Câmara Municipal de Vinhedo

Paulinho Palmeira acompanha serviços de limpeza na área da Estação Ferroviária de Vinhedo

Parlamentar parabeniza trabalho realizado, mas reitera necessidade revitalização do local

  • 180711_PP_Estacao_Ferroviaria (1)
  • 180711_PP_Estacao_Ferroviaria (2)
  • 180711_PP_Estacao_Ferroviaria (3)

Esta semana, o vereador Paulinho Palmeira (PV) acompanhou o trabalho de limpeza no entorno da Estação Ferroviária, patrimônio histórico do município. Acompanhado pelo secretário municipal de Serviços, Márcio Melle, o parlamentar fiscalizou os trabalhos reiterou a necessidade de investimento na manutenção e revitalização da estação, situada na região central da cidade.

“É muito importante o trabalho de limpeza realizado pela Prefeitura, por meio da equipe da SERM”, elogia Paulinho Palmeira.

Durante a vistoria ao local, o vereador reiterou a necessidade de buscar alternativas e parcerias para o restauro e revitalização da área. “Precisamos analisar as realizações feitas em outros municípios, as parcerias que viabilizaram economicamente o restauro do patrimônio e as iniciativas de sucesso com revitalização”, sugere Paulinho Palmeira.

O vereador solicitou melhorias na Estação Ferroviárias em diversas oportunidades, registrando inclusive Indicações e Reiterações, conforme registros na Câmara Municipal anotados sob números 115/2015 e 929/2017.

“Hoje acompanhamos um importante trabalho de manutenção do local, realizado com recursos próprios do Executivo e devemos dar valor a esta ação”, finaliza o vereador Paulinho Palmeira.

 

Patrimônio histórico tombado

Construída em 1900 e desativada na década de 70, a Estação Ferroviária de Vinhedo é importante patrimônio históricos do município.

Conforme consta no processo de tombamento junto ao CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, o conjunto da Estação Ferroviária de Vinhedo insere-se no primeiro trecho construído pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro, à qual se atribui o pioneirismo na eletrificação ferroviária brasileira.

A ferrovia impulsionou o desenvolvimento econômico no findar do século XIX na região a noroeste de Jundiaí e Campinas, consolidando ou formando importantes pólos urbanos regionais.

 


Fonte: Gabinete do vereador Paulinho Palmeira (PV)

Últimas Notícias

Câmara aprova projeto que prevê substituição de materiais plásticos descartáveis por biodegradáveis no âmbito da administração municipalleia mais

Vereador Rui Macaxeira confere entrega de títulos de propriedade às famílias do CDHUleia mais

CPI da “massa asfáltica” protocola ofício na Prefeitura concedendo novo prazo para envio de documentação pendenteleia mais

Nil Ramos solicita construção de pista de skate no Parque Ecológico da Capelaleia mais

Confiabilidade de radares volta a ser questionada por Rodrigo Paixãoleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia