Câmara Municipal de Vinhedo

Vereadores acompanham assinatura de convênio entre Município e a Associação Mata Ciliar

Solução para recolhimento de animais silvestres é resultado das economias com a revisão e redução do orçamento da Câmara Municipal

  • 180504_NR_FB_CF_PP_Mata_Ciliar_18
  • 180504_NR_FB_CF_PP_Mata_Ciliar_12
  • 180504_NR_FB_CF_PP_Mata_Ciliar

O presidente Nil Ramos (PSDB), a vereadora Flávia Bitar (PDT) e os vereadores Carlos Florentino (PV) e Paulinho Palmeira (PV) acompanharam, na última sexta-feira (4), a assinatura do convênio entre a Prefeitura de Vinhedo e a Associação Mata Ciliar (AMC), uma organização não governamental (ONG) localizada em Jundiaí, para encaminhamento de animais silvestres feridos.

Inédito em Vinhedo, o convênio permite o encaminhamento de animais silvestres feridos que forem encontrados no município. “A vereadora Flávia Bitar nos apresentou esta solução para a questão dos animais silvestres encontrados na cidade e, com a revisão que fizemos no orçamento da Câmara para 2018, conseguimos economias que, destinadas por meio de emenda impositiva, permitiram ao Executivo a realização desta importante parceria”, explica o presidente Nil Ramos.

O convênio foi assinado no gabinete do prefeito municipal, Jaime Cruz (PSDB), onde estiveram presentes o presidente da AMC, Jorge Belix; Cristina Harumi Adania, coordenadora de fauna; Mariana Gonçalves Ungaro, educadora ambiental; Luiz Henrique Aiello, engenheiro agrônomo e Samuel de Oliveira Nunes, coordenador de Comunicação da Associação Mata Ciliar.

Participaram também os secretários municipais de Governo, Edison Ruiz; de Administração, Gustavo Mattos; de Meio Ambiente e Urbanismo, Adriano Corazzari; e Alessandro Marcel Bertinato, que na ocasião respondia interinamente pela Secretaria da Saúde.

“Com este convênio, qualquer animal silvestre que estiver ferido e precisar ser monitorado será encaminhado à Associação Mata Ciliar”, comenta Flávia Bitar. O encaminhamento dos animais poderá ser feito pela Guarda Civil Municipal, por meio do Grupo de Ações Preventivas Ambientais (GAPA), Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros, mediante o acionamento de qualquer cidadão. Além disso, a Mata Ciliar também fará a instrução e treinamento de guardas municipais para lidar com esses animais durante o transporte.

“Trata-se de um serviço importante para auxiliar a Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, que muitas vezes fazem o resgate dos animais silvestres em Vinhedo e não tem estrutura para cuidar dos casos de atropelamento, caça e mesmo de animais presos”, finaliza Nil Ramos.

 

Associação Mata Ciliar

A Associação Mata Ciliar (AMC) nasceu em 1987 com a preocupação pela conservação dos cursos de água no interior do estado de São Paulo, um recurso natural que, naquela época, já sofria com a falta de planejamento do poder público e conscientização da sociedade. Para recuperação das áreas degradadas e das matas ciliares, a AMC desenvolveu um programa de produção e plantio de mudas nativas e as ações foram realizadas com as comunidades rurais.

Em 1997, a Associação Mata Ciliar iniciou os trabalhos com a fauna através do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) e com o Centro para Conservação dos Felinos Neotropicais (Centro de Felinos).

O CRAS da Mata Ciliar foi implantado na cidade de Jundiaí e tem por objetivo receber os animais, prestar atendimento veterinário e, após o processo de reabilitação, realizar a soltura destes no ambiente natural. Desde sua fundação, já recebeu mais de 18.000 animais silvestres.

A maior parte dos animais chega através da Guarda Municipal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, sendo vítimas de atropelamento, eletrocussão, queimada, caça, tráfico, entre outros acidentes em decorrência da devastação do seu habitat.

 


Fonte: Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Vinhedo | Presidente Nil Ramos (PSDB)

Últimas Notícias

Nil Ramos solicita construção de pista de skate no Parque Ecológico da Capelaleia mais

Confiabilidade de radares volta a ser questionada por Rodrigo Paixãoleia mais

Sandro Rebecca destaca importância do Setembro Amareloleia mais

Rubens Nunes propõe ações nas Represas, passarelas e Cartão Zona Azulleia mais

Geraldinho Cangussú parabeniza Educação Municipal pelo desenvolvimento comprovado no IDEBleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia