Câmara Municipal de Vinhedo

Câmara realiza palestras em escolas inscritas no Parlamento Jovem

Escolas Municipais inscritas no projeto receberam a apresentação sobre divisão dos Poderes, democracia e ética

A Câmara de Vinhedo completou, esta semana, a agenda de palestras em escolas inscritas no programa Parlamento Jovem. As Escolas Municipais Darci Ana Dêgelo Briski, prof. André Franco Montoro, Integração, Jair Mendes de Barros, Nilza Maria Carbonari Ferragut e Centro Integrado de Cidadania – CIC receberam a apresentação, feita em dias e horários agendados conforme grade horária da escola.

“Essa é uma ação institucional que tem como objetivo auxiliar os professores no desenvolvimento de conteúdos relacionados à democracia e cidadania, uma forma de complementar a grade curricular de nossos alunos e despertar o interesse pelo cuidado e desenvolvimento de nossa comunidade”, enfatizou Nil Ramos.

Idealizado pelo presidente Nil Ramos (PSDB), o Parlamento Jovem é uma ação da Câmara de Vinhedo que visa contribuir para o conhecimento quanto à democracia representativa, a função dos poderes, o papel do Legislativo e o processo de elaboração das Leis municipais.

O programa é destinado a alunos dos 7ª e 8ª anos do Ensino Fundamental, e aberto tanto para escolas da rede pública quanto para escolas privadas. Nesta edição, estão inscritas sete escolas municipais e aproximadamente mil alunos.

O Parlamento Jovem da Câmara de Vinhedo será realizado em duas etapas. A primeira, já concluída, consiste em palestras ministradas nas escolas inscritas, abordando a divisão dos Poderes e a temática da democracia representativa, cidadania e ética. A segunda etapa tratará do desenvolvimento, por professores e alunos, de conteúdo pertinente à democracia e ética.

As ideias desenvolvidas em sala de aula irão compor a Carta ao Gestor Público de Vinhedo da respectiva escola, relatórios que serão anexados ao Projeto de Lei da unidade, que ao fim do programa será apresentado pelos próprios alunos participantes.

A Carta ao Gestor Público de Vinhedo será montada com o resultado das pesquisas e debates promovidos pelos alunos e professores participantes sobre atitudes éticas e democráticas.

As propostas dos alunos serão votadas pelos membros do grêmio em Sessão Escolar, a fim de compor um documento único representando a respectiva instituição de ensino.

Com as Cartas ao Gestor devidamente produzidas e os projetos de Lei formulados por cada unidade de ensino, será realizada uma Sessão Parlamentar, previamente agendada para setembro, na qual serão apresentados os projetos e as considerações do trabalho de cada escola, para subsequente votação das proposituras. Após as votações, todos os jovens parlamentares poderão fazer uso da palavra.

Todos os projetos aprovados e Cartas ao Gestor Público de Vinhedo serão encaminhados à Câmara Municipal, que divulgará o conteúdo em seu website. Além disso, com a Sessão Ordinária do Parlamento Jovem, em setembro, o presidente Nil Ramos encaminhará todas as propostas criadas pelos estudantes ao Poder Executivo por meio de indicação.

 


Fonte: Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Vinhedo

Últimas Notícias

Iniciativa de Flávia Bitar traz para Vinhedo treinamento sobre situações de maus tratos contra animaisleia mais

Rodrigo Paixão enaltece emenda impositiva nº 03, que alterou disposições na Lei Orçamentária Anualleia mais

Paulinho Palmeira ressalta novamente a importância da instalação da rede de esgoto e de águaleia mais

Marcos Ferraz comenta sobre alterações no trânsito do Centro e modernização da Zona Azulleia mais

Sandro Rebecca aponta questionamento dos professores em relação à nova atribuição das aulasleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia