Câmara Municipal de Vinhedo

Sandro Rebecca destaca assuntos debatidos na audiência pública da Educação

Encontro foi realizado no CEPROVI, para discutir principalmente a lista de espera por vagas em creches

Boa parte do discurso de Sandro Rebecca (PDT) na 50ª Sessão Ordinária foi dedicado a tratar da audiência pública da Secretaria de Educação, realizada no CEPROVI na semana passada, que teve como um dos principais temas a lista de espera por vagas nas creches da rede municipal de ensino.

“As duas propostas principais da Secretaria de Educação são a alteração de férias dos auxiliares, para que possam acompanhar as férias das escolas (janeiro e julho), e uma alteração do período integral de atendimento em creche para o período parcial, em uma escola piloto.  Assuntos importantes e que devem ser debatidos, ainda mais quando a segunda proposta é contrária a uma das metas do Plano Municipal de Educação, sancionado pelo próprio prefeito Jaime Cruz, ainda em 2015”, apontou Rebecca.

O Plano Municipal de Educação prevê como 1ª meta o oferecimento de educação em tempo integral nas unidades escolares em, no mínimo, 75% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 50% dos alunos da educação básica.

Como pontos positivos da audiência, o parlamentar destaca a clareza na apresentação quanto à situação das creches e a realização de novos encontros nas unidades educacionais, para debater com os pais as propostas.

Quanto aos pontos negativos, Sandro Rebecca aponta:

– a falta de maior participação dos pais durante a fala da comunidade (foram permitidos apenas 10 participações com inscrições prévias na Secretaria da Educação e os participantes tinham total vínculo empregatício com a prefeitura);

– a falta de diálogo com os pais sobre a disponibilidade de férias em janeiro e julho (é necessária uma amostragem estatística maior para verificar possíveis dificuldades logísticas dos pais que trabalham);

– a proposta da Prefeitura em oferecer atendimento em creche em período parcial em unidade piloto (não deve ser uma regra, apenas uma opção, garantindo aos pais a decisão do que é interesse das famílias vinhedenses, cumprindo a legislação.

O vereador propôs à Secretaria de Educação:

– abertura para maior participação dos pais na discussão das propostas nos próximos encontros;

– fugir do conceito equivocado de que pais que defendem ensino em período integral não querem estar com seus filhos;

– incluir a questão da inclusão de pessoas com deficiência nos próximos debates pedagógicos;

– cumprir o Plano Municipal de Educação;

– a abertura de um plebiscito municipal ou criação de Lei de iniciativa popular para tratar de qualquer reforma na educação da maneira mais democrática possível.

 


Fonte: Gabinete do vereador Sandro Rebecca (PDT)

 

Enviar comentário

Últimas Notícias

Sandro Rebecca vota contra redução no desconto do IPTU à vista e expõe suas razões na 52ª Sessão Ordinárialeia mais

Câmara aprova em 1ª votação projeto que prevê alteração no desconto ao pagamento de IPTU à vistaleia mais

Rodrigo Paixão esclarece dúvidas sobre o Cartão Reformaleia mais

Márcio Melle propõe criação de via pública na Nova Vinhedo para melhorar fluxo de veículosleia mais

Presidente Nil Ramos e Flávia Bitar participam de 2ª Sessão Ordinária do Parlamento Metropolitano da RMC em 2018leia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia