Câmara Municipal de Vinhedo

Vereadores acompanham assinatura de convênio entre Município e a Associação Mata Ciliar

Solução para recolhimento de animais silvestres é resultado das economias com a revisão e redução do orçamento da Câmara Municipal

  • 180504_NR_FB_CF_PP_Mata_Ciliar_18
  • 180504_NR_FB_CF_PP_Mata_Ciliar_12
  • 180504_NR_FB_CF_PP_Mata_Ciliar

O presidente Nil Ramos (PSDB), a vereadora Flávia Bitar (PDT) e os vereadores Carlos Florentino (PV) e Paulinho Palmeira (PV) acompanharam, na última sexta-feira (4), a assinatura do convênio entre a Prefeitura de Vinhedo e a Associação Mata Ciliar (AMC), uma organização não governamental (ONG) localizada em Jundiaí, para encaminhamento de animais silvestres feridos.

Inédito em Vinhedo, o convênio permite o encaminhamento de animais silvestres feridos que forem encontrados no município. “A vereadora Flávia Bitar nos apresentou esta solução para a questão dos animais silvestres encontrados na cidade e, com a revisão que fizemos no orçamento da Câmara para 2018, conseguimos economias que, destinadas por meio de emenda impositiva, permitiram ao Executivo a realização desta importante parceria”, explica o presidente Nil Ramos.

O convênio foi assinado no gabinete do prefeito municipal, Jaime Cruz (PSDB), onde estiveram presentes o presidente da AMC, Jorge Belix; Cristina Harumi Adania, coordenadora de fauna; Mariana Gonçalves Ungaro, educadora ambiental; Luiz Henrique Aiello, engenheiro agrônomo e Samuel de Oliveira Nunes, coordenador de Comunicação da Associação Mata Ciliar.

Participaram também os secretários municipais de Governo, Edison Ruiz; de Administração, Gustavo Mattos; de Meio Ambiente e Urbanismo, Adriano Corazzari; e Alessandro Marcel Bertinato, que na ocasião respondia interinamente pela Secretaria da Saúde.

“Com este convênio, qualquer animal silvestre que estiver ferido e precisar ser monitorado será encaminhado à Associação Mata Ciliar”, comenta Flávia Bitar. O encaminhamento dos animais poderá ser feito pela Guarda Civil Municipal, por meio do Grupo de Ações Preventivas Ambientais (GAPA), Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros, mediante o acionamento de qualquer cidadão. Além disso, a Mata Ciliar também fará a instrução e treinamento de guardas municipais para lidar com esses animais durante o transporte.

“Trata-se de um serviço importante para auxiliar a Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, que muitas vezes fazem o resgate dos animais silvestres em Vinhedo e não tem estrutura para cuidar dos casos de atropelamento, caça e mesmo de animais presos”, finaliza Nil Ramos.

 

Associação Mata Ciliar

A Associação Mata Ciliar (AMC) nasceu em 1987 com a preocupação pela conservação dos cursos de água no interior do estado de São Paulo, um recurso natural que, naquela época, já sofria com a falta de planejamento do poder público e conscientização da sociedade. Para recuperação das áreas degradadas e das matas ciliares, a AMC desenvolveu um programa de produção e plantio de mudas nativas e as ações foram realizadas com as comunidades rurais.

Em 1997, a Associação Mata Ciliar iniciou os trabalhos com a fauna através do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) e com o Centro para Conservação dos Felinos Neotropicais (Centro de Felinos).

O CRAS da Mata Ciliar foi implantado na cidade de Jundiaí e tem por objetivo receber os animais, prestar atendimento veterinário e, após o processo de reabilitação, realizar a soltura destes no ambiente natural. Desde sua fundação, já recebeu mais de 18.000 animais silvestres.

A maior parte dos animais chega através da Guarda Municipal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, sendo vítimas de atropelamento, eletrocussão, queimada, caça, tráfico, entre outros acidentes em decorrência da devastação do seu habitat.

 


Fonte: Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Vinhedo | Presidente Nil Ramos (PSDB)

Últimas Notícias

Proposituras de Rubens Nunes para melhorias em segurança no trânsito na Av. Castelo Branco são realizadasleia mais

Geraldinho Cangussú ressalta importância da Festa do Milho e diz que no futuro pode ser pensar em parcerias com entidadesleia mais

CPI da Associação Reencontro realiza 1ª oitiva de testemunhasleia mais

Votação de pareceres contrários a projetos de Lei movimenta 88ª Sessão Ordinárialeia mais

Edu Gelmi solicita projeto emergencial para resolver o problema da Rua João Edueta, importante via do municípioleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia