Câmara Municipal de Vinhedo

Carlos Florentino apresenta indicação para criação de Cartão Receita

O segundo secretário da Câmara, vereador Carlos Florentino (PV), elaborou uma indicação para criação do Cartão-receita, destinado à renovação automática das receitas de doenças crônicas previamente diagnosticadas aos usuários dos hospitais, prontos-socorros, prontos-atendimentos e unidades de saúde do município de Vinhedo. A indicação é uma minuta de projeto de Lei, ou seja, uma proposta ao Executivo para que este envie à Câmara um projeto de Lei sobre o tema.

“Para quem usa medicamento contínuo é sempre um transtorno. Todos os meses precisam ir ao posto de saúde, consultar com médico e buscar uma nova receita para retirar a medicação”, explica Carlos Florentino. A proposta do vereador pretende acabar com essa situação a que são submetidos os pacientes do Sistema Único de Saúde de Vinhedo.

“A minuta do Projeto de Lei está pronta e será encaminhada ao Executivo através de indicação. Com o cartão-receita, a pessoa que faz uso de medicamento contínuo não precisará mais passar pelos Postos de Saúde todos os meses para adquirir seu medicamento”, afirma Florentino.

“Sabemos da dificuldade em que o cidadão tem em agendar uma consulta nas Unidades de Saúde da cidade, dificultando o acesso do paciente ao medicamento, justamente pela falta da renovação da receita de seus medicamentos de uso contínuo, ficando o mesmo sem o remédio por determinado tempo”, completa o vereador.

Carlos Florentino também explica que existem procedimentos burocráticos no sistema público de Saúde que, ao invés de resolver certas situações, acabam por atrasar e até interromper o atendimento à saúde da população. “Frente a isso, é hora de pensar em ações que venham simplificar a vida da população”, justifica.

Com a instituição do Cartão Receita, muitos pacientes com o seu diagnóstico definido, principalmente nos casos de hipertensão arterial, diabetes, osteoporose, cardiopatia, vasculares, epilepsia, HIV, entre outras, não mais necessitarão consultar com o clínico mensalmente para renovarem o receituário.

Vale ressaltar que a maioria dos pacientes que possuem doenças crônicas são pessoas idosas, e que mensalmente passam por uma maratona para conseguirem o remédio, esperando até meses para serem atendidos, apenas para renovar a sua receita. “O paciente, tendo o cartão, vai ao Posto e pega seu remédio sem que o médico precise prescrever novamente”, diz.

Segundo a proposta apresentada por Florentino, o paciente terá que consultar com o médico apenas uma vez por ano para renovação do cartão. A proposta visa reduzir as filas nos postos e transtornos aos usuários dos medicamentos.

Para que a indicação seja implantada na Rede Municipal de Saúde, o prefeito Jaime Cruz (PSDB) terá que aceitar a sugestão do vereador e encaminhar projeto para ser votado na Câmara de Vereadores.


Fonte: Gabinete do Vereador Carlos Florentino (PV)

Últimas Notícias

Presidente Nil Ramos parabeniza organização do Encontro Paulista de Autos Antigosleia mais

Nil Ramos destaca importância da atividade parlamentar na conquista de adesão da Santa Casa ao ProSUSleia mais

Geraldinho Cangussú indica pintura de novas faixas de pedestres e readequações de rampas de acessibilidadeleia mais

Presidente Nil Ramos recebe convite do Rotary Club de Vinhedo para evento de posse do Conselho Diretorleia mais

Rodrigo Paixão explica pedidos de cassação que tramitam na Câmaraleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia