Câmara Municipal de Vinhedo

Carlos Florentino acompanha lançamento de sistema inteligente de câmeras compartilhadas

Operado por aplicativo de celular, programa fornece imagens de câmeras instaladas na cidade para auxiliar a Guarda Civil Municipal na resolução de ocorrências

Na sexta-feira, dia 6, o vereador Carlos Florentino (PV) acompanhou o lançamento do Programa Vinhedo Monitorada – sistema inteligente de monitoramento por câmeras compartilhadas. Chamado de Vigilância Solidária, a implantação do programa em Vinhedo é resultado da parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Transportes e Defesa Social, e a iniciativa privada.

“Vinhedo é reconhecida como uma das cidades mais seguras do Brasil e do Estado de São Paulo, e segue avançando nesse setor”, explica o vereador Carlos Florentino, que prestigiou a apresentação do programa ao lado do prefeito Jaime Cruz (PSDB), em evento realizado no auditório do Centro de Convivência.

A apresentação detalhou o programa, operado por aplicativo de celular, que já conta com 30 câmeras instaladas por diversos pontos da cidade fornecendo imagens para ajudar a Guarda Civil Municipal na resolução de ocorrências.

Além de Carlos Florentino, participaram do evento os vereadores Marcos Ferraz (PSD) e Paulinho Palmeira (PV); a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Claudinéia Vendemiatti Serafim; os secretários municipais de Transportes e Defesa Social, Junior Vendemiatti; de Saúde, Alexandre Viola; de Assistência Social, Junior Choca; de Habitação, Val Souza; de Administração, Gustavo Mattos; o controlador geral, Elvis Tomé; e o superintendente da Sanebavi, Ricardo Facchini.

Funcionamento

O Vinhedo Monitorada é operado por aplicativo através de câmeras compartilhadas. Conforme explicou Eduardo da Cruz, responsável pela integração do projeto entre a empresa desenvolvedora da tecnologia e a Prefeitura, o cidadão comum, a empresa, comércio ou mesmo condomínio que aderirem passam a contar com câmeras de monitoramento.

Esses equipamentos são instalados sem custos, inclusive quanto à manutenção, e quem aderir paga apenas um valor variável pelo armazenamento dessas imagens por sete dias em nuvem. Além disso, poderá, pelo celular, em casos de urgência, acionar um botão de pânico e a imagem se abrirá automaticamente no Centro Integrado de Comunicação, Inteligência e Controle (CICOM) da Guarda Civil Municipal, que imediatamente adotará as medidas cabíveis.

Além disso, sem custos, a Prefeitura poderá ter acesso em tempo real às imagens desse monitoramento, ajudando a expandir a área de cobertura do município, integrando com as câmeras da própria Administração Municipal. Quem quiser obter mais informações sobre esse sistema pode procurar a Secretaria de Transportes e Defesa Social.


Fonte: Gabinete do Vereador Carlos Florentino (PV)

Últimas Notícias

Câmara rejeita relatórios da Comissão Processante e processo é arquivadoleia mais

Permissão para abertura de pequeno comércio em áreas de interesse social é tema de Nil Ramosleia mais

Vereadores se reúnem com Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência para tratar da implantação de serviço especializado de transporte na cidadeleia mais

Vereador Paulinho Palmeira destaca campanha Novembro Azulleia mais

Edu Gelmi explica necessidade de alterações ao projeto de Lei que trata da nova concessão do serviço de transporte públicoleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia