Câmara Municipal de Vinhedo

Sem matéria para votação, discursos ganham destaque na 66ª Sessão Ordinária


Strict Standards: Only variables should be passed by reference in C:\Sites\Camara_Vinhedo\wp-content\themes\vinhedo\single.php on line 31

A 66ª Sessão Ordinária da Câmara, realizada nessa segunda-feira, 27, não contou com proposituras para debate e votação na Ordem do Dia. A falta de matérias fez com que quase todos os vereadores se pronunciassem na fase de explicação pessoal, apresentando trabalhos dos respectivos mandatos e discutindo os temas em destaque na cidade na última semana.

Na pauta do expediente foram apresentados dois projetos de Lei, seis requerimentos, oito moções e 19 indicações.

Todas as moções e requerimentos foram aprovados por unanimidade.

Explicação Pessoal

Abrindo a fase de explicação pessoal, o vereador Rui “Macaxeira” (PSB) comentou sobre sua visita à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), acompanhando os alunos eleitos democraticamente, pelas respectivas escolas, para participar da 1ª Sessão do Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Vinhedo, que será realizada no Teatro Municipal na próxima terça-feira, 05 de setembro.

Rubens Nunes (MDB) fez críticas à situação política da cidade, e citou o caso da Guarda Municipal. “Eu posso conversar com o Executivo quantas vezes eu entender ser necessária, porém alguns desocupados veem isso com maus olhos. Participei da polêmica reunião com a Guarda Civil Municipal, muito comentada na semana passada, e fiquei muito triste com o que vi, pois percebi que essa instituição, que sempre prestou um serviço maravilhoso em nossa cidade, está sendo politizada. Precisamos tomar muito cuidado para não deixar a instituição se politizar, pois isso destruirá a corporação. Não façam da Guarda palanque político”.

Rodrigo Paixão (REDE) comentou sobre a denúncia veiculada em rede nacional de que institutos que criam prêmios para gestores públicos e outros agentes públicos eletivos, em boa parte dos casos, não funcionam legalmente, e lembrou que um dos denunciados já premiou o próprio vereador. “Eu e Sandro Rebecca, por livre e espontânea vontade, apresentamos denúncia ao Ministério Público, relatando sobre nossa ida a evento de premiação do Instituto Tiradentes, ao ser convidado pelos mesmo, via convite encaminhado a essa Casa de Leis. Caso seja o caso, ressarciremos a Câmara pela despesa com nosso transporte até o evento”.

Melhorias para o esporte foram tratadas por Paulinho Palmeira (PV). “Estive com o Secretário de Governo para discutir a questão da pista de atletismo, que pertence a Saint Gobain. Precisamos buscar o diálogo para permitir que nossos atletas possam continuar usando o espaço. Também precisamos discutir a volta dos lanches aos atletas da rede municipal como um todo, pois isso faz diferença no desempenho, e o esporte não pode, de maneira nenhuma, ser deixado de lado em nossa cidade”.

Marcos Ferraz (PSD) comentou sobre o Desfile de Cavaleiros realizados no final de semana. “Tenho muito prazer em trabalhar pela cultura local, por nossas tradições, e o desfile de cavaleiros tem ligações com nossas raízes. Procuramos trazer manifestações para o desfile já perdidas em nosso município, como a roda de viola e apresentação de catira”.

Geraldinho Cangussú (PV) parabenizou os Supermercados Caetano pela inauguração de nova loja em Vinhedo. “Essa inauguração deve ser parabenizada, pois novos empregos foram gerados em nossa cidade, movimentando nossa economia como um todo. Além do mais, o prédio é muito bonito, o que valoriza nossa cidade”.

Novos casos de abuso de animais foram denunciados por Flávia Bitar (PDT). “Tivemos um caso de abuso nesse final de semana. Um cavalo foi recolhido e seu dono autuado com base na Lei de Maus Tratos. Dentro do município não conseguimos atuar dentro da esfera criminal, porém a GCM pode aplicar multa e ela foi aplicada, em valor superior à R$ 7 mil. É muito triste registrar mais um caso de abuso, mas ao menos já temos a primeira multa aplicada em nossa cidade, o que demonstra que nossa cidade ira sempre punir quem maltrata animais”.

Reunião com promotor do GAEMA sobre adequações ao novo Plano Diretor foi tema de Edu Gelmi (MDB). “De uma maneira geral a Câmara pode ficar mais tranquila, pois não aprovaremos o Plano Diretor Municipal antes da adaptação ao PDUI. Isso foi esclarecido na nossa reunião da semana passada. Esse tema deve ser tratado com muita calma, lembrando que essa é uma revisão do Plano Diretor original, de 2007”.

Edson PC (PDT) comentou a recente divulgação de condenação do secretário de Saúde por falsa comunicação de crime. “Já considero uma vergonha o ter como secretário após ter vazado áudio em que ofendia a mim e a outro vereador, e agora temos a divulgação dessa condenação por falsa comunicação de crime, referente a denúncia que havia sofrido ameaças em 2014, ainda como vereador, por participar da CPI da Consultoria, que investigava contratos do governo do ex-prefeito Kalu Donato. Apesar de  todas essas polêmicas o prefeito Jaime Cruz segue sem fazer nada”.

O adiamento da reunião da Comissão Processante foi explicado por Carlos Florentino (PV). “A defesa apresentada pelo prefeito era muito longa, e trata de assunto complexo, por isso fizemos uso do nosso direito de prorrogação do prazo, adiando para amanhã nossa reunião com o advogado do prefeito para tratar do prosseguimento da comissão”.

Por fim, Sandro Rebecca (PDT), enfatizou a abertura da 2ª Festa Literária de Vinhedo – FLIV. “O tema da FLIV desse ano será o trabalho de Maurício de Souza, e esse é um evento que devemos prestigiar. É importante tornar a cultura algo prático”.

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo.

Últimas Notícias

Câmara reprova parecer de inconstitucionalidade ao projeto de Lei nº 58/2018leia mais

Sandro Rebecca apresenta aplicativo Bustimeleia mais

Nil Ramos solicita ampliação do Morando Legal para outros bairros de Vinhedoleia mais

Rodrigo Paixão explica nova retirada do projeto que autoriza Prefeitura a contratar nova concessionária de transporte públicoleia mais

Geraldinho Cangussú solicita regularização de lombada e recuo da faixa de pedestresleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia