Câmara Municipal de Vinhedo

Nil Ramos propõe incentivo para captação e reuso de água por meio do “IPTU Verde”

Presidente da Câmara propõe, ainda, a instalação de cisternas em todos os prédios públicos

O presidente da Câmara de Vinhedo, vereador Nil Ramos (PSDB) propôs a criação do IPTU Verde, um inventivo aos munícipes para implantação de sistemas eco suficientes com captação e reuso de água. Entre as sugestões para aproveitamento dos recursos naturais, o parlamentar também sugere a instalação de cisternas em todos os prédios públicos.

“Na Câmara, temos um sistema de reuso da água composto por dois reservatórios que, juntos, permitem o armazenamento de 25 mil litros de água, incluindo água captada de chuva, que é reaproveitada na descarga dos banheiros”, explica Nil Ramos. “Nossa proposta é que investimento similar e adequado a cada local seja feito em todos os prédios públicos e também em novos empreendimentos no município”, completa.

Outra medida sugerida pelo vereador é o IPTU Verde. Trata-se de um desconto no valor do IPTU para o contribuinte que construir ou reformar casa ou empresa implantando os seguintes sistemas eco eficientes em sua obra: captação e reuso da água; geração de energia; tratamento de resíduos; aproveitamento bioclimático e uso de materiais provenientes de fontes naturais renováveis ou recicladas.

“Devemos compreender que a água que cai sobre os telhados deve ser melhor aproveitada antes de sumir nos ralos”, comenta Nil Ramos. Segundo o presidente do Legislativo vinhedense, o reuso da água reduz a demanda dos mananciais.

“Esta prática, atualmente muito discutida e posta em evidência e já utilizada em alguns países, é baseada no conceito de substituição de mananciais – desta forma, grandes volumes de água potável podem ser poupados graças ao reuso”, finaliza Nil Ramos.

As propostas, encaminhadas para análise do Executivo Municipal, estão registradas na Indicação 186/2018.

 


Fonte: Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Vinhedo | Presidente Nil Ramos (PSDB)

 

 

Últimas Notícias

Câmara rejeita relatórios da Comissão Processante e processo é arquivadoleia mais

Permissão para abertura de pequeno comércio em áreas de interesse social é tema de Nil Ramosleia mais

Vereadores se reúnem com Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência para tratar da implantação de serviço especializado de transporte na cidadeleia mais

Vereador Paulinho Palmeira destaca campanha Novembro Azulleia mais

Edu Gelmi explica necessidade de alterações ao projeto de Lei que trata da nova concessão do serviço de transporte públicoleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia