Câmara Municipal de Vinhedo

Sandro Rebecca propõe debate mais amplo sobre creches municipais

A situação das creches municipais voltou a ser tema de Sandro Rebecca (PDT) durante a 48ª Sessão Ordinária, realizada nessa segunda-feira, 19. O parlamentar propôs um debate amplo sobre as creches, que vá além da preocupação exclusiva em ampliação de vagas para atender as filas de espera.

“Eu sugiro que refaçamos o nosso modelo de acolhida nas creches, promovendo a participação das famílias. Não podemos analisar a questão creche apenas na existência ou carência de vagas, precisamos discutir uma definição pedagógica, universalizar a questão da educação infantil, cumprir a meta do Plano Nacional de Educação (era de 100% das crianças de 4 a 5 anos nas creches em 2016), buscar a valorização dos profissionais envolvidos com as crianças etc”, explicou.

O parlamentar ainda divulgou análise do IBGE que aponta que ocupação em creches afeta a ocupação das mães. “De acordo com o estudo, das mulheres com filhos até três anos em creches, 64% tinham emprego. Enquanto dentre as mães com filhos na mesma idade sem creches, apenas 41% trabalhava. Nos casos suspeitos em que mães apenas ‘abandonam’ os filhos nas creches, a assistente social e o Conselho Tutelar devem investigar. Acredito que são casos isolados, e essa má conduta, não pode ser motivo que prejudique as outras mães. O poder executivo, o prefeito, é responsável direto e deve oferecer a quantidade de vagas nas creches para às famílias, a fim de que as mães possam exercer um papel destacado no mercado de trabalho e quando estiverem com os filhos, dar atenção exclusiva na educação dos mesmos. Em outras palavras: as opiniões devem ser sempre expressadas democraticamente, mas não há possibilidade de ignorar a lei (Lei 13306/16 | Lei nº 13.306, de 4 de julho de 2016) ”.


Fonte: Gabinete do vereador Sandro Rebecca (PDT)

Últimas Notícias

Presidente Nil Ramos parabeniza organização do Encontro Paulista de Autos Antigosleia mais

Nil Ramos destaca importância da atividade parlamentar na conquista de adesão da Santa Casa ao ProSUSleia mais

Geraldinho Cangussú indica pintura de novas faixas de pedestres e readequações de rampas de acessibilidadeleia mais

Presidente Nil Ramos recebe convite do Rotary Club de Vinhedo para evento de posse do Conselho Diretorleia mais

Rodrigo Paixão explica pedidos de cassação que tramitam na Câmaraleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia