Câmara Municipal de Vinhedo

Rodrigo Paixão aponta divergência no registro de propriedades rurais no município

Número de propriedades rurais existentes em Vinhedo varia de acordo com órgão que fez o levantamento

Ao tratar sobre o desenvolvimento do novo Plano Diretor da cidade, durante a 63ª Sessão Ordinária, realizada nessa segunda-feira, 06, o vereador Rodrigo Paixão (REDE) apontou divergências no número de propriedades rurais existentes na cidade. O número varia de acordo com o órgão ou ente que fez o levantamento, o que pode gerar uma série de prejuízos ao município, como o adequado recebimento da parte que lhe cabe do Imposto Territorial Rural (ITR).

“Segundo o IBGE temos 85 áreas rurais no município de Vinhedo; o Levantamento de Unidades de Produção Agropecuária (LUPA), elaborado pela Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, aponta a existência de 156 propriedades rurais; o Cadastro Ambiental Rual (CAR), do Ministério do Meio Ambiente, registra 213 propriedades rurais vinhedenses; o Cadastro de Imóveis Rurais (CAFIR), da Receita Federal, que registra os imóveis rurais e seus respectivos titulares em todo o país, a fim de definir os sujeitos passivos do ITR, indica 430 propriedades rurais em Vinhedo; e, por fim, a Prefeitura nos dá o montante de 505 propriedades rurais. É um absurdo. Cada órgão apresenta números totalmente distintos”, demonstrou Rodrigo Paixão.

Recentemente o parlamentar havia proposto que o município trouxesse para si a responsabilidade pelo recolhimento do ITR, a fim de poder usufruir de toda arrecadação do imposto, que é de competência da União, e agora enfatiza que a medida também contribuiria para o adequado registro das propriedades rurais na cidade.

“Precisamos definir quais áreas são ou não rurais, assim como as áreas de proteção ambiental, uma vez que estamos discutindo a elaboração do novo Plano Diretor. Dou publicidade a esses números contrastantes para que medidas sejam tomadas a fim de regularizar essa situação”, concluiu


Fonte: Gabinete do Vereador Rodrigo Paixão (REDE)

Últimas Notícias

Câmara reprova parecer de inconstitucionalidade ao projeto de Lei nº 58/2018leia mais

Sandro Rebecca apresenta aplicativo Bustimeleia mais

Nil Ramos solicita ampliação do Morando Legal para outros bairros de Vinhedoleia mais

Rodrigo Paixão explica nova retirada do projeto que autoriza Prefeitura a contratar nova concessionária de transporte públicoleia mais

Geraldinho Cangussú solicita regularização de lombada e recuo da faixa de pedestresleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia