Câmara Municipal de Vinhedo

Sandro Rebecca apresenta gráficos sobre a segurança na cidade e propõe melhorias

Parlamentar propôs trabalho conjunto entre Secretaria de Serviços e de Meio Ambiente

A fim de melhorar a segurança pública da cidade, o vereador Sandro Rebecca (PDT) apresentou uma série de gráficos, durante a 65ª Sessão Ordinária, com levantamentos relacionados ao tema na cidade. O parlamentar utilizou os dados para propor melhorias à administração municipal

O único índice negativo de segurança que teve aumento de 2001 para cá foi o de roubo, que quase dobrou. Em 2001 foram registrados 87 roubos na cidade e, em 2018, até junho 156 roubos já foram registrados. Em compensação, o número de furtos quase caiu pela metade, diminuindo de 603 casos em 2001 para 358 em 2018.

Os furtos e roubos de veículos também tiveram queda. O ano com mais ocorrência foi 2011, com 203 registros, e 2018, até junho, registrou apenas 51 casos. Já os registros de homicídios dolosos não seguem uma tendência, e variam muito conforme o ano. Em 2018 não foram registrados casos e, de 2011 para cá, o ano com mais ocorrências foi 2005, com 8.

Sandro Rebecca ainda fez um comparativo de Vinhedo com a média paulista, que demonstra uma tendência positiva, embora não ideal. “Pude confirmar com esse comparativo que a segurança em Vinhedo apresenta uma tendência positiva, mas que sabemos está longe do ideal. O ideal é que estejamos permanentemente diminuindo o número de registros”.

O parlamentar ressaltou que o serviço de segurança deve ser melhor distribuído entre Polícia Civil, Militar e Guarda Civil Municipal, assim como a população contribuir com a prevenção e denúncias. “É preciso enfrentar o problema. Não dá para concordar com a falta de policiais militares e equipamentos em nossa cidade, é preciso cobrar do governo do Estado”.

Por fim, Sandro Rebecca apresentou sugestões, com base em levantamento da USP, como a elaboração de um Plano Municipal de Segurança, com projetos encaminhados ao Estado e Ministério Público, a fim de obter verbas; instalar câmeras monitoradas e adotar um plano estratégico de iluminação; desenvolver programas para melhorar a segurança nas escolas; solicitar aumento efetivo da Polícia Civil e Militar; entre outros.

 

 


Fonte: Gabinete do vereador Sandro Rebecca (PDT)

 

 

 

Últimas Notícias

Câmara reprova parecer de inconstitucionalidade ao projeto de Lei nº 58/2018leia mais

Sandro Rebecca apresenta aplicativo Bustimeleia mais

Nil Ramos solicita ampliação do Morando Legal para outros bairros de Vinhedoleia mais

Rodrigo Paixão explica nova retirada do projeto que autoriza Prefeitura a contratar nova concessionária de transporte públicoleia mais

Geraldinho Cangussú solicita regularização de lombada e recuo da faixa de pedestresleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia