Câmara Municipal de Vinhedo

Sandro Rebecca reafirma sua posição contrária à redução no desconto concedido a quem paga o IPTU à vista

Vereador explicou suas razões nesta segunda-feira, quando o PLC nº1/2018 foi aprovado em segunda votação por sete votos a cinco

180423_53_Sessao_Ordinaria_80_1

O vereador Sandro Rebecca (PDT) novamente votou contrário à redução do desconto para pagamento à vista no IPTU. A confirmação do posicionamento ocorreu durante a segunda discussão e votação do PLC 1/2018, na 53ª Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira, dia 23. Em seu pronunciamento, o vereador apresentou três argumentos que justificam seu voto e afirmou que acredita em outras maneiras de melhorar a gestão sem prejudicar os vinhedenses.

“Volto a dizer: eu defenderia a redução do desconto se a Prefeitura me mostrasse o impacto orçamentário, mas não estão claros esses dados. O poder executivo enviou dois documentos com informações contraditórias (Ofício Gabinete do Prefeito 050/2018 – informa que não é preciso informar o estudo de Impacto Orçamentário, pois já foi enviado em documentos anteriores e Ofício Gabinete do Prefeito 092/2018 – que informa não existir Impacto Orçamentário (?))”, reiterou o vereador. Com a alteração aprovada na Câmara, a legislação passa a estabelecer os atuais índices de desconto como limites máximos, ficando a Prefeitura amparada a variar para menos o desconto, podendo chegar ao valor de zero desconto.

Em sua argumentação, o parlamentar apresentou pesquisa com base na realidade de cidades próximas de Vinhedo e demonstrou que há cidades com um número muito maior de habitantes para cada secretaria municipal, criando uma relação entre o tamanho da população e a estrutura da gestão pública à sua disposição. “Em situações como Campinas, em que há cerca de noventa e oito mil habitantes para cada secretário, o desconto é de 8%, enquanto em Vinhedo temos um secretário para cada quatro mil habitantes aproximadamente. Na minha opinião precisamos urgentemente diminuir o custo com a máquina administrativa e não diminuir os benefícios já concedidos ao longo dos anos”, demonstrou Sandro Rebecca.

O vereador citou também outras formas de melhorar a arrecadação, sem prejudicar os munícipes: “Louveira tem um mecanismo que concede desconto a quem investe em sustentabilidade, como telhado verde, ou reuso da água, utilização de energia solar, e outras ações modernas, podendo o desconto chegar a 45% no desconto do IPTU. Campinas concedeu um desconto extra, além de quem paga a vista, de mais 1%, para quem desejar não emitir os boletos do e-mail e digitalizá-los, totalizando 8% de desconto para o cidadão. Será que em Vinhedo não temos capacidade de criar alternativas e aumentar a arrecadação, sem prejudicar o povo?”, questionou Sandro Rebecca.

Para o vereador, há outras formas de melhorar a gestão, destacando-se as formas de redução dos custos. “Há formas de diminuir custos, como cortar o excesso de secretarias. Isso automaticamente diminui diretores, gerentes e outros cargos que, infelizmente não agregam valor ou benefícios para a cidade”, comenta. Para Sandro Rebecca, a Prefeitura de Vinhedo tem utilizado o dinheiro de maneira equivocada: “muitos remédios faltando, exames com filas a perder de vista, falta de uniforme e mais de 54% do orçamento comprometido com folha de pagamento. Eu não acredito que retirar o desconto de quem paga à vista e consequentemente aumentar esse valor pago, seja o caminho correto de gestão moderna”, lamenta.

Sandro Rebecca encerrou seu pronunciamento afirmando seu respeito pela Democracia e reiterando que considera fundamental a eficiência no serviço público, o fim do excesso de secretarias e a busca por outras maneiras de melhorar a gestão sem prejudicar os vinhedenses.

 

 


Fonte: Gabinete do vereador Sandro Rebecca (PDT)

Últimas Notícias

Proposituras de Rubens Nunes para melhorias em segurança no trânsito na Av. Castelo Branco são realizadasleia mais

Geraldinho Cangussú ressalta importância da Festa do Milho e diz que no futuro pode ser pensar em parcerias com entidadesleia mais

CPI da Associação Reencontro realiza 1ª oitiva de testemunhasleia mais

Votação de pareceres contrários a projetos de Lei movimenta 88ª Sessão Ordinárialeia mais

Edu Gelmi solicita projeto emergencial para resolver o problema da Rua João Edueta, importante via do municípioleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia