Câmara Municipal de Vinhedo

Paulinho Palmeira acompanha serviços de limpeza na área da Estação Ferroviária de Vinhedo

Parlamentar parabeniza trabalho realizado, mas reitera necessidade revitalização do local

  • 180711_PP_Estacao_Ferroviaria (1)
  • 180711_PP_Estacao_Ferroviaria (2)
  • 180711_PP_Estacao_Ferroviaria (3)

Esta semana, o vereador Paulinho Palmeira (PV) acompanhou o trabalho de limpeza no entorno da Estação Ferroviária, patrimônio histórico do município. Acompanhado pelo secretário municipal de Serviços, Márcio Melle, o parlamentar fiscalizou os trabalhos reiterou a necessidade de investimento na manutenção e revitalização da estação, situada na região central da cidade.

“É muito importante o trabalho de limpeza realizado pela Prefeitura, por meio da equipe da SERM”, elogia Paulinho Palmeira.

Durante a vistoria ao local, o vereador reiterou a necessidade de buscar alternativas e parcerias para o restauro e revitalização da área. “Precisamos analisar as realizações feitas em outros municípios, as parcerias que viabilizaram economicamente o restauro do patrimônio e as iniciativas de sucesso com revitalização”, sugere Paulinho Palmeira.

O vereador solicitou melhorias na Estação Ferroviárias em diversas oportunidades, registrando inclusive Indicações e Reiterações, conforme registros na Câmara Municipal anotados sob números 115/2015 e 929/2017.

“Hoje acompanhamos um importante trabalho de manutenção do local, realizado com recursos próprios do Executivo e devemos dar valor a esta ação”, finaliza o vereador Paulinho Palmeira.

 

Patrimônio histórico tombado

Construída em 1900 e desativada na década de 70, a Estação Ferroviária de Vinhedo é importante patrimônio históricos do município.

Conforme consta no processo de tombamento junto ao CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, o conjunto da Estação Ferroviária de Vinhedo insere-se no primeiro trecho construído pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro, à qual se atribui o pioneirismo na eletrificação ferroviária brasileira.

A ferrovia impulsionou o desenvolvimento econômico no findar do século XIX na região a noroeste de Jundiaí e Campinas, consolidando ou formando importantes pólos urbanos regionais.

 


Fonte: Gabinete do vereador Paulinho Palmeira (PV)

Últimas Notícias

Representante dos Auxiliares de Educação usa Tribuna Livre para reforçar pedido de inclusão da categoria no Plano de Cargos e Carreira do Magistérioleia mais

Câmara de Vinhedo investe em segurança no trabalholeia mais

Ana Genezini entrega Moção de Aplausos à equipe de futebol ABC Vinhedoleia mais

Câmara sedia 3ª Reunião e Assembleia Geral do Parlamento Metropolitano da RMCleia mais

Sandro Rebecca propõe estudos para melhoras na inclusão do jovem no mercado de trabalholeia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia