Câmara Municipal de Vinhedo

Em Sessão reiniciada, Paulinho Palmeira destaca importância da segurança para as mulheres

Parlamentar reiterou proposta de dispositivo que aciona apoio policial e gravação de conversas

Na manhã desta quarta-feira, dia 20, após o reinício da 61ª Sessão Ordinária, o vereador Paulinho Palmeira (PV) utilizou a tribuna para destacar a importância de investimento destinado à segurança e proteção das mulheres. O parlamentar também reiterou sua proposta para que o Executivo Municipal promova estudos no sentido de implantar o “Botão do Pânico” – dispositivo que aciona apoio policial – Guarda Municipal (GM) e a Policia Militar (PM) – e grava conversas ao redor das mulheres que estão sob ameaça de agressão e risco de morte.

Em razão da 61ª Sessão Ordinária ter sido levantada na noite de segunda-feira (18), a fala livre do vereador Paulinho Palmeira somente pode ocorrer na quarta-feira (20), após o reinício da sessão. Atento e solidário à necessidade de respeito e segurança das mulheres – tema de manifestação no plenário na noite do dia 20 -, Paulinho Palmeira explicou que o assunto já é debatido pelos parlamentares de Vinhedo há algum tempo, e exemplificou reiterando a proposta de utilização do “botão do pânico” – que havia sido feita pelo parlamentar em seu primeiro mandato e será reencaminhada para análise da secretaria competente.

O “botão do pânico” consiste num dispositivo formado por um aparelho semelhante a um controle remoto de portão eletrônico, com chip e bateria – ao ser acionado, emite um sinal para um smartphone e imediatamente o aparelho passa a gravar a conversa num raio de até cinco metros. A partir de seu acionamento, uma mensagem é transmitida para o Centro de Operações da Guarda Civil Municipal, que enviará uma viatura ao local. Além disso, ao ser acionado, o aparelho enviará uma foto do suspeito para os agentes e o endereço da vítima. A gravação é encerrada somente o após o término da ocorrência na delegacia.

Essa reiteração tem por objetivo disponibilizar para as mulheres, que estão sob ameaça de agressão e risco de morte, um dispositivo que permita acionar a polícia de forma imediata”, explica o vereador dr. Paulinho Palmeira.

O pedido será reencaminhado ao prefeito municipal Jaime Cruz (PSDB).

 


Fonte: Gabinete do vereador Paulinho Palmeira (PV)

 

 

Últimas Notícias

Presidente Edu Gelmi e vereadores recebem visita da Rainha e Princesas da Festa da Uva e do Vinho de Vinhedoleia mais

Com Edu Gelmi na presidência, nova mesa diretora da Câmara chefiará os trabalhos do Legislativo no biênio 2019/2020leia mais

Legislativo mantém serviços à população durante o período de recessoleia mais

Nil Ramos apresenta resultados do exercício 2018: mais de R$ 3 milhões em economia destinada ao Executivoleia mais

Secretário de Saúde presta contas a presidente da Câmara referente à aplicação de emenda impositiva à LOA 2018leia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia