Câmara Municipal de Vinhedo

Câmara realiza palestras em escolas inscritas no Parlamento Jovem

Escolas Municipais inscritas no projeto receberam a apresentação sobre divisão dos Poderes, democracia e ética

A Câmara de Vinhedo completou, esta semana, a agenda de palestras em escolas inscritas no programa Parlamento Jovem. As Escolas Municipais Darci Ana Dêgelo Briski, prof. André Franco Montoro, Integração, Jair Mendes de Barros, Nilza Maria Carbonari Ferragut e Centro Integrado de Cidadania – CIC receberam a apresentação, feita em dias e horários agendados conforme grade horária da escola.

“Essa é uma ação institucional que tem como objetivo auxiliar os professores no desenvolvimento de conteúdos relacionados à democracia e cidadania, uma forma de complementar a grade curricular de nossos alunos e despertar o interesse pelo cuidado e desenvolvimento de nossa comunidade”, enfatizou Nil Ramos.

Idealizado pelo presidente Nil Ramos (PSDB), o Parlamento Jovem é uma ação da Câmara de Vinhedo que visa contribuir para o conhecimento quanto à democracia representativa, a função dos poderes, o papel do Legislativo e o processo de elaboração das Leis municipais.

O programa é destinado a alunos dos 7ª e 8ª anos do Ensino Fundamental, e aberto tanto para escolas da rede pública quanto para escolas privadas. Nesta edição, estão inscritas sete escolas municipais e aproximadamente mil alunos.

O Parlamento Jovem da Câmara de Vinhedo será realizado em duas etapas. A primeira, já concluída, consiste em palestras ministradas nas escolas inscritas, abordando a divisão dos Poderes e a temática da democracia representativa, cidadania e ética. A segunda etapa tratará do desenvolvimento, por professores e alunos, de conteúdo pertinente à democracia e ética.

As ideias desenvolvidas em sala de aula irão compor a Carta ao Gestor Público de Vinhedo da respectiva escola, relatórios que serão anexados ao Projeto de Lei da unidade, que ao fim do programa será apresentado pelos próprios alunos participantes.

A Carta ao Gestor Público de Vinhedo será montada com o resultado das pesquisas e debates promovidos pelos alunos e professores participantes sobre atitudes éticas e democráticas.

As propostas dos alunos serão votadas pelos membros do grêmio em Sessão Escolar, a fim de compor um documento único representando a respectiva instituição de ensino.

Com as Cartas ao Gestor devidamente produzidas e os projetos de Lei formulados por cada unidade de ensino, será realizada uma Sessão Parlamentar, previamente agendada para setembro, na qual serão apresentados os projetos e as considerações do trabalho de cada escola, para subsequente votação das proposituras. Após as votações, todos os jovens parlamentares poderão fazer uso da palavra.

Todos os projetos aprovados e Cartas ao Gestor Público de Vinhedo serão encaminhados à Câmara Municipal, que divulgará o conteúdo em seu website. Além disso, com a Sessão Ordinária do Parlamento Jovem, em setembro, o presidente Nil Ramos encaminhará todas as propostas criadas pelos estudantes ao Poder Executivo por meio de indicação.

 


Fonte: Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Vinhedo

Enviar comentário

Últimas Notícias

Ana Genezini propõe à Prefeitura adoção de medidas para garantir que programas habitacionais da cidade beneficiem vinhedensesleia mais

Por descaso da Prefeitura, pais e professores pagam manutenção de escolasleia mais

Presidente Nil Ramos e Paulinho Palmeira propõe adoção de sentido único na Rua Ângelo Bravi, no Jardim São Thoméleia mais

Prefeitura promulga e publica Lei de autoria de Carlos Florentino que institui “Semana de Incentivo ao Aleitamento Materno”leia mais

Presidente da Câmara conhece programa Inova Vinhedoleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia