Câmara Municipal de Vinhedo

Proposto por Nil Ramos, Prefeitura assina convênio para a implantação de unidade do INSS Digital em Vinhedo

Serviços do órgão serão oferecidos no SIM 

Na manhã desta quinta-feira, 22, o presidente da Câmara, vereador Nil Ramos (PSDB), acompanhou a assinatura de convênio entre Prefeitura e INSS para instalação na cidade de um pólo do INSS Digital, facilitando de forma significativa a vida dos moradores que utilizam os serviços do órgão. O convênio foi assinado pelo superintendente regional do INSS, José Carlos Oliveira e pelo prefeito Jaime Cruz.

Também participaram do evento o secretário de Governo, Edison Ruiz; a gerente executiva do INSS Jundiaí, Valéria Nicolassa Serbino das Neves; a chefe do Atendimento do INSS Jundiaí, Aline Jasevicius Anaruma; e a técnica de Atendimento do INSS Jundiaí, Priscila de Souza Ferreira.

O superintendente regional do INSS, José Carlos Oliveira, salientou que, por toda a condição que oferece, Vinhedo não poderia ficar de fora desse projeto.

Com esse convênio, o pólo de Vinhedo será o 1º INSS Digital da Regional Jundiaí, da qual o município faz parte. O serviço funcionará na Central SIM Vinhedo, na Monteiro de Barros, próximo ao Teatro Municipal.

A partir da implantação do INSS Digital, a Prefeitura poderá recepcionar os documentos e enviar virtualmente para o INSS. Na prática, o cidadão dará entrada em determinada solicitação por meio da Central SIM, que enviará os documentos digitalizados ao INSS. Se tudo estiver correto, a solicitação é liberada. Se houver necessidade de acerto ou de mais documentos, o solicitante retorna à Central SIM para o complemento, que remete os dados novamente ao INSS.

Com o INSS Digital em Vinhedo, solicitações como pedido de aposentadoria, pensão pós-morte, salário maternidade, revisão de benefícios, certidões, e mais uma variedade de serviços, poderão ser realizadas na cidade, exceto casos que demandem perícia médica.

Os próximos passos para efetivação do serviço serão a instalação do sistema do INSS nos computadores da Prefeitura e a capacitação dos servidores públicos municipais que farão o atendimento.

“Ser a primeira cidade da regional de Jundiaí a receber o INSS Digital é muito gratificante. Agora a população vinhedense terá acesso pelo SIM a quase todos os serviços oferecidos pelo INSS, o que representa grande inovação e vai ao encontro da proposta de Vinhedo em se tornar uma cidade 100% digital”, destacou Nil Ramos.

A volta do atendimento do INSS em Vinhedo

Com a interrupção do atendimento do INSS em Vinhedo por meio do PrevCidade, ainda no primeiro semestre de 2016, após decisão do Governo Federal em respeito à norma técnica no Ministério do Planejamento que apenas autoriza o funcionamento de PrevCidade com servidores federais, Nil Ramos, já vereador, iniciou a busca pelo retorno do atendimento em Vinhedo, em apoio à Prefeitura.

Em maio de 2017, já como presidente da Câmara, Nil Ramos se reuniu com a gerente executiva do INSS Jundiaí, Valéria Nicolassa Serbino das Neves, ocasião em que surgiu a ideia de utilizar o formato “Meu INSS” para o atendimento na cidade e em que lhe foi apresentado o piloto do sistema INSS Digital.

Ainda no mesmo mês o parlamentar visitou a Superintendência Regional do INSS em São Paulo, localizada no viaduto Santa Ifigênia, acompanhado do secretário de Governo da Prefeitura de Vinhedo, Edison Ruiz, para se encontrar com o superintendente regional do INSS em São Paulo, José Carlos Oliveira, e dar continuidade ao trabalho para retomar o atendimento do INSS aos munícipes de Vinhedo.

Em junho, em atendimento a convite de Nil Ramos e do prefeito Jaime Cruz, José Carlos Oliveira visitou a central de atendimento SIM Vinhedo Digital para conhecer o sistema de atendimento integrado oferecido pela prefeitura de Vinhedo e estudar a viabilidade de implantação dos serviços do INSS no sistema municipal, agora oficial.

 


Fonte: Gabinetes da presidência | Vereador Nil Ramos (PSDB)

Enviar comentário

Últimas Notícias

Sandro Rebecca vota contra redução no desconto do IPTU à vista e expõe suas razões na 52ª Sessão Ordinárialeia mais

Câmara aprova em 1ª votação projeto que prevê alteração no desconto ao pagamento de IPTU à vistaleia mais

Rodrigo Paixão esclarece dúvidas sobre o Cartão Reformaleia mais

Márcio Melle propõe criação de via pública na Nova Vinhedo para melhorar fluxo de veículosleia mais

Presidente Nil Ramos e Flávia Bitar participam de 2ª Sessão Ordinária do Parlamento Metropolitano da RMC em 2018leia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia