Câmara Municipal de Vinhedo

Iniciativa de Flávia Bitar traz para Vinhedo treinamento sobre situações de maus tratos contra animais

Parceria com Subsecretaria de Defesa Animal do Estado tem por objetivo auxiliar  no planejamento e atendimento de ocorrências

181211_FB_Palestra_GAPA (4)

Em parceria com o grupo de Defesa dos Animais Domésticos da Subsecretaria de Proteção e Defesa de Animais Domésticos do governo do Estado de São Paulo, Vinhedo recebeu nesta terça-feira, 11, uma palestra sobre técnicas de ação em caso de denúncia de maus tratos e apresentação das atribuições da Subsecretaria. A parceria é mais uma conquista do trabalho da vereadora Flávia Bitar (PDT), e tem como objetivo auxiliar o planejamento e atendimentos de ocorrências no município.

A palestra foi realizada as 9h30, no auditório do Centro de Convivência, e teve como foco o serviço de atendimento contra maus tratos em animais domésticos.  “Trata-se de uma agenda positiva, criada para promover o intercâmbio, trazendo para Vinhedo exemplos de ações que já dão certo no Estado e que podem contribuir também aqui na cidade”, explica Flávia Bitar.

O evento foi realizado por meio de parceria entre a Guarda Municipal de Vinhedo e a Subsecretaria de Defesa dos Animais, órgão vinculado à Casa Militar do governo do Estado de São Paulo e responsável por gerir o Sistema Estadual de Defesa dos Animais Domésticos (Siedad). “A finalidade da palestra e treinamento é contribuir nos processos de planejamento, articulação, coordenação e execução dos programas, projetos e ações de defesa dos animais”, explica a vereadora.

A palestra foi ministrada pelo major Marco Antonio Basso, subsecretário de Proteção e Defesa de Animais Domésticos. “A sociedade clama pelo trabalho do estado em defesa e proteção animal, e a polícia, como um todo, não pode estar alheia aos anseios da sociedade”, destacou o major ao tratar da importância do trabalho da Subsecretaria.

Atualmente o Estado de São Paulo conta com um disque denúncia animal, exclusivo para a denúncia de maus tratos e violência contra animais, que em apenas pouco mais de um mês de existência já registrou mais de 2.000 ocorrências. A título de comparação, quando o único canal de denúncia era o 190, já eram registradas 22 mil denúncias por ano.

Uma das ações previstas pela Subsecretaria a implantação do Infocad, sistema de informação e cadastro de animais domésticos. Para criação do sistema, a Pasta pretende aproveitar o sistema do aplicativo CrowndPet, desenvolvido por Fábio Piva, na Unicamp, e difundido no Estado e apresentado ao governo estadual por intermédio da vereadora Flávia Bitar. O aplicativo permite o cadastro de animais comunitários e domésticos, com foto, por meio de uma plataforma colaborativa, facilitando a localização de pets perdidos e mesmo a atuação de equipes de zoonoses em campanhas de saúde.

“Nas pessoas do major Marco Antonio Basso; do capitão Antonio Melquisedech Olival; e dos membros da respeitada Guarda Municipal de Vinhedo, Anderson Brito e Osmir Cruz, agradeço a todos os profissionais da Subsecretaria de Bem Estar Animal e ao comando da Guarda Civil Municipal de Vinhedo pela parceria que permitiu a realização deste treinamento”, destaca Flávia Bitar.

Durante o evento foram apresentados e discutidos temas como a criação e estrutura básica do serviço, incluindo a linha 0800; o atendimento presencial das viaturas de defesa animal e das providências que devem ser adotadas à luz da legislação vigente quando se configura o mau trato contra animais.

Vinhedo já é uma das pouco mais de 200 cidades vinculadas ao recém criado Sistema Estadual de Defesa dos Animais Domésticos (Siedad)

 


Fonte: Gabinete da vereadora Flávia Bitar (PDT)

 

Últimas Notícias

Proposituras de Rubens Nunes para melhorias em segurança no trânsito na Av. Castelo Branco são realizadasleia mais

Geraldinho Cangussú ressalta importância da Festa do Milho e diz que no futuro pode ser pensar em parcerias com entidadesleia mais

CPI da Associação Reencontro realiza 1ª oitiva de testemunhasleia mais

Votação de pareceres contrários a projetos de Lei movimenta 88ª Sessão Ordinárialeia mais

Edu Gelmi solicita projeto emergencial para resolver o problema da Rua João Edueta, importante via do municípioleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia