e instalação do Centro de Saúde do Jardim Bela Vista;
  • Ampliação do Posto de Saúde da Nova Vinhedo;
  • Instalação do consultório médico e odontológico no bairro Caixa D´Água;
  • Reforma, ampliação e construção de novas instalações no Centro de Saúde da Capela e Pronto Atendimento funcionando 24 horas;
  • Construção e instalação do Laboratório de Análises Clínicas junto ao Centro de Saúde II;
  • Instalação da endodontia preventiva para crianças de 7 a 14 anos e da ortodontia preventiva para crianças de 7 a 9 anos.
  • Instalação de Clínicas Modulares de Odontologia nos Centros de Saúde da Capela, Bela Vista, Vila João XXIII e Centro de Saúde II.

 


Fonte: Comunicação Institucional CMV.

 

 

Últimas Notícias

Paulinho Palmeira solicita reparos urgentes em contenção do córrego Pinheirinholeia mais

Vereador Rubens Nunes visita Centro de Lazer da Vila João XXIII e cobra melhorias ao Secretário de Esportesleia mais

Presidente Edu Gelmi e vereadores recebem visita da Rainha e Princesas da Festa da Uva e do Vinho de Vinhedoleia mais

Com Edu Gelmi na presidência, nova mesa diretora da Câmara chefiará os trabalhos do Legislativo no biênio 2019/2020leia mais

Legislativo mantém serviços à população durante o período de recessoleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia