Câmara Municipal de Vinhedo

Vereadores comentam destaques da semana na 51ª Sessão Ordinária

Sessão não contou com projeto para votação na noite

A 51ª Sessão Ordinária, realizada nessa segunda-feira, 09, foi breve. Sem matéria constantes na Ordem do Dia para votação, a pauta do expediente conteve dois projetos de Lei, dois projetos de Decreto Legislativo, um requerimento, três moções e 24 indicações.

Explicação Pessoal

Ana Genezini (MDB) enfatizou sua contrariedade ao projeto de Lei Complementar nº 01/2018, que pretende alterar o percentual de desconto ao pagamento à vista do IPTU. “Precisamos de um advogado especialista na Prefeitura para promover a alteração de nosso Código Tributário Municipal. Acho um equívoco a administração cogitar mexer em um desconto que há anos é concedido ao munícipe. Se a Prefeitura tivesse promovido ou iniciado estudos para alteração do Código Tributário Municipal, hoje não precisaria propor a retirada de um benefício do contribuinte”.

Uma análise sobre a distribuição de receitas do município foi apresentada por Sandro Rebecca (PDT). “A reflexão mais importante depois de avaliar a distribuição de receitas do município é perceber que os gastos com cargos  de confiança não seguem a distribuição de renda para as secretarias. O município busca formas de aumentar a receita, mas não diminui os gastos com cargos de confiança. O ideal é que os cargos de confiança sejam dados para pessoas que realmente possam ajudar nosso cidade, e de forma moderada”.

Rodrigo Paixão (REDE), comentou sobre a autorização para intervenção na Fazenda Cachoeira. “O casarão da Fazenda Cachoeira está no limite, e agora tivemos a autorização do Condephaat para que deem início à restauração desse patrimônio histórico de nossa cidade, o que é uma informação muito importante”.

Paulinho Palmeira (PV) reforçou seus pedidos para reformas dos parquinhos da cidade. “Os parquinhos unem a comunidade, promovem a participação familiar na comunidade, a interação entre vizinhos, portanto, é fundamental que a municipalidade promova a manutenção e reforma dessas áreas de lazer”.

O presidente da Câmara, vereador Nil Ramos (PSDB), tratou dos trabalhos do Parlamento Jovem. “Estamos visitando as escolas para apresentar aos alunos a diferença entre os poderes. Esse é um trabalho que contribui para o desenvolvimento de nossa sociedade, mostrar aos jovens quais os locais que eles devem buscar seus direitos, o que exigir de cada Poder e outros assuntos tão relevantes que são pouco tratado”.

Marcos Ferraz (PSD) teceu breves comentários sobre a prisão do ex-presidente Lula. “Jamais podemos comemorar a prisão de um rival político. Acredito que um aspecto ruim de seu antigo governo foi instigar a divisão de classes, o ‘pobre contra rico’, que acabou gerendo esse extremismo que vivemos hoje, um país bipolarizado. A justiça deve ser feita sempre, doa a quem doer, em todas as instâncias”.

Sobre a falta de medicamentos na rede municipal, Flávia Bitar (PDT) destacou que boa parte são de responsabilidade do Estado, e que boa parte já chega ao município próximo ao prazo de validade. “O consórcio de saúde entre Vinhedo, Valinhos e Itatiba tem justamente como um de seus objetivos evitar a perda de medicamentos por conta de vencimentos, já que as cidades sozinhas não tem demanda para todos os medicamentos”.

Edu Gelmi (MDB) criticou o má gestão dos recursos públicos. “Temos o 18º melhor orçamento proporcional do país, como é possível dizer que não há dinheiro? Isso é falta de gestão. O município corta gastos na carne da população e do servidor, ao invês de economizar onde deve. A situação da cidade é para desanimar todos os vinhedenses”.

Edson PC (PDT) apresentou fotos da Praça dos Aquários. “Hoje a Praça do Aquários está um nojo, com esgoto no lago, falta de poda de grama e outros serviços básicos de manutenção”.

Por fim, Carlos Florentino (PV) apresentou algumas de suas indicações. “Solicitei instalação de iluminação na Praça do Jardim Miriam, e nesta semana o trabalho foi realizado pelas secretarias competentes, permitindo a comunidade a voltar a utilizar essa área de lazer”.

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo

Últimas Notícias

Rubens Nunes propõe ações nas Represas, passarelas e Cartão Zona Azulleia mais

Geraldinho Cangussú parabeniza Educação Municipal pelo desenvolvimento comprovado no IDEBleia mais

Nil Ramos sugere instalação de poço semi-artesiano para reforçar abastecimento de água na Capelaleia mais

Comissão Processante que analisa denúncia contra o prefeito realizará oitiva de testemunhas nessa sexta-feira, 14leia mais

CPI da “massa asfáltica” realizará primeiras oitivas na próxima segunda-feira, dia 17leia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia