Câmara Municipal de Vinhedo

Proposto por Nil Ramos, Prefeitura assina convênio para a implantação de unidade do INSS Digital em Vinhedo

Serviços do órgão serão oferecidos no SIM 

Na manhã desta quinta-feira, 22, o presidente da Câmara, vereador Nil Ramos (PSDB), acompanhou a assinatura de convênio entre Prefeitura e INSS para instalação na cidade de um pólo do INSS Digital, facilitando de forma significativa a vida dos moradores que utilizam os serviços do órgão. O convênio foi assinado pelo superintendente regional do INSS, José Carlos Oliveira e pelo prefeito Jaime Cruz.

Também participaram do evento o secretário de Governo, Edison Ruiz; a gerente executiva do INSS Jundiaí, Valéria Nicolassa Serbino das Neves; a chefe do Atendimento do INSS Jundiaí, Aline Jasevicius Anaruma; e a técnica de Atendimento do INSS Jundiaí, Priscila de Souza Ferreira.

O superintendente regional do INSS, José Carlos Oliveira, salientou que, por toda a condição que oferece, Vinhedo não poderia ficar de fora desse projeto.

Com esse convênio, o pólo de Vinhedo será o 1º INSS Digital da Regional Jundiaí, da qual o município faz parte. O serviço funcionará na Central SIM Vinhedo, na Monteiro de Barros, próximo ao Teatro Municipal.

A partir da implantação do INSS Digital, a Prefeitura poderá recepcionar os documentos e enviar virtualmente para o INSS. Na prática, o cidadão dará entrada em determinada solicitação por meio da Central SIM, que enviará os documentos digitalizados ao INSS. Se tudo estiver correto, a solicitação é liberada. Se houver necessidade de acerto ou de mais documentos, o solicitante retorna à Central SIM para o complemento, que remete os dados novamente ao INSS.

Com o INSS Digital em Vinhedo, solicitações como pedido de aposentadoria, pensão pós-morte, salário maternidade, revisão de benefícios, certidões, e mais uma variedade de serviços, poderão ser realizadas na cidade, exceto casos que demandem perícia médica.

Os próximos passos para efetivação do serviço serão a instalação do sistema do INSS nos computadores da Prefeitura e a capacitação dos servidores públicos municipais que farão o atendimento.

“Ser a primeira cidade da regional de Jundiaí a receber o INSS Digital é muito gratificante. Agora a população vinhedense terá acesso pelo SIM a quase todos os serviços oferecidos pelo INSS, o que representa grande inovação e vai ao encontro da proposta de Vinhedo em se tornar uma cidade 100% digital”, destacou Nil Ramos.

A volta do atendimento do INSS em Vinhedo

Com a interrupção do atendimento do INSS em Vinhedo por meio do PrevCidade, ainda no primeiro semestre de 2016, após decisão do Governo Federal em respeito à norma técnica no Ministério do Planejamento que apenas autoriza o funcionamento de PrevCidade com servidores federais, Nil Ramos, já vereador, iniciou a busca pelo retorno do atendimento em Vinhedo, em apoio à Prefeitura.

Em maio de 2017, já como presidente da Câmara, Nil Ramos se reuniu com a gerente executiva do INSS Jundiaí, Valéria Nicolassa Serbino das Neves, ocasião em que surgiu a ideia de utilizar o formato “Meu INSS” para o atendimento na cidade e em que lhe foi apresentado o piloto do sistema INSS Digital.

Ainda no mesmo mês o parlamentar visitou a Superintendência Regional do INSS em São Paulo, localizada no viaduto Santa Ifigênia, acompanhado do secretário de Governo da Prefeitura de Vinhedo, Edison Ruiz, para se encontrar com o superintendente regional do INSS em São Paulo, José Carlos Oliveira, e dar continuidade ao trabalho para retomar o atendimento do INSS aos munícipes de Vinhedo.

Em junho, em atendimento a convite de Nil Ramos e do prefeito Jaime Cruz, José Carlos Oliveira visitou a central de atendimento SIM Vinhedo Digital para conhecer o sistema de atendimento integrado oferecido pela prefeitura de Vinhedo e estudar a viabilidade de implantação dos serviços do INSS no sistema municipal, agora oficial.

 


Fonte: Gabinetes da presidência | Vereador Nil Ramos (PSDB)

Últimas Notícias

Presidente Nil Ramos parabeniza organização do Encontro Paulista de Autos Antigosleia mais

Nil Ramos destaca importância da atividade parlamentar na conquista de adesão da Santa Casa ao ProSUSleia mais

Geraldinho Cangussú indica pintura de novas faixas de pedestres e readequações de rampas de acessibilidadeleia mais

Presidente Nil Ramos recebe convite do Rotary Club de Vinhedo para evento de posse do Conselho Diretorleia mais

Rodrigo Paixão explica pedidos de cassação que tramitam na Câmaraleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia