Câmara Municipal de Vinhedo

Carlos Florentino apresenta indicação para criação de Cartão Receita

O segundo secretário da Câmara, vereador Carlos Florentino (PV), elaborou uma indicação para criação do Cartão-receita, destinado à renovação automática das receitas de doenças crônicas previamente diagnosticadas aos usuários dos hospitais, prontos-socorros, prontos-atendimentos e unidades de saúde do município de Vinhedo. A indicação é uma minuta de projeto de Lei, ou seja, uma proposta ao Executivo para que este envie à Câmara um projeto de Lei sobre o tema.

“Para quem usa medicamento contínuo é sempre um transtorno. Todos os meses precisam ir ao posto de saúde, consultar com médico e buscar uma nova receita para retirar a medicação”, explica Carlos Florentino. A proposta do vereador pretende acabar com essa situação a que são submetidos os pacientes do Sistema Único de Saúde de Vinhedo.

“A minuta do Projeto de Lei está pronta e será encaminhada ao Executivo através de indicação. Com o cartão-receita, a pessoa que faz uso de medicamento contínuo não precisará mais passar pelos Postos de Saúde todos os meses para adquirir seu medicamento”, afirma Florentino.

“Sabemos da dificuldade em que o cidadão tem em agendar uma consulta nas Unidades de Saúde da cidade, dificultando o acesso do paciente ao medicamento, justamente pela falta da renovação da receita de seus medicamentos de uso contínuo, ficando o mesmo sem o remédio por determinado tempo”, completa o vereador.

Carlos Florentino também explica que existem procedimentos burocráticos no sistema público de Saúde que, ao invés de resolver certas situações, acabam por atrasar e até interromper o atendimento à saúde da população. “Frente a isso, é hora de pensar em ações que venham simplificar a vida da população”, justifica.

Com a instituição do Cartão Receita, muitos pacientes com o seu diagnóstico definido, principalmente nos casos de hipertensão arterial, diabetes, osteoporose, cardiopatia, vasculares, epilepsia, HIV, entre outras, não mais necessitarão consultar com o clínico mensalmente para renovarem o receituário.

Vale ressaltar que a maioria dos pacientes que possuem doenças crônicas são pessoas idosas, e que mensalmente passam por uma maratona para conseguirem o remédio, esperando até meses para serem atendidos, apenas para renovar a sua receita. “O paciente, tendo o cartão, vai ao Posto e pega seu remédio sem que o médico precise prescrever novamente”, diz.

Segundo a proposta apresentada por Florentino, o paciente terá que consultar com o médico apenas uma vez por ano para renovação do cartão. A proposta visa reduzir as filas nos postos e transtornos aos usuários dos medicamentos.

Para que a indicação seja implantada na Rede Municipal de Saúde, o prefeito Jaime Cruz (PSDB) terá que aceitar a sugestão do vereador e encaminhar projeto para ser votado na Câmara de Vereadores.


Fonte: Gabinete do Vereador Carlos Florentino (PV)

Últimas Notícias

Nil Ramos sugere instalação de poço semi-artesiano para reforçar abastecimento de água na Capelaleia mais

Comissão Processante que analisa denúncia contra o prefeito realizará oitiva de testemunhas nessa sexta-feira, 14leia mais

CPI da “massa asfáltica” realizará primeiras oitivas na próxima segunda-feira, dia 17leia mais

Paulinho Palmeira propõe melhor aproveitamento para as salas da rodoviárialeia mais

Rodrigo Paixão critica descaso da Controladoria com a Câmara Municipalleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia