Câmara Municipal de Vinhedo

Sandro Rebecca propõe instalação de parques adaptados para crianças com deficiência na cidade

Após aprovação federal, Vinhedo pode e deve pensar neste assunto

Durante a 47ª Sessão Ordinária, realizada nessa segunda-feira, 12, o vereador Sandro Rebecca (PDT) propôs à Prefeitura de Vinhedo a instalação de parquinhos adaptados para crianças com deficiência. O parlamentar citou a aprovação, em Campinas, para implantação dos parques adaptados naquela cidade.

“Em Campinas foi aprovada a instalação do 1º parque adaptado para crianças com deficiência, resultado de uma parceria com o LIA (Lazer, Inclusão e Acessibilidade). Em uma legislatura passada a vereadora Ana Genezini (MDB) já apresentou projeto semelhante nessa Casa, mas infelizmente não foi aprovado e agora pretendo ajudá-la nessa causa”, explicou.

De acordo com a lei de nº 13.443/17, todos os parquinhos públicos deverão ter, no mínimo, 5% de seus brinquedos adaptados. A norma é originária do projeto de lei do Senado (PLS) 219/2014. Ele foi aprovado na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) em 9 de setembro de 2015.

Representantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência já estiveram, em 2016, junto ao prefeito Jaime Cruz, para buscar verbas para construção de parques adaptados em Vinhedo, porém a iniciativa não teve continuidade.

“Cada parque adaptado custará de R$ 9 mil à R$ 12 mil reais, em média, porém é uma ferramenta de extrema importância para as crianças com deficiência, pois permite que tenham a oportunidade de brincar de forma segura e ampliar suas experiências motoras, cognitivas e sensoriais, além de promover a inclusão social”, enfatizou.

 


Fonte: Gabinete do vereador Sandro Rebecca (PDT)

Últimas Notícias

Nil Ramos solicita construção de pista de skate no Parque Ecológico da Capelaleia mais

Confiabilidade de radares volta a ser questionada por Rodrigo Paixãoleia mais

Sandro Rebecca destaca importância do Setembro Amareloleia mais

Rubens Nunes propõe ações nas Represas, passarelas e Cartão Zona Azulleia mais

Geraldinho Cangussú parabeniza Educação Municipal pelo desenvolvimento comprovado no IDEBleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia