Câmara Municipal de Vinhedo

Vereadores aprovam requerimentos e moções na 46ª Sessão Ordinária

Presidente da Associação de Pais e Mestres da E.M. Magdalena Lébeis fez uso da Tribuna de Representantes

Na noite dessa segunda-feira, 05, a Câmara realizou a primeira sessão ordinária de março, a 46ª da 17ª Legislatura. A pauta do expediente foi apresentada com um projeto de Lei, um projeto de Resolução, sete requerimentos, seis moções e 28 indicações.

Dos seis requerimentos apenas o de nº 11/2018, de autoria do vereador Edson PC (PDT), foi reprovado, pelo placar apertado de 6 votos contrários antes 5 favoráveis, já contando com o voto de minerva da presidência. O requerimento em questão pedia o envio, por parte da Prefeitura, de documentos de doação de cesta básica, por parte da CCR Autoban, para a Associação dos Guardas Municipais de Vinhedo, e especificação das famílias beneficiadas. A reprovação do requerimento foi justificada pela falta de responsabilidade da Prefeitura em relação ao tema, já que, teoricamente, o pedido deveria ser feito diretamente à própria CCR Autoban.

Todas as moções foram aprovadas por unanimidade.

Tribuna de Representantes

A presidente da Associação de Pais e Mestres da E.M. Prof.ª Magdalena Lébeis, Denise Esposito Almeida de Oliveira, subiu à Tribuna de Representantes da Câmara para comentar sobre o trabalho da educação municipal vinhedense, e reforçar o respeito dedicado pelos profissionais aos alunos.

“Hoje falo em nome daqueles que entendem que a Educação é mais que um discurso. Nas ações diárias como agentes ou servidores públicos é que devemos dar o exemplo de retidão, com respeito, sem sensacionalismo e intolerância. Quando saímos de casa é para cuidar das vidas de nossas crianças. Os jovens vinhedenses estão estudando nas melhores escolas do Brasil, atendidos com muito carinho. E finalizo solicitando aos vereadores que não levem assuntos políticos às escolas, e que respeitem ao menos o trabalho que desenvolvemos pelo bem de nossa cidade”, afirmou.

Explicação Pessoal

Márcio Melle (PMN) parabenizou o prefeito Jaime Cruz e a superintendência da Sanebavi pelo início das obras de implantação de rede de esgoto na Rua do Café, na Capela, um pedido há muito solicitado pela população.

Sobre a Educação, Flávia Bitar (PDT) comentou sobre sua reunião com a deputada Célia Leão. “Hoje debati com a deputada como podemos educar nossos jovens, em especial adolescentes, na questão da causa do bem-estar animal. A deputada comprou nossa briga, e por meio de uma emenda de R$ 80 mil, adquirirá um veículo para o município de Vinhedo, para que funcione como uma espécie de SAMU animal, sempre acompanhado de um veterinário ou técnico em veterinária”.

A mudança de empresa no transporte público escolar foi um dos temas tratados por Edu Gelmi (MDB). “Pediram-nos que fossemos visitar algumas escolas para acompanhar o serviço de transporte escolar, e, infelizmente, registramos, no Integração, que os veículos andavam superlotados, com crianças viajando em pé e outros problemas que põe em risco a segurança dos alunos. Espero que a partir de manhã já tenhamos mudanças, pois é inadmissível que nossas crianças sejam transportadas desse jeito”.

Edson PC (PDT) denunciou supostos castigos impostos aos alunos de uma unidade educacional vinhedense. Durante a sessão o parlamentar apresentou um vídeo em que uma mãe relata que os alunos estão almoçando sentados no chão, como forma de castigo, e outro em que o diretor da unidade comenta o caso.

Carlos Florentino (PV) agradeceu o atendimento à indicação de sua autoria para instalação de iluminação pública na viela entre a Rua Manoel de Sá Junqueira e Avenida Otávio Tasca, na Vila Junqueira.

Ana Genezini (MDB) agradeceu a homenagem que o presidente da Câmara, vereador Nil Ramos (PSDB), prestou às mulheres vinhedenses em decorrência da proximidade do Dia Internacional da Mulher, 08 de março.

Algumas indicações foram apresentadas por Sandro Rebecca (PDT). “O cruzamento da Avenida São Bento com Estrada da Boiada precisa passar por algumas melhorias para aumentar a segurança dos motoristas. A confluência tem um ângulo negativo, e precisamos unir forçar para melhorar o acesso no local, a fim de evitar acidentes”.

Rui “Macaxeira” (PSB) comentou sobre a educação vinhedense. “Estamos ranqueados entre as melhores cidades do país, em termo de educação, portanto temo que essa exposição sobre o trabalho do setor possa prejudicar o serviço. Parabenizo todos os profissionais da educação vinhedense, e acredito que melhorias devam ser cobradas, mas sem exposição”.

Sobre o transporte escolar, Rubens Nunes (MDB) enfatizou que as comissões permanentes da Casa devem trabalhar sobre o tema e trazer respostas aos demais vereadores. “Acredito que a comissão competente deve visitar as escolas, ouvir os alunos, ouvir os pais, e retornar com informações e propostas a essa casa”.

Rodrigo Paixão (REDE) tratou do orçamento municipal. “Ouve uma desaceleração de crescimento, mas é uma inverdade falar que nos dois últimos anos, em que tivemos muitos cortes, tais medidas foram necessárias em virtude de quedas na arrecadação. Tivemos crescimento no orçamento nos dois últimos anos, mesmo considerando a inflação. Essa atualização dos dados, por parte do Tribunal de Contas, demonstra que há uma falsa propaganda de que a cidade carece de recursos”.

Paulinho Palmeira (PV) cumprimentou todas as mulheres presentes pelo Dia Internacional da Mulher, que será comemorado nessa quinta-feira, 08 de março. “As mulheres estão dominando todos os campos atualmente, e todas merecem os parabéns”.

O presidente da Câmara, vereador Nil Ramos, anunciou o início dos estudos para criação de um Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara. “Estamos estudando para que nos próximos dias possamos apresentar um Código de Ética, para que possa ser aprovado e aplicado nessa Casa. Nele enfatizaremos os deveres dos vereadores”.

Por fim, Marcos Ferraz (PSD), também abordou a questão da educação. “As escolas têm um papel que vai além de instruir e passar conhecimento, que é o de educar os jovens no trato com a vida. Infelizmente muitos alunos não respeitam os professores, e os pais ainda passam a mão na cabeça, o que é um problema sério, pois gera pessoas que não sabem o que é respeito”.


Fonte: Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Vinhedo

 

Últimas Notícias

Presidente Nil Ramos parabeniza organização do Encontro Paulista de Autos Antigosleia mais

Nil Ramos destaca importância da atividade parlamentar na conquista de adesão da Santa Casa ao ProSUSleia mais

Geraldinho Cangussú indica pintura de novas faixas de pedestres e readequações de rampas de acessibilidadeleia mais

Presidente Nil Ramos recebe convite do Rotary Club de Vinhedo para evento de posse do Conselho Diretorleia mais

Rodrigo Paixão explica pedidos de cassação que tramitam na Câmaraleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia