Câmara Municipal de Vinhedo

Sandro Rebecca apresenta gráficos sobre a segurança na cidade e propõe melhorias

Parlamentar propôs trabalho conjunto entre Secretaria de Serviços e de Meio Ambiente

A fim de melhorar a segurança pública da cidade, o vereador Sandro Rebecca (PDT) apresentou uma série de gráficos, durante a 65ª Sessão Ordinária, com levantamentos relacionados ao tema na cidade. O parlamentar utilizou os dados para propor melhorias à administração municipal

O único índice negativo de segurança que teve aumento de 2001 para cá foi o de roubo, que quase dobrou. Em 2001 foram registrados 87 roubos na cidade e, em 2018, até junho 156 roubos já foram registrados. Em compensação, o número de furtos quase caiu pela metade, diminuindo de 603 casos em 2001 para 358 em 2018.

Os furtos e roubos de veículos também tiveram queda. O ano com mais ocorrência foi 2011, com 203 registros, e 2018, até junho, registrou apenas 51 casos. Já os registros de homicídios dolosos não seguem uma tendência, e variam muito conforme o ano. Em 2018 não foram registrados casos e, de 2011 para cá, o ano com mais ocorrências foi 2005, com 8.

Sandro Rebecca ainda fez um comparativo de Vinhedo com a média paulista, que demonstra uma tendência positiva, embora não ideal. “Pude confirmar com esse comparativo que a segurança em Vinhedo apresenta uma tendência positiva, mas que sabemos está longe do ideal. O ideal é que estejamos permanentemente diminuindo o número de registros”.

O parlamentar ressaltou que o serviço de segurança deve ser melhor distribuído entre Polícia Civil, Militar e Guarda Civil Municipal, assim como a população contribuir com a prevenção e denúncias. “É preciso enfrentar o problema. Não dá para concordar com a falta de policiais militares e equipamentos em nossa cidade, é preciso cobrar do governo do Estado”.

Por fim, Sandro Rebecca apresentou sugestões, com base em levantamento da USP, como a elaboração de um Plano Municipal de Segurança, com projetos encaminhados ao Estado e Ministério Público, a fim de obter verbas; instalar câmeras monitoradas e adotar um plano estratégico de iluminação; desenvolver programas para melhorar a segurança nas escolas; solicitar aumento efetivo da Polícia Civil e Militar; entre outros.

 

 


Fonte: Gabinete do vereador Sandro Rebecca (PDT)

 

 

 

Últimas Notícias

Presidente Edu Gelmi e vereadores recebem visita da Rainha e Princesas da Festa da Uva e do Vinho de Vinhedoleia mais

Com Edu Gelmi na presidência, nova mesa diretora da Câmara chefiará os trabalhos do Legislativo no biênio 2019/2020leia mais

Legislativo mantém serviços à população durante o período de recessoleia mais

Nil Ramos apresenta resultados do exercício 2018: mais de R$ 3 milhões em economia destinada ao Executivoleia mais

Secretário de Saúde presta contas a presidente da Câmara referente à aplicação de emenda impositiva à LOA 2018leia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia