Câmara Municipal de Vinhedo

De autoria de Flávia Bitar, lei sobre a importância dos primeiros socorros em escolas é aprovada na Câmara

Projeto “Mês Lucas Begalli Zamora” foi criado para auxiliar a conscientização e capacitação de professores e alunos sobre primeiros socorros

A vereadora Flávia Bitar (PDT) agradece o apoio dos vereadores pela aprovação, por unanimidade, do Projeto de Lei 7/2018, que institui em Vinhedo o “mês Lucas Begalli Zamora”, dispondo sobre a importância do curso de primeiros socorros nas escolas públicas e particulares de ensino básico. Conforme proposta de Flávia Bitar, o mês Lucas Begalli Zamora será comemorado anualmente em setembro.

O “mês Lucas Begalli Zamora” tem por finalidade conscientizar e capacitar professores e alunos das escolas da rede pública e particular do município de Vinhedo para exercerem os primeiros socorros. “A saúde sempre foi um quesito de extrema importância. Ainda mais quando se trata de entes queridos, aumentando a preocupação sendo crianças indefesas”, explica a parlamentar.

Na redação do Projeto de Lei, Flávia Bitar explica a origem da propositura e do nome conferido à iniciativa por meio do relato de uma mãe, Alessandra Begalli Zamora, que perdeu seu filho, Lucas (10 anos), em setembro de 2017 após se engasgar durante um passeio da escola.

Transcrito na justificativa do PL 7/2019, a narrativa da mãe emociona: “No dia 27 de setembro meu único filho, Lucas, de apenas 10 anos, foi com o colégio em que estudava (…) a um passeio. No local foi servido, na hora do lanche, cachorro quente. Lucas engasgou com um pedaço de salsicha e não teve os primeiros socorros (…). O socorro médico, quando chegou, já o encontrou em morte cerebral e ele veio a falecer dois dias depois, em decorrências da asfixia mecânica”.

Muito se tem falado sobre cuidados na infância e lamentavelmente há vários relatos de acidentes envolvendo crianças, sendo certo que, em razão da idade, há grande possibilidade de estarem nas dependências da escola. Foi o que aconteceu com Lucas Begalli Zamora”, explica Flávia Bitar.

A vereadora destaca que as crianças podem ser vítimas em diferentes tipos de circunstância. “Acidentes, ataques cardiorrespiratórios, queimaduras, intoxicações, asfixias, choques elétricos ou mesmo ataques de animais peçonhentos e venenosos e, nem sempre, é possível resolver essas situações”.

Para Flávia Bitar, é importante que as escolas tenham entre seus colaboradores pessoas habilitadas a lidar com uma situação de emergência. “Massagens cardíacas, torniquetes, imobilizações e outras técnicas de fácil execução estão ao alcance de qualquer um, mas poucos são aqueles que detêm o conhecimento necessário para aplicá-las em caso de necessidade”, lamenta.

Por isso, a parlamentar confia que ofertando aos professores e funcionários das escolas um Curso de Primeiros Socorros muitas vidas podem ser salvas nas escolas e em outras localidades.

“O que se pretende é permitir que situações de primeiros socorros ou simples acidentes sejam solucionados ou amenizados por quem esteja por perto, até que um profissional da área da saúde chegue ao local”, finaliza a vereadora Flávia Bitar.

 

 


Fonte: Gabinete da Vereadora Flávia Bitar (PDT)

Últimas Notícias

Presidente Nil Ramos parabeniza organização do Encontro Paulista de Autos Antigosleia mais

Nil Ramos destaca importância da atividade parlamentar na conquista de adesão da Santa Casa ao ProSUSleia mais

Geraldinho Cangussú indica pintura de novas faixas de pedestres e readequações de rampas de acessibilidadeleia mais

Presidente Nil Ramos recebe convite do Rotary Club de Vinhedo para evento de posse do Conselho Diretorleia mais

Rodrigo Paixão explica pedidos de cassação que tramitam na Câmaraleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia