Câmara Municipal de Vinhedo

Flávia Bitar recebe membros do “Esfera Animal”, grupo que atua com animais comunitários no Marambaia

Moradores voluntários dedicam-se à defesa de animais que residem em áreas comuns do condomínio

A vereadora Flávia Bitar (PDT) recebeu, na tarde de quarta-feira (21), representantes do grupo “Esfera Animal”. Margareth Abduch Abdalla, Tamires Abduch Abdalla e Lúcia Carneiro Campos representaram o grupo, que se destaca pela proteção, alimentação e luta para o controle da população de gatos no condomínio Marambaia. Alesandra Fontanesi, protetora animal da ONG Sopravi, também prestigiou o encontro.

Formado por moradores voluntários do condomínio Marambaia reunidos com o objetivo de defesa dos animais que vivem nas áreas comuns do condomínio, o grupo Esfera Animal tem números expressivos: em menos de um ano, capturou e castrou 100 gatos adultos que vivem nas áreas comuns do Marambaia. “De outubro até hoje, também já conseguimos efetuar a doação de quase cinquenta filhotinhos de gato”, completa Tamires Abduch Abdalla.

O trabalho desenvolvido pelos voluntários visa a defesa, proteção, alimentação e controle da população através da castração, adoção consciente de cães e gatos, conscientização e orientação dos condôminos. “É um trabalho muito bonito e importante, que representa a essência do projeto Animal Comunitário”, elogia a vereadora Flávia Bitar.

Os custos para manutenção das iniciativas de proteção – incluindo alimentação e castrações – é bancado pelos próprios voluntários e simpatizantes. “Temos, também, um apoio muito grande da administração do Marambaia”, explica Lúcia Carneiro Campos.

“O Marambaia destina recursos específicos para castração desses animais. É um trabalho que começou com o antigo síndico, Carlos Eduardo Vageler e que continua com Walter Antonio Frisch Hubi. Também temos apoio de toda a administração, destacando a gerente, Irma. Sem essa contribuição, nosso trabalho ficaria impossível, pois hoje há cerca de 500 gatos circulando pelo condomínio”, reforça Lúcia.

Durante a reunião, o grupo informou que a Esfera Animal caminha para um segundo nível de realização, com trabalho de conscientização e educação sobre a importância da castração e cuidados com os animais.

“Nosso trabalho é voluntário e destinado especialmente aos animais que estão no Marambaia. Por isso, estamos abertos a todos os condôminos que puderem nos ajudar nesta causa”, explica Margareth Abduch Abdalla.

Flávia Bitar destacou que o trabalho realizado pelo grupo Esfera Animal vai além do bem estar animal e envolve saúde pública. “Animal abandonado é um problema de saúde pública: cães e gatos sem vacinação ou qualquer outro controle populacional podem contrair doenças e, consequentemente, transmiti-las para nós”, explica a vereadora Flávia Bitar.

“Aprovamos, depois de amplo diálogo com a comunidade, a lei do Animal Comunitário em Vinhedo. Espero que esta lei possa também auxiliar o trabalho de vocês, pois vejo no grupo Esfera Animal a dedicação e comprometimento que nossa cidade precisa. Parabenizo a dedicação de todos vocês e posso garantir que estaremos à disposição para auxiliar este trabalho”, finaliza Flávia Bitar.

 

Esfera Animal

Esfera Animal é uma comissão formada por moradores voluntários do condomínio Marambaia. O grupo atua com apoio e orientação de órgãos como a Animal Protection; a Associação Paulista de Auxílio aos Animais; o departamento de Zoonoses da Prefeitura de Vinhedo e a administração do condomínio Marambaia.

Segundo relatório apresentado ao gabinete da vereadora Flávia Bitar na Câmara de Vinhedo, de outubro de 2017 até junho deste ano, 103 gatos adultos foram capturados, dos quais 3 foram doados e 100 foram castrados e devolvidos em segurança ao seu habitat. De 59 gatos filhotes capturados, 49 foram doados e 10 permanecem em lar temporário. O grupo também tem trabalho com cães, sendo 7 ocorrências: um devolvido ao dono e seis entregues para adoção consciente.

O Esfera Animal luta contra o abandono, o abuso e maus tratos em animais domésticos, divulgando a importância da castração dos animais e sua relação com saúde pública. Por isso, os voluntários buscaram condições especiais para a castração de cães e gatos de moradores do Marambaia. Interessados em maiores informações e apoio ao trabalho desenvolvido, devem entrar em contato com a administração do Marambaia.

 


Fonte: Gabinete da vereadora Flávia Bitar (PDT)

Últimas Notícias

Nil Ramos solicita construção de pista de skate no Parque Ecológico da Capelaleia mais

Confiabilidade de radares volta a ser questionada por Rodrigo Paixãoleia mais

Sandro Rebecca destaca importância do Setembro Amareloleia mais

Rubens Nunes propõe ações nas Represas, passarelas e Cartão Zona Azulleia mais

Geraldinho Cangussú parabeniza Educação Municipal pelo desenvolvimento comprovado no IDEBleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia