Câmara Municipal de Vinhedo

Dia Internacional das Mulheres foi destacado por parlamentares durante a 46ª Sessão Ordinária

Celebrado em 8 de Março, o Dia Internacional da Mulher foi tratado pelos vereadores na 46ª Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira, dia 5.  Em boa parte dos discursos, os vereadores enalteceram o papel das mulheres, mães e avós para a família e a comunidade.

“Nossa homenagem e reconhecimento a todas as mulheres. Feliz Dia Internacional das Mulheres”, cumprimenta o presidente Nil Ramos.

 

Dia Internacional da Mulher

Desde o final do século XIX, organizações femininas de movimentos operários protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos. As mulheres tinham jornada de trabalho aproximada de 15 horas diárias, com baixos salários e reivindicavam melhores condições de trabalho e o fim do trabalho infantil – comum nas fábricas durante aquele período.

O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. No ano seguinte, o Partido Socialista dos EUA oficializou a data como sendo 28 de fevereiro, com um protesto que reuniu mais de 3 mil pessoas no centro de Nova York e culminou, em novembro de 1909, em uma longa greve têxtil que fechou quase 500 fábricas americanas.

Ao longo da história de luta das mulheres, uma das passagens mais marcantes foi o incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Mas somente em 1945 a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. Nos anos 1960, o movimento feminista ganhou corpo, em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o “8 de Março” foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.

 


Fonte: Gabinete da Presidência | Vereador Nil Ramos (PSDB)

Últimas Notícias

Sandro Rebecca vota contra redução no desconto do IPTU à vista e expõe suas razões na 52ª Sessão Ordinárialeia mais

Câmara aprova em 1ª votação projeto que prevê alteração no desconto ao pagamento de IPTU à vistaleia mais

Rodrigo Paixão esclarece dúvidas sobre o Cartão Reformaleia mais

Márcio Melle propõe criação de via pública na Nova Vinhedo para melhorar fluxo de veículosleia mais

Presidente Nil Ramos e Flávia Bitar participam de 2ª Sessão Ordinária do Parlamento Metropolitano da RMC em 2018leia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia