Secretário de Saúde explica a vereadores redimensionamento das farmácias municipais – Câmara Municipal de Vinhedo
Câmara Municipal de Vinhedo

Secretário de Saúde explica a vereadores redimensionamento das farmácias municipais

Equipe da secretaria foi recebida no gabinete da presidência do legislativo

 

Na manhã dessa sexta-feira, 25, o presidente da Câmara, vereador Nil Ramos (PSDB), recebeu o secretário de Saúde, Alexandre Viola, para que ele explicasse à Câmara o projeto de redimensionamento no atendimento das farmácias municipais.

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, já planejava o redimensionamento há alguns meses, que finalmente será efetivado na próxima semana. As mudanças incluem ampliação no horário de atendimento para disponibilização de itens de alto custo e também medicamentos controlados.

Também participaram da reunião os vereadores Flávia Bitar (PDT), Márcio Melle (PMN), Marcos Ferraz (PSD) e Rui “Macaxeira” (PSB); a diretora de assuntos estratégicos da Secretaria de Saúde, Érica Pin Pereira; e a diretora de assistência básica, Sebastiana Mendes.

A partir da alteração, a Prefeitura passará a contar com três grandes unidades que disponibilizarão medicamentos à população, localizadas em pontos estratégicos do município: Policlínica da Capela, UBS Planalto e Centro Médico São Matheus. Não haverá alteração na farmácia da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que continuará funcionando normalmente.

Com a mudança, que será consolidada no dia 04 de junho, a UBS Planalto oferecerá medicamentos básicos, os controlados, insulinas especiais e ainda os medicamentos especializados (Alto Custo). A Farmácia da UBS Planalto funcionará em um amplo espaço especialmente preparado, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e assistência farmacêutica das 7h30 às 11h30 e das 12h às 16h.

A Farmácia Municipal (Centro Médico do São Matheus) vai manter a oferta de medicamentos do programa socioeconômico, os medicamentos controlados e as insulinas especiais, e incorporará a distribuição que era feita na UBS Casa Verde. Assim, disponibilizará medicamentos básicos, controlados e específicos (DST/Aids, tuberculose, hanseníase, esquistossomose e o medicamento Talidomida). Nesta unidade, o atendimento é das 7h às 16h, com assistência farmacêutica das 7h30 às 11h30 e das 12h às 16h.

Enquanto que a Farmácia da Policlínica, que funciona hoje das 7h às 18h, passará a funcionar das 7h às 19h, com assistência farmacêutica em horário integral, oferecendo medicamentos básicos e medicamentos controlados e insulinas.

Antes, a distribuição de medicamentos de alto custo ocorria apenas das 7h às 13h, e agora será das 7h às 16h. No caso dos medicamentos controlados na UBS Casa Verde, que antes era das 8h30 às 12h30, a distribuição passará a ser realizada também das 7h às 16h.

Por conta da reestruturação, as farmácias da UBS Casa Verde, UBS Três Irmãos e UBS Vila João XXIII deixam de funcionar a partir da próxima terça-feira, 29. Essas unidades não disponibilizavam psicotrópicos e insulinas, fazendo com que o usuário tivesse que se deslocar para retirada desses medicamentos em outros locais.

A reorganização da Assistência Farmacêutica tem com o objetivo adequar o recurso humano (farmacêutico e técnico de farmácia) às exigências do Conselho Regional de Farmácia (CRF), melhorar o controle do armazenamento dos medicamentos, a distribuição, entre outros.

Com estas mudanças, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, ampliará o horário de atendimento nestas unidades e, ainda, manterá em tempo integral a presença do profissional farmacêutico, garantindo assim que o usuário receba todas as orientações necessárias e pertinentes à utilização segura dos medicamentos.

“A Secretaria de Saúde, de forma inteligente, encontrou uma forma de ampliar o atendimento farmacêutico à população se adequando às exigências do Conselho Regional de Farmácia. Acredito que a população vinhedense aprovará essas mudanças”, afirmou Nil Ramos.


Fonte: Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Vinhedo | Presidente Nil Ramos (PSDB)

 

Últimas Notícias

Comissão Processante notifica prefeito Jaime Cruz para que apresente defesa prévia ao procedimento de cassaçãoleia mais

Rodrigo Paixão aponta divergência no registro de propriedades rurais no municípioleia mais

Sandro Rebecca recebe homenagem e é paraninfo em formatura do CEPROVIleia mais

Geraldinho Cangussú solicita melhorias para a comunidade do Jardim Miriamleia mais

Marcos Ferraz explica seu voto em relação à Comissão Processante contra o prefeitoleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia