Câmara Municipal de Vinhedo

Site da Câmara disponibiliza recurso de acessibilidade em libras

De acordo com OMS e do IBGE, 70% dos deficientes auditivos do Brasil não são alfabetizados, e dependem exclusivamente da linguagem de sinais para se comunicar

hand_talk

 

Nessa quinta-feira, 01, a página oficial da Câmara de Vinhedo disponibilizou um novo recurso de acessibilidade, um programa de interpretação em libras, a linguagem de sinais, pelo qual os usuários podem traduzir o conteúdo do site com um simples clique.

A instalação do programa atende a apenas uma das etapas do projeto de acessibilidade da Câmara, que prevê ainda, entre outras coisas, a disponibilização de intérpretes de libras durante a transmissão das sessões.

A implantação do intérprete no site atende à Lei nº 13.146 de 2015, a Lei Brasileira de Inclusão, a qual torna obrigatória a acessibilidade total em páginas oficiais de órgãos de governo:

Art. 63.  É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.

Além do mais, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do censo do IBGE de 2010, 70% dos deficientes auditivos não são alfabetizados, tendo a linguagem de sinais como única forma de comunicação.

O Brasil tem uma população de aproximadamente 9,7 milhões de deficientes auditivos, e a população mundial ultrapassa 360 milhões.

Como utilizar

O ícone de acesso ao aplicativo fica disponível no canto direito do site, de cor azul, e basta clicar sobre a imagem de “duas mãos” para carregar o programa. Com o aplicativo aberto, clique sobre o texto que pretende traduzir e o intérprete, chamado Hugo, traduzirá em Libras.

Para voltar a navegar pelo site e acessar os links, é preciso fechar o aplicativo, clicando novamente sobre o ícone.


Fonte: Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Vinhedo

Últimas Notícias

Proposituras de Rubens Nunes para melhorias em segurança no trânsito na Av. Castelo Branco são realizadasleia mais

Geraldinho Cangussú ressalta importância da Festa do Milho e diz que no futuro pode ser pensar em parcerias com entidadesleia mais

CPI da Associação Reencontro realiza 1ª oitiva de testemunhasleia mais

Votação de pareceres contrários a projetos de Lei movimenta 88ª Sessão Ordinárialeia mais

Edu Gelmi solicita projeto emergencial para resolver o problema da Rua João Edueta, importante via do municípioleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia