Câmara Municipal de Vinhedo

Sandro Rebecca propõe debate mais amplo sobre creches municipais

A situação das creches municipais voltou a ser tema de Sandro Rebecca (PDT) durante a 48ª Sessão Ordinária, realizada nessa segunda-feira, 19. O parlamentar propôs um debate amplo sobre as creches, que vá além da preocupação exclusiva em ampliação de vagas para atender as filas de espera.

“Eu sugiro que refaçamos o nosso modelo de acolhida nas creches, promovendo a participação das famílias. Não podemos analisar a questão creche apenas na existência ou carência de vagas, precisamos discutir uma definição pedagógica, universalizar a questão da educação infantil, cumprir a meta do Plano Nacional de Educação (era de 100% das crianças de 4 a 5 anos nas creches em 2016), buscar a valorização dos profissionais envolvidos com as crianças etc”, explicou.

O parlamentar ainda divulgou análise do IBGE que aponta que ocupação em creches afeta a ocupação das mães. “De acordo com o estudo, das mulheres com filhos até três anos em creches, 64% tinham emprego. Enquanto dentre as mães com filhos na mesma idade sem creches, apenas 41% trabalhava. Nos casos suspeitos em que mães apenas ‘abandonam’ os filhos nas creches, a assistente social e o Conselho Tutelar devem investigar. Acredito que são casos isolados, e essa má conduta, não pode ser motivo que prejudique as outras mães. O poder executivo, o prefeito, é responsável direto e deve oferecer a quantidade de vagas nas creches para às famílias, a fim de que as mães possam exercer um papel destacado no mercado de trabalho e quando estiverem com os filhos, dar atenção exclusiva na educação dos mesmos. Em outras palavras: as opiniões devem ser sempre expressadas democraticamente, mas não há possibilidade de ignorar a lei (Lei 13306/16 | Lei nº 13.306, de 4 de julho de 2016) ”.


Fonte: Gabinete do vereador Sandro Rebecca (PDT)

Últimas Notícias

Nil Ramos sugere instalação de poço semi-artesiano para reforçar abastecimento de água na Capelaleia mais

Comissão Processante que analisa denúncia contra o prefeito realizará oitiva de testemunhas nessa sexta-feira, 14leia mais

CPI da “massa asfáltica” realizará primeiras oitivas na próxima segunda-feira, dia 17leia mais

Paulinho Palmeira propõe melhor aproveitamento para as salas da rodoviárialeia mais

Rodrigo Paixão critica descaso da Controladoria com a Câmara Municipalleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia