Câmara Municipal de Vinhedo

Carlos Florentino acompanha lançamento de sistema inteligente de câmeras compartilhadas

Operado por aplicativo de celular, programa fornece imagens de câmeras instaladas na cidade para auxiliar a Guarda Civil Municipal na resolução de ocorrências

Na sexta-feira, dia 6, o vereador Carlos Florentino (PV) acompanhou o lançamento do Programa Vinhedo Monitorada – sistema inteligente de monitoramento por câmeras compartilhadas. Chamado de Vigilância Solidária, a implantação do programa em Vinhedo é resultado da parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Transportes e Defesa Social, e a iniciativa privada.

“Vinhedo é reconhecida como uma das cidades mais seguras do Brasil e do Estado de São Paulo, e segue avançando nesse setor”, explica o vereador Carlos Florentino, que prestigiou a apresentação do programa ao lado do prefeito Jaime Cruz (PSDB), em evento realizado no auditório do Centro de Convivência.

A apresentação detalhou o programa, operado por aplicativo de celular, que já conta com 30 câmeras instaladas por diversos pontos da cidade fornecendo imagens para ajudar a Guarda Civil Municipal na resolução de ocorrências.

Além de Carlos Florentino, participaram do evento os vereadores Marcos Ferraz (PSD) e Paulinho Palmeira (PV); a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Claudinéia Vendemiatti Serafim; os secretários municipais de Transportes e Defesa Social, Junior Vendemiatti; de Saúde, Alexandre Viola; de Assistência Social, Junior Choca; de Habitação, Val Souza; de Administração, Gustavo Mattos; o controlador geral, Elvis Tomé; e o superintendente da Sanebavi, Ricardo Facchini.

Funcionamento

O Vinhedo Monitorada é operado por aplicativo através de câmeras compartilhadas. Conforme explicou Eduardo da Cruz, responsável pela integração do projeto entre a empresa desenvolvedora da tecnologia e a Prefeitura, o cidadão comum, a empresa, comércio ou mesmo condomínio que aderirem passam a contar com câmeras de monitoramento.

Esses equipamentos são instalados sem custos, inclusive quanto à manutenção, e quem aderir paga apenas um valor variável pelo armazenamento dessas imagens por sete dias em nuvem. Além disso, poderá, pelo celular, em casos de urgência, acionar um botão de pânico e a imagem se abrirá automaticamente no Centro Integrado de Comunicação, Inteligência e Controle (CICOM) da Guarda Civil Municipal, que imediatamente adotará as medidas cabíveis.

Além disso, sem custos, a Prefeitura poderá ter acesso em tempo real às imagens desse monitoramento, ajudando a expandir a área de cobertura do município, integrando com as câmeras da própria Administração Municipal. Quem quiser obter mais informações sobre esse sistema pode procurar a Secretaria de Transportes e Defesa Social.


Fonte: Gabinete do Vereador Carlos Florentino (PV)

Últimas Notícias

Nil Ramos sugere instalação de poço semi-artesiano para reforçar abastecimento de água na Capelaleia mais

Comissão Processante que analisa denúncia contra o prefeito realizará oitiva de testemunhas nessa sexta-feira, 14leia mais

CPI da “massa asfáltica” realizará primeiras oitivas na próxima segunda-feira, dia 17leia mais

Paulinho Palmeira propõe melhor aproveitamento para as salas da rodoviárialeia mais

Rodrigo Paixão critica descaso da Controladoria com a Câmara Municipalleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia