Câmara Municipal de Vinhedo

Discursos voltam a ser destaque na 45ª Sessão

Direto da Tribuna de Representantes, presidente da FEAVIN presta contas e agradece apoio dos parlamentares

180227_45_Sessao_Ordinaria (34)

Realizada na noite dessa segunda-feira, 27, a 45ª Sessão Ordinária da Câmara de Vinhedo não contou com projetos para votação na Ordem do Dia, e teve pauta enxuta com apenas  um projeto de Lei, quatro requerimentos, três moções e 33 indicações.

Tribuna de Representantes

A presidente da Federação das Entidades Assistenciais de Vinhedo (FEAVIN), Cristina Mazon, subiu à Tribuna de Representantes para agradecer aos parlamentares por aprovarem, por unanimidade, o firmamento de parceria entre Poder Público e organizações sociais para realização de trabalhos nos próximos quatro anos, e prestar contas dos trabalhos da federação.

“Para atuar como entidades assistenciais devemos respeitar uma série de normas, assim como temos uma série de impedimentos legais ao nosso trabalho. Atualmente ofertamos 1.263 vagas à municipalidade, realizando 32.616 atendimentos mensais, o que equivale a 330.774 atendimentos anuais. Nossa lista de espera, contando cada associada à FEAVIN, é de 107 pessoas. Contamos com um total de 194 funcionários nas entidades, sendo 140 especialistas e 54 administrativos, e 198 voluntários diretamente ligados às entidades”, explicou.

Explicação Pessoal

Marcos Ferraz (PSD) abriu a fase de explicação pessoal fazendo um cumprimento à todas entidades assistenciais da cidade. “Cumprimento a todas entidades assistenciais de nossa cidade, pelas quais tenho uma grande admiração. Realizar trabalhos voluntários, sem benefícios pessoais, pelo simples prazer de ajudar o próximo realmente é digno de todo nosso reconhecimento”.

Edu Gelmi (PMDB) comentou sobre a licitação para contratação de empresa para o transporte dos alunos. “Esse edital aniquilou aquelas pessoas que trabalham em Vinhedo, tanto é que impetraram mandado de segurança para derrubar esse edital. São 17 famílias que não mais poderão prestar seu bom serviço de transporte em nossa cidade, ficando o serviço restrito à apenas quatro empresas. Colocar o índice de liquides maior ou igual a 1 com toda certeza restringiria o trabalho, e a Prefeitura exige algo que ela mesmo não tem. Isso foi um golpe aplicado às empresas vinhedenses”.

O último pedido de cassação ao seu mandato foi questionado por Edson PC (PDT). “Com muita tristeza venho comentar sobre o pedido de cassação ao meu mandato, uma tentativa de combater o meu trabalho. Um guarda municipal entrou com o pedido de cassação do meu mandato, sobre suposta quebra de decoro parlamentar. É preciso esclarecer que não há quebra de decoro por se falar a verdade. Para mim é quebra de decoro um presidente de associação ir até uma empresa privada negociar almoço”.

Carlos Florentino (PV) também parabenizou a FEAVIN. “O trabalho da Federação fortalece nossa sociedade, pois pessoas empenhadas e dispostas a fazer o bem ao próximo permitem que nossos dias sejam menos difíceis”.

No mesmo sentido, Ana Genezini (PMDB) enfatizou que “por mais que o município se esforce para acrescer os valores dos repasses, ainda necessitamos de muito mais apoio para acabar com as filas de espera nas entidades, que realizam um excelente trabalho, e em muitos casos continuados, em que o usuário do serviço precisa de acompanhamento por longo tempo”.

Sandro Rebecca (PDT) questionou a licitação do transporte de alunos. “A falta de planejamento coloca em risco a segurança das crianças de nossa cidade. Uma criança que fica cinco minutos a mais no ponto de ônibus, esperando o transporte, já está exposta a um risco maior. Os defensores da licitação alegam que estamos defendendo as empresas vinhedenses como se isso fosse algo ruim, quando na verdade não é nenhum óbice à concorrência”.

As indicações da última semana foram tema de Rubens Nunes (PMDB). “Para o Jardim Três Irmãos venho cobrando, com urgência, a manutenção da insfraestrutura do córrego Sterzeck; enquanto para a rua do Sesi PEC ao retirada da lombada, já que no local já há um semáforo, e essa lombada pode ser instalada em outro local, onde há maior necessidade, em respeito a TAC vigente em nossa cidade”.

Sobre a Festa da Uva, Rodrigo Paixão (REDE) relembrou do “calote” aplicado pela empresa organizadora. “O ocorrido na Festa da Uva, o calote geral, é de responsabilidade compartilhada do governo. Não da para responsabilizarmos apenas pessoas Y ou X. Em carta encaminhada pelo prefeito à Câmara, são reconhecidos alguns erros de governo, o que é importante, pois evitará que antigos fantasmas da Festa voltem em próximas edições”.

Paulinho Palmeira (PV) falou dos trabalhos para instalação de tubulação de esgoto na Rua do Café. “Esse é um trabalho de muitos anos, em que forças foram unidas para atingir o objetivo, de instalar tubulação de esgoto na Rua do Café. Embora seja um trabalho antigo, ele nunca havia sido iniciado devido à falta de equipamentos, falta essa agora suprida. Peço que, tão logo acabe o serviço na Rua do Café, seja iniciado no Jardim Florido”.

Por fim, o presidente da Câmara, vereador Nil Ramos (PSDB), comentou sobre a visita de alunos da Escola Modelo Alpha à Câmara, como parte do programa Conheça a Câmara. “Na semana passada recebemos alunos dessa escola, para os quais foi apresentada a cartilha Conheça a Câmara, que ensina aos jovens a divisão dos poderes e outras informações essenciais sobre divisão administrativa. Ensinando as crianças e jovens, conseguimos chegar aos país, e conscientizar toda comunidade”.


Fonte: Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Vinhedo

Últimas Notícias

Vereador Paulinho Palmeira apresenta propostas para a cidade em reunião com o Executivo Municipalleia mais

Projeto de Edson PC que institui data de fundação da Capela é aprovado por unanimidadeleia mais

Flávia Bitar inicia desenvolvimento de projetos de Bem-Estar animal para apresentar ao Conselho de Desenvolvimento da RMCleia mais

Vereador Paulinho Palmeira destaca manutenção na piscina da Vila João XXIII e agradece empenho da Secretaria de Esporteleia mais

Semana Municipal de Prevenção à Violência na Primeira Infância é aprovado pela Câmaraleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia