Câmara Municipal de Vinhedo

Câmara realiza 4ª Sessão Solene para entrega de homenagens às personalidades do município

Grande público acompanhou o evento, realizado na quarta-feira (28)

  • 181128_4_SessaoSolene (12)
  • 181128_4_SessaoSolene (3)
  • 181128_4_SessaoSolene (4)
  • 181128_4_SessaoSolene (5)
  • 181128_4_SessaoSolene (6)
  • 181128_4_SessaoSolene (7)
  • 181128_4_SessaoSolene (8)
  • 181128_4_SessaoSolene (9)
  • 181128_4_SessaoSolene (10)
  • 181128_4_SessaoSolene (11)
  • 181128_4_SessaoSolene (2)

Nesta quarta-feira, dia 28, a Câmara de Vinhedo realizou a 4ª Sessão Solene da 17ª Legislatura. No evento, realizado no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus, os vereadores entregaram homenagens do Legislativo a personalidades e entidades que prestam relevantes serviços à comunidade e contribuem com o crescimento e desenvolvimento de Vinhedo.

No palco, o presidente da Câmara, vereador Nil Ramos (PSDB); o primeiro secretário Edu Gelmi (MDB) e o segundo-secretário, Carlos Florentino, juntamente com os vereadores Edson PC (PDT), Geraldinho Cangussú (PV), Paulinho Palmeira (PV), Rodrigo Paixão (REDE), Rubens Nunes (MDB) e Sandro Rebecca (PDT). Além dos parlamentares, a cerimônia teve participação do prefeito Jaime Cruz (PSDB) e do vereador licenciado e atual secretário de Serviços Municipais, Márcio Melle (PMN).

Com grande público, a solenidade foi também prestigiada pela vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social, Claudineia Vendemiatti Serafim; Gilberto Lorenzon, secretário de Educação; Ricardo Facchini Rodrigues, superintendente da Sanebavi; dra. Luciana Maria A. Botteri, delegada da Polícia Civil de Vinhedo; dra. Bruna Fernandes M. Romeiro, delegada da Defesa da Mulher e Ana Maria de Almeida Machado, oficial do Cartório de Registro Civil e Tab. de Vinhedo.

Representando todos os homenageados, Mileni de Andrade Pulga dos Santos, Antonio Donisete Mariano e o padre Carlos José Lemos Nascimento fizeram uso da palavra e proferiram breves discursos ao público presente.

Em seu discurso encerrando o evento, o presidente da Câmara ressaltou a importância das iniciativas dos homenageados. “Como vimos aqui, nesta Sessão Solene, pessoas das mais diferentes crenças trabalham diariamente para o bem da nossa comunidade e a Câmara, enquanto órgão público, fez questão de reconhecer e valorizar esse trabalho. Precisamos, pois, seguir os exemplos dos senhores e senhoras homenageados: precisamos – e estamos – trabalhando para o bem comum, para a comunidade”, afirmou Nil Ramos.

 

Homenageados na 4ª Sessão Solene da 17ª Legislatura

Homenageados do vereador CARLOS FLORENTINO

Diploma de Mérito “Dr. Manoel Matheus Netto” – DIOGO DE CASTRO MIRANDA: Diogo saiu de Minas Gerais aos 18 anos, para cursar enfermagem em São José do Rio Preto. Concursado em 2011 pela Prefeitura de Vinhedo, dedicou-se ao serviço de urgência do município até o ano de 2015, trabalhando no Pronto Atendimento da Capela e na Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas.  Durante os trabalhos na área de urgência notou o real desafio da saúde, a atenção primária. Trabalha desde 2015 na atenção básica da Capela e é preceptor do 1º ano da Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic.

Diploma de Reconhecimento – PROJETO BOLEIROS OUSADOS, representado por Luiz Cláudio de Oliveira: Fundado no ano de 2015, o Projeto Boleiros Ousados não tem fins lucrativos, e tem como princípio atender crianças e adolescentes da cidade, fazendo sua inclusão ao meio social através do esporte. As atividades são realizadas no CER José Humberto Dias (Campo da Canudos), aos sábados das 8:00 às 12:00 horas.  O projeto busca oferecer atividades que supram as necessidades das crianças em ocupação de seu tempo livre, com atividades saudáveis e que auxiliem na formação do seu caráter.

Diploma do Mérito Policial – JOSÉ ROBERTO GOMES DA SILVA: Silva começou a trabalhar com oito anos de idade, como jardineiro.  Em 1985, foi convidado a fazer um teste para trabalhar na Guarda Civil Municipal de Vinhedo, onde permanece até hoje.  Foi um dos primeiros Guardas de Vinhedo a fazer um curso de resgate. De 1989 a 1995, prestou serviços na Delegacia da Polícia Civil no município. De 1995 a 2010 trabalhou no patrulhamento ostensivo com motocicletas, o GAM (Grupo de Apoio com Motocicletas), hoje ROMU. Em 2011 voltou a prestar serviços na Polícia Civil.

Título de Cidadão Vinhedense – ADILSON PICOLOTTO: “Dico” nasceu em Jundiaí em 1963, mudando-se para Vinhedo já em 1970.   No ano de 1982 ingressou nos quadros do Exército Brasileiro como Recruta da Companhia de Comando e Serviço no Pelotão de Saúde, no 2° Batalhão Logístico na cidade de Campinas, e desde 2013 passou para a reserva remunerada.  Como militar, foi condecorado com inúmeras medalhas, como: Medalha Passador de Bronze com mais de dez anos de serviços; Medalha Passador Prata com mais de vinte anos de serviço; Medalha Passador de Ouro com mais de trinta anos de serviço; Medalha Desportiva Militar, além de vários certificados e diplomas por uma vida dedicada ao Exército Brasileiro e, acima de tudo, a nossa cidade de Vinhedo, e a nossa Pátria.

 

Homenageada do vereador EDSON “PC”

Diploma de Mérito “Zumbi dos Palmares” – ANTÔNIA DE OLIVEIRA SILVA: Antônia de Oliveira Silva nasceu e foi criada em Vinhedo. “Toninha Preta” participou de desfiles e baterias de escolas de carnavais na cidade, sempre representando sua comunidade e a origem negra.  “Preta” trabalhou na Santa Casa de Vinhedo e Lar da Caridade, lugares onde aprendeu a lidar com vários tipos de pessoas e culturas.  Atualmente, ajuda nas atividades domésticas e na educação dos netos e bisneto, onde sempre faz questão de demonstrar a sua origem e cultura afro-brasileira.

 

Homenageados do vereador EDU GELMI

Diploma do Mérito Administrativo – CAMILA CRISTINA DO NASCIMENTO: Camila iniciou sua vida profissional aos 14 anos, na empresa Carborundum Abrasivos, pela AVEHA – Associação Vinhedense do Homem de Amanhã.  No ano de 2005 teve a oportunidade de ingressar na autarquia municipal SANEBAVI – Saneamento Básico Vinhedo. Prestou concurso público no ano de 2010, exercendo função administrativa com amplo conhecimento na área.  Desde então, é funcionária concursada e de carreira, sempre obtendo desempenho profissional satisfatório, contribuindo para a qualidade dos serviços prestados à municipalidade.

Diploma do Mérito Esportivo – PEDRO LUIS TROVO: Pedro conheceu o esporte através do futebol, e começou a participar do time da Santa Cândida FC em 1984.  No ano de 1996 a equipe da Santa Cândida FC participou pela primeira vez do Amador da cidade, e Pedro veio a ser vice-campeão.  No ano seguinte, em 1997, a equipe da Santa Cândida FC conquista seu primeiro título: a Taça Vinhedo.  No ano de 1998, já como técnico do Santa Cândida FC, conquista mais um título, e outro em 1999, dessa vez como jogador do E.C. Capela, no Campeonato de Veteranos.  No ano de 2012 recebeu o convite dos dirigentes do Palmares, equipe que disputa a 1ª Divisão do Amador de Vinhedo, para ser técnico da equipe, já tendo conquistado um Campeonato Amador e uma Copa Vinhedo com o time.

Diploma do Mérito Policial – ANTONIO CARLOS DE SOUZA: Antônio Carlos de Souza ingressou, com satisfação, na Guarda Municipal de Vinhedo em 1º de fevereiro de 1990. Conta com 28 anos de bons trabalhos prestados à população vinhedense e adora o que faz.  Atuou na divisão Canil por quatro anos e desde então atua na fiscalização de trânsito.

Título de Funcionário Público Municipal do Ano – NIVALDO LIMA SILVA: Nivaldo nasceu em Itapetinga – BA, em 14 de novembro de 1964, e há 21 anos reside em Vinhedo, no bairro da Capela.   Casado com Vera Lúcia Valeriano Santos, é pai de quatro filhos: Jéssica, Lucila, Nivaldo Jr e Caroline.  Há 11 anos foi aprovado em concurso público, e desde então trabalha na autarquia SANEBAVI – Saneamento Básico Vinhedo, exercendo a função de encanador.

Título “Mulher Destaque” – VERA LÚCIA BOMBONATTI SEGATTO: Vera Segatto formou-se em Pedagogia, com pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos e especialização em Gestão para o Terceiro Setor.  Em 2002 passou a integrar a Equipe de Gestão do CEPROVI – Centro de Educação Profissional de Vinhedo, ocupando a função de gerente de gestão escolar, e desde 2013 ocupa a coordenação geral da instituição.  Coordena também os projetos sociais do Selando Parcerias da Prefeitura Municipal de Vinhedo, quais sejam: Construindo o Futuro, para adolescentes e jovens de 15 a 18 anos; Profissionalizando Cidadãos da EJA – Escola de Jovens e Adultos; e PROFITEC – bolsas gratuitas de cursos técnicos para moradores de baixa renda.

Título “Prêmio de Eficiência” – PATRÍCIA MARIANA CARVALHO MAZZANTE IANSEN: Patrícia é fonoaudióloga formada pela PUC-Campinas e especializada em linguagem pela FCMSCSP. Trabalhou por oito anos na Escola de Educação Especial da APAE-Campinas e por um ano no LarCab em Vinhedo.  Desde a formação acadêmica trabalha na clínica Espaço Saúde Vinhedo e desde 2016 atua também como sócia na clínica Equipe Arco-Íris em Campinas.   Tem vasta formação acadêmica complementar, sempre direcionada ao atendimento de crianças com deficiência intelectual, deficiências múltiplas, autismo e transtornos do desenvolvimento.

Título de Cidadã Benemérita – VANDERLI APARECIDA FRANCO BERLINI: Em 1984 Vanderli conheceu Dona Neusa Campanile, que a levou ao Centro Anjo Ismael, onde conheceu Dona Olga (Paulo de Tarso) e através de ambas descobriu a Doutrina Espírita. Em 1993, alguns amigos conheceram o inesquecível Sr. Spartaco Ghilardi, do Grupo Espírita Batuíra de São Paulo, e foi através deste que em setembro de 1993 foi fundado o Centro Espírita Batuíra de Vinhedo.  Iniciaram a construção da sede do Batuíra em junho de 1999.  Em janeiro de 2000 estavam em sede própria.  Em 2009 Vanderli optou por deixar a presidência do Centro Espírita Batuíra de Vinhedo, após 16 anos, para fazer parte da Diretoria.

Título de Cidadão Vinhedense – OCLESIO ANTONIO REBUSTINI, representado por Renata Rebustini: Oclésio chegou a Vinhedo em 1967, onde já formado farmacêutico fundou, na Rua Manoel Matheus, uma das primeiras farmácias da nossa cidade, a Drogaria Santa Cruz. Oclésio também se dedicou à cidade de Vinhedo como vereador. Foi eleito em 1996 pelo PTB e exerceu seu mandado até o ano de 2000. Durante seu mandato participou de importantes trabalhos na cooperação para os benefícios da população.

 

Homenageados do vereador GERALDINHO CANGUSSÚ

Diploma de Mérito “Dr. Manoel Matheus Netto” – MARIA DAS GRAÇAS VICENTE DE FREITAS ARAÚJO: Maria das Graças, enfermeira e professora, com especialização em Saúde Pública, formou-se em 1983, pela Faculdade de Enfermagem de Araras e Saúde Coletiva da Unicamp. Participou como coautora no livro Ações de Enfermagem em Saúde Pública e Doenças Transmissíveis, da Editora Bezerra Araújo, e da equipe técnica da ONG Pró Mulher, na elaboração de material educativo sobre saúde do adolescente em parceria com a E.E.P.G. Maria Augusta Saraiva. Muito prestativa e com um profissionalismo ímpar, atua na Secretaria da Saúde de Vinhedo, desde julho 1997, nas áreas da Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Vigilância Epidemiológica e Imunização.

Diploma do Mérito Administrativo – SILVANA APARECIDA TOSTA THOMÉ: Formada em Magistério, Normal Superior e Pedagogia, e pós-graduada em Neuropsicopedagogia e Contação de História, Silvana ingressou como funcionária pública em 1994 no CEI Saci Pererê, atuando na Educação Infantil e creche como estagiária durante quatro anos. Concursada desde 2001, como monitora de Educação Infantil, trabalhou 12 anos como assistente de coordenação de unidade escolar, quatro anos como gestora de creche.  Há cinco anos atua na direção do Centro de Educação Infantil Pedrinho, onde realiza um ótimo trabalho, que envolve toda a comunidade escolar, em particular os pais e responsáveis, buscando sempre o desenvolvimento na sua totalidade de todas as crianças atendidas. São 25 anos de dedicação na Educação Infantil de Vinhedo.

Diploma do Mérito Policial – GILBERTO JULIANO MARCELINO: O GCM Subinspetor Gilberto Juliano Marcelino presta serviços como Guarda Municipal para a comunidade vinhedense desde março de 1999. Gilberto teve oportunidade de atuar em vários agrupamentos, como Equipe do Canil, Grupo de Ações Preventivas-GAP e Ronda Ostensivas Municipal-ROMU, e foi ainda supervisor da Equipe de Inteligência, Monitoramento e Comunicação.  Atualmente é subinspetor e instrutor na Escola de Formação e Requalificação da Guarda Municipal de Vinhedo, ministrando várias disciplinas como Armas de Fogo, Munições e Tiro, Técnicas Tático-operacional e Legislação.   Marcelino também é bacharel em Direito.

Título de Funcionário Público Municipal do Ano – NELSON ADEMIR ORMENEZE: Nelson Ademir Ormeneze se formou como torneiro mecânico pelo Senai, mas desde sempre preferiu ficar junto da sua família, trabalhando com plantações, granjas e fabricação de vinho. Sempre trabalhador, depois de deixar os negócios da família foi recebido como zelador do Espaço Cultural de Vinhedo, hoje Centro Cultural Engenheiro Guerino Mário Pescarini. Definir o senhor Nelson é tarefa árdua. Para a esposa, Marta, é o marido cuidador, que não mede esforços para agradar, mesmo que tenha que acordar 4h30 da manhã todos os dias e acompanhá-la ao trabalho. Para as filhas Thaine, Jéssica e Michele é o melhor pai do mundo, o maior herói que alguém pode ter. É um homem esforçado, que não sabe dizer não a ninguém.  É altruísta e amoroso com todos ao seu redor.

Título de Cidadã Benemérita – MARIA APARECIDA ALVES CRUZ:  Senhora Maria mudou-se para Vinhedo em 1991.  Após 10 anos em Vinhedo conseguiu realizar o sonho da casa própria.  Mesmo em meio a muitas dificuldades sempre tinha tempo para se dedicar ao próximo; nas comunidades Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima, realizou um belo trabalho na catequese de crianças e adultos, na liturgia, na música e em especial na Pastoral da Criança, onde com muito carinho, auxiliava as mães carentes no cuidado dos seus filhos. Acolhia moradores de rua e mulheres grávidas ajudando no que era possível. Ainda nos dias de hoje, mesmo com muitos problemas de saúde, com a coluna fraturada após uma queda, continua no cuidado e dedicação à família e na visita aos idosos e enfermos, levando uma palavra de conforto aos que mais precisam.

Título de Cidadão Vinhedense – PADRE EMERSON DE ALMEIDA AMARAL: Padre Emerson passou por dois anos de acompanhamento vocacional pelos padres estigmatinos antes de entrar no Seminário Propedêutico, em Ribeirão Preto (1997). Fez Filosofia na PUC-Campinas (1999); noviciado em Uberaba (2002); Teologia pelo ITESP, em São Paulo (2003); em 2006, foi ordenado diácono pelas mãos de Dom Nelson, bispo da diocese de Santo André (São Caetano do Sul-SP) e presbítero, pelas mãos de Dom Antônio Guimarães Rezende, bispo da diocese de Caetité (Itararé-SP). Em 2008, recebeu de Dom Bruno Gamberini a nomeação de vigário paroquial da Paróquia Sant´Ana, em Sumaré. Em dezembro de 2015 foi nomeado primeiro pároco da Paróquia São Francisco de Assis, em Vinhedo, e sua posse ocorreu em 30 de janeiro de 2016, no mesmo dia em que a Paróquia foi criada. Foi incardinado na Arquidiocese de Campinas no dia 24 de abril de 2018.

 

Homenageados do vereador licenciado MÁRCIO MELLE:

Medalha “Ayrton Senna da Silva” – ALCIDES VENDEMIATTI JUNIOR: Junior Vendemiatti é formado em Direito e pós graduado em Administração no ramo do Direito Público, especializado em Gestão de Pessoas com ênfase em Administração Pública. Junior ocupou a direção do PROCON de Vinhedo por seis anos. Foi um dos idealizadores do Primeiro Fórum de Procons do Interior Paulista, sendo secretário e conselheiro do Fórum, junto à empresa Companhia Paulista de Força e Luz teve assento como conselheiro, representando o poder público, compôs a primeira Corregedoria da Guarda Municipal de Vinhedo atuando como corregedor, foi eleito vereador de 2008 a 2011, e vice presidente da Câmara. Em abril de 2016 foi convidado pelo prefeito Jaime Cruz a assumir a Secretaria de Assistência Social, e em março de 2017 assumiu a Secretaria de Transporte e Defesa Social, novamente a convite do Prefeito Jaime Cruz.

Ordem do Mérito Legislativo Municipal – PADRE CARLOS JOSÉ LEMOS NASCIMENTO: Carlos José Lemos Nascimento deflagrou muito cedo sua vocação ao sacerdócio. Entrou no Seminário de Filosofia da Arquidiocese de São Paulo em 1988, ingressou no curso de Psicologia em 1991, mas a vocação sacerdotal falou mais alto nesse tempo de reflexão e ele deixou tudo e foi para o seminário novamente para fazer Teologia na Pontifícia na Universidade Nossa Senhora Assunção. Após o terceiro ano de Teologia, em 1994 foi ordenado diácono e, finalmente, em 1995, foi ordenado presbítero. Em 2005 recebe o título de bacharel em Psicologia e Psicólogo. Começa também a clinicar no Ipiranga. Num retiro do clero de Campo Limpo conhece Dom Bruno Gamberini que o acolhe na Arquidiocese de Campinas em 2008. Em agosto de 2017 Padre Carlos assume como pároco a Paróquia São Sebastião em Vinhedo, estando até o momento.

Diploma de Mérito “Dr. Manoel Matheus Netto” – ELISÂNGELA MARIA THEZOLIN DA SILVA: Elisângela Maria Thezolin da Silva é enfermeira formada pela Universidade Paulista UNIP, e pós-graduada em Urgência e Emergência pela Universidade Uniasselvi – Porto Alegre.  Enfermeira concursada na Prefeitura de Vinhedo há seis anos, começou a desenvolver seus trabalhos na cidade no Pronto Atendimento do bairro da Capela, posteriormente no UPA 24h e atualmente no Centro Médico Dr. Manoel Matheus Netto. Profissional competente e apaixonada pela profissão, se destacou em todos os lugares em que trabalhou em nosso município, sempre atendendo com carinho e dedicação a comunidade. Hoje é chefe do setor de enfermagem do CIS, atendendo diariamente centenas de pessoas.

Diploma de Reconhecimento – ASSOCIAÇÃO REENCONTRO – CENTRO DE TRATAMENTO PARA DEPENDENTES DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS, representada pela presidente Graziele Vieira de Carvalho: A Associação Reencontro tem como objetivo trabalhar com abrigo, albergue, amparo, apoio, tratamento, recuperação social de vidas para indivíduos com histórico de dependência de álcool e outras drogas, jogos e compulsivos.   A entidade nasceu de um projeto idealizado por Nilson Costa Carvalho, ele mesmo uma pessoa que passou pelo processo de recuperação e teve a certeza de que as pessoas tratadas com dignidade, recuperando os seus valores e aprendendo a viver no seio da sociedade e da família, de forma produtiva, conseguiriam ajudar a reinserir esses indivíduos.  Em 2016 foi estabelecido um convênio com a Prefeitura de Vinhedo para acolhimentos de pessoas com alta vulnerabilidade social e que se encontram em situação de rua e integra a Proteção Social Especial de Alta Complexidade, do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, por meio da Resolução CNAS nº 109/2009.

Diploma do Mérito Administrativo –  EDISON CARLOS RUIZ: Na vida pública, Edison Ruiz é reconhecido por sua experiência, retidão, seriedade e respeitado por todos na cidade de Vinhedo. Foi eleito vereador em 1976, pelo MDB, com 26 anos, e eleito presidente da Câmara Municipal para o biênio 1979-1980. Participou da administração do prefeito Jonas Ferragut, nos períodos de 1983-1988, como secretário de Administração de 1993-1996, como chefe de gabinete. Também esteve na administração da prefeita Angelina Frare Tobias, em Morungaba, de 1997-2000. Em 2005, assumiu o cargo de chefe de gabinete, depois secretário de Governo, na gestão do prefeito João Carlos Donato, em Vinhedo, até 2008.  Em 2013, foi convidado pelo então presidente da Câmara, vereador Rubens Nunes, a assumir o cargo de diretor geral da Câmara Municipal de Vinhedo até 2014, permanecendo no cargo a convite do presidente Márcio Melle, no biênio 2015-2016. Em 2017, foi convidado pelo prefeito Jaime Cruz a ocupar o cargo de secretário de Governo.

Diploma do Mérito Esportivo – FÁBIO PEREIRA CRUZ: Fábio Pereira Cruz é ex-atleta, graduado em Educação Física com especialização em Desenvolvimento Motor e Ginástica Olímpica. Como atleta defendeu a equipe de Jundiaí em várias competições regionais e estaduais.  Atualmente Fábio é coordenador da empresa KG Esportes, professor no Colégio Anglo e professor de ginástica na Prefeitura de Vinhedo, uma história que começou há 16 anos. Em 2002, com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer, foi implantado em Vinhedo o projeto de ginástica olímpica com objetivo de difundir a modalidade, ministrar aulas para crianças e adolescentes, descobrir talentos e formar equipes para defender Vinhedo em várias competições.  Hoje atende 350 alunos nas duas academias de ginástica da Prefeitura de Vinhedo.

Título de Funcionária Pública Municipal do Ano – MILENI DE ANDRADE PULGA DOS SANTOS: Mileni de Andrade Pulga dos Santos ingressou na Prefeitura de Vinhedo, por meio de concurso público, como monitora de Educação Infantil, no ano de 2001. Como tinha experiência jurídica no Fórum deste município foi transferida, após um mês, para a Secretaria de Negócios Jurídicos, onde permaneceu por 14 anos.  Ao longo desse período se formou em Direito, teve êxito no exame da Ordem dos Advogados do Brasil e fez pós- graduação, MBA, em Administração Pública e Gerência de Cidades. Em 2015 recebeu do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Gilberto Lorenzon, convite para laborar nesta Secretaria, onde permaneceu até dezembro de 2016.  Desde 2017 exerce a chefia de gabinete da Secretaria de Educação.

Título “Mulher Destaque” – HELOISA SPANHOLETO DA SILVEIRA BUENO: Heloisa Spanholeto da Silveira Bueno é vinhedense, empresária do ramo de eventos.  Em 2007 concluiu a restauração de um casarão, e o imóvel centenário passou a receber eventos como festas de aniversários, casamentos, confraternizações entre outras reuniões. O local, hoje muito conhecido na cidade e na região, leva o nome de Vilabella Eventos, e oferece excelente infraestrutura e tem capacidade para atender até 250 pessoas no salão principal, onde os convidados podem desfrutar de muita praticidade e tecnologia, sempre mesclando com um ambiente rústico.

Título de Cidadão Benemérito – JOVAIR DE JESUS – “GUILA”: Jovair de Jesus, nascido em Vinhedo e mais conhecido como Guila, teve toda a sua trajetória, realização pessoal e profissional alcançadas na nossa cidade. Casado e com três filhos, trabalhou desde os 12 anos nas oficinas de funilaria e pintura da cidade, e há 20 anos montou a sua própria oficina, a Guila Reparos Automotivos.  Hoje Guila também se dedica a alegrar as manhãs da nossa cidade com o programa Amanhecer do Sertão, na rádio comunitária Capela FM, que traz a simplicidade, saudosismo e o melhor da música raiz sertaneja.  Sempre atento aos mais necessitados da cidade, Guila dedica boa parte do seu tempo ao trabalho voluntário.

Título de Cidadão Vinhedense – LIVISTON SERAFIM: Liviston Serafim, muito conhecido como Ton, há 30 anos reside em Vinhedo, cidade que aprendeu a amar e onde fixou importantes raízes. Liviston trabalhava como gerente bancário e foi transferido de Curitiba para Campinas. Formado pela primeira turma da Faculdade de Vinhedo, foi servidor público no mandato do ex-prefeito Jonas Ferragut e nos dois mandatos do prefeito Milton Serafim, desenvolvendo atividades na Secretaria da Fazenda e participando ativamente do grupo de projetos que implantou o PAT e o CEPROVI em Vinhedo, dois grandes projetos que atualmente geram grandes benefícios aos vinhedenses. Na atualidade, Liviston possui um escritório de contabilidade e realiza diversas ações sociais, como por exemplo, palestras para grupos familiares, entidades e empresas.

 

Homenageados do vereador RODRIGO PAIXÃO:

Diploma de Reconhecimento – MOVIMENTO CONSCIÊNCIA LIMPA, representada por Luiz Vieira: O Movimento Consciência Limpa – MCL foi fundado em 2012, no período de campanha eleitoral, tendo como principal intuito combater a compra de votos e conscientizar os cidadãos. Com o passar dos anos o movimento foi ganhando espaço e a confiança dos leitores, chegando a ter mais de 17 mil membros no Facebook.  O movimento é suprapartidário e hoje conta com sete moderadores: Thiago Carandina, Carol Abílio, Anderson Sabino, Danilo Schiezaro, Luiz Vieira, Cassia Rosate Lopes e Silla Taves.  MCL atua tentando trazer a sociedade vinhedense para a política.

Diploma do Mérito Administrativo – MARIANA MARETTI MARANGONI VALLI: Mariana Maretti Marangoni Valli atuou como assistente social nos setores de recursos humanos de grandes multinacionais, como Mahle Indústria e Comércio LTDA e Rodhia Brasila LTDA. Já no terceiro setor atuou em penitenciárias e em serviços de proteção a crianças e adolescentes, nas modalidades abrigo e família acolhedora. Desde 2012 está na Secretaria de Assistência Social de Vinhedo, tendo atuado na Proteção Social de Média Complexidade; no serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) em situação de risco social ou que tiveram seus direitos violados; e como técnica de referência da proteção social de alta complexidade junto às organizações da sociedade civil (OSCs).  Atualmente está na gestão das parcerias com as OSCs e é conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.

Diploma do Mérito Ecológico – SILVIO TADEU PINA: Silvio Tadeu Pina é sócio e responsável técnico da empresa Pina Arquitetura. Participou de planos diretores, incorporações, construções e projetos, tendo já efetuado 24.000 m² de incorporações, 58.030 m²  de construções e 581.000 m²  de projetos. Foi presidente do IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil – Núcleo ABC; presidente do Colégio Executivo do Fórum da Cidadania do Grande ABC (1998-1999); membro do Conselho Consultivo do Fórum da Cidadania do Grande ABC; e membro do Conselho Deliberativo da Câmara Regional do Grande ABC. Participou da 3ª e 4ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo e em 1997 recebeu a Medaille de Reconnaissance, outorgada pelo Institut Humaniste Reconnaissance, Paris, Observateur Permanent prés L’ONU. Silvio integra desde a criação o movimento Parque Fazenda Cachoeira, que luta para que a Prefeitura compre a área e a transforme em um grande Parque Ecológico, com livre acesso à população.

Diploma do Mérito Esportivo – MARIA ELESSANDRA DA ROCHA PEREIRA: Maria Elessandra da Rocha Pereira começou a jogar vôlei ainda na escola e hoje possui um extenso rol de premiações.  Na modalidade de quadra foi campeã do Campeonato Municipal de 2016, da Copa Afinco 2016, 1º lugar na Liga da Amizade 2017 e 3º lugar no Sampa Open 2017, dentre outros pódios.  Já pelo vôlei de areia foi campeã dos Jogos Mistos Santa Cruz da Conceição 2015,  do Circuito Livraré Itaí 2016, do Torneio Amigos do Aquárius 2016, do Torneio Municipal 2016 e do Torneio Vôlei de Praia Jundiaí 2017.

Título de Funcionário Público Municipal – LEONARDO GALERA MACIEL: O primeiro contato de Leonardo com o serviço público foi em 2013, com 17 anos, quando prestou concurso para estágio de ensino médio, no qual errou apenas uma questão ficando em segundo lugar. Foi chamado para estagiar no departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Vinhedo, onde ficou cerca de um ano e meio.  Em 2015, Leonardo prestou concurso para Auxiliar de Serviços II e foi chamado para exercer a função na Secretaria de Assistência Social, onde está até o momento.  Na Secretaria de Assistência Social desempenha múltiplas funções, auxilia na parte de informática, recursos humanos, recepção, dentre outros serviços gerais do prédio.

Título “Prêmio de Eficiência” – ARLETE STERZEK DIAN: Arlete Sterzek Dian desde 1998 luta pela criação e execução de Políticas Públicas no segmento da Pessoa com Deficiência. Participou da Comissão Permanente da Pessoa Portadora de Deficiência no Conselho Municipal de Assistência Social, onde foi conselheira até 2006, buscando a criação do na época denominado Conselho Municipal de Atenção à Pessoa Portadora de Deficiência. Criado em 2003, Arlete assumiu a presidência do Conselho nas gestões 2003-2005 e 2005-2007.  Participante de movimentos sociais, Arlete colaborou e colabora com diversas Organizações da Sociedade Civil, atuando junto aos Conselhos Municipais de Assistência Social, dos Direitos da Pessoa com Deficiência (que colaborou para a criação), dos Direitos da Criança e do Adolescente de 2007-2017 e de Políticas sobre Drogas (COMUD) de 2016-2017.

Título de Cidadão Benemérito – SYLLA JOHN LERRO TAVES: Sylla John Lerro Taves é professor universitário, engenheiro de produção e engenheiro de segurança do trabalho, jornalista especializado em comunicação da ciência e tecnologia, produtor cultural e pesquisador com mestrado e doutorado em Economia Criativa pela UNICAMP.  Atuou como professor universitário na UNICAMP, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Anhanguera Educacional e como professor visitante na Universidade de Salamanca na Espanha, universidade que completa 800 anos de história em 2018.  Através de suas atividades acadêmicas e profissionais junto às universidades de Salamanca e UNICAMP conseguiu viabilizar a participação de Vinhedo na Empirika 2012, Feira Internacional de Ciência, Tecnologia e Educação. Em 2009 recebeu o prêmio de melhor projeto de divulgação de ciências da América Latina pela REDPOP com a exposição de nanotecnologia “NanoAventura”; e  em 2008, prêmio de melhor vídeo científico do MERCOSUL pelo vídeo didático sobre nanociência.

Título de Cidadã Vinhedense – RAFAELLA GIRALDI: Rafaella Giraldi desde 1999 empreende e gera empregos em Vinhedo. Em 2005 fundou a MacPoli Cursos Profissionais, escola de cursos profissionalizantes que já formou mais de 10 mil alunos vinhedenses nas diversas áreas de qualificação profissional. Além disso, também empreendeu recentemente em Vinhedo em um salão de cabeleireiro, gerando mais empregos na cidade.  Rafaella já foi destaque em uma matéria e participou do programa “Pequenas Empresas, Grandes Negócios”.  Atualmente é vice-presidente da Associação Comercial de Vinhedo, onde representa os interesses dos comerciantes da cidade.

 

Homenageados do vereador RUBENS NUNES:

Diploma do Mérito Esportivo – ELENITA BRANDÃO MAGALHÃES: Elenita Brandão Magalhães se destaca pelo trabalho social relacionado ao futsal com crianças e adolescentes. Junto a seu pai, fundou o time de futsal do Parque Iolanda, com equipes nas categorias sub 11 e sub 13.  No ano de 2017 foi firmada uma parceria com o time E.C. Vila João XXIII, e desde então o time de futsal do Parque Iolanda passou a chamar-se E.C. Vila João XXIII / Parque Iolanda.  O objetivo do projeto vai além de proporcionar a vivência do futsal, como resgatar os princípios de Deus, de forma com que os envolvidos compreendam a importância da família, das amizades e do respeito ao próximo através das atividades desenvolvidas.

Diploma do Mérito Policial – CÁSSIO ROGÉRIO VICENTINI: Natural de Vinhedo, Cássio Rogério Vicentini é casado com Eunice Lobo Vicentini e é pai de três filhos, Helen, Laila e Cássio Junior.  Guarda Civil Municipal há 24 anos, Cássio ingressou na corporação por considerar a profissão uma das mais nobres e honrosas que existem, além de ser extremamente gratificante ajudar e proteger o cidadão em quaisquer circunstâncias. Motivado por esse pensamento, Cássio participou de várias ocorrências com admirável bravura em defesa da família vinhedenses. Cássio atualmente é subinspetor, desempenhando a função de líder e direcionando as ocorrências junto aos companheiros de Corporação.

Título de Funcionário Público Municipal do Ano – RICARDO BENEDETTI ROQUE: Ricardo Benedetti Roque é funcionário público há oito anos. Iniciou suas atividades profissionais na Sanebavi como leiturista, e atualmente exerce a função de assistente técnico de perdas em águas tratadas. Exímio profissional, Ricardo não apenas possui o reconhecimento dos demais membros da equipe de trabalho na qual faz parte, como também é reconhecido pelos diretores e secretários pela sua dedicação.

Título “Mulher Destaque” – SANDRA ZINI: Sandra Zini começou sua vida profissional na Unilever, mas logo passou a trabalhar como manicure de forma independente, ofício que exerce há 20 anos.  Há cerca de seis anos se formou em podologia pelo antigo Eidy, e em 2011 montou seu próprio salão de beleza, o Bell Art, situado na Rua das Seringueiras, 287, sala 5, no bairro Nova Vinhedo. Atualmente o Salão conta com seis profissionais (Vanessa, Jana, Priscila, Bruna, a própria Sandra e seu marido Paulo), especializados em maquiagem, design de sobrancelhas, cabelos, manicure e podologia.

Título de Cidadão Benemérito – Dr. WANDERLEY MORELLI: Wanderley Morelli é advogado, e fundou a AudaxCO em 1982, uma empresa familiar do segmento de higiene e limpeza profissional. Com mais de 150 colaboradores, a AudaxCO é uma holding que abriga uma indústria química e um centro logístico na cidade de Vinhedo, e uma filial na cidade de Recife. Diante do empenho e perseverança de Wanderley Morelli a AudaxCO se tornou referência no mercado profissional de higiene e limpeza. O portfólio conta com mais de 40 marcas, 200 produtos e 11 categorias diferentes. A busca constante pela excelência, inovação, gestão, qualidade, crescimento sustentável, responsabilidade social e ambiental fazem parte do perfil desse exímio gestor.

Título de Cidadão Vinhedense – Dr. VALDOMIRO JOSÉ CARVALHO FILHO: Dr. Valdomiro José Carvalho Filho é casado com Célia Vieira de Carvalho e pai de quatro filhos, Lilian, Reinaldo, Renan e Rayssa. Advogado inscrito no OAB/SP sob o nº 177.891, Valdomiro exerce advocacia com dignidade e independência, observando os valores éticos, cumprindo com excelência seus deveres profissionais defendendo a Constituição, a ordem jurídica do estado democrático, os direitos humanos e a justiça social através da aplicação das leis.

 

Homenageados do vereador SANDRO REBECCA:

Diploma de Reconhecimento – PASTORAL DA CRIANÇA, representada por Mafalda Gozzo: A Pastoral da Criança é reconhecida como uma das mais importantes organizações em todo o mundo a trabalhar em ações de combate à mortalidade infantil e melhoria da qualidade de vida das crianças e suas famílias. Organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Pastoral é uma instituição de base comunitária que tem seu trabalho baseado na solidariedade e na partilha do saber.  Em Vinhedo, teve início na Paróquia São Sebastião há aproximadamente 20 anos. Posteriormente, este belíssimo trabalho expandiu-se para as Paróquias Sant’Ana, Nossa Senhora de Lourdes e Nossa Senhora Aparecida. Tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças pobres, a partir de ações preventivas de saúde, nutrição, educação e cidadania.

Diploma do Mérito Esportivo – CRISTIAN MARLON PEREIRA DE SOUSA: Cristian Marlon desde muito pequeno demonstrou grande paixão pelo futebol. Em 2010 Cristian é convidado para fazer parte da comissão técnica do time Só Mulekes. Em 2016, junto com toda a equipe, consagra-se campeão do “Capelinha”. No ano seguinte, consagram-se campeões da Série Bronze de Futsal de forma invicta. Em 2018, disputando jogos com equipes competitivas e de alto nível, a equipe Só Mulekes consagra-se, novamente de forma invicta, campeã da Copa Vinhedo de Futsal, cuja conquista foi dedicada por toda a equipe ao grande, eterno e inesquecível fundador do time “Josi”.

Diploma do Mérito Policial – FRANCISCO ASSIS NUNES DE ALMEIDA: Francisco Assis Nunes de Almeida ingressou na Guarda Municipal de Vinhedo em 1997.  Participou de palestras educacionais nas escolas, onde os alunos têm orientação sobre trânsito, combate às drogas, entre outros assuntos, quando integrou o quadro do Patrulhamento Escolar entre os anos de 2014 a 2016.  Francisco chegou ao cargo de sub inspetor e posteriormente passou a ministrar cursos pela Guarda Municipal na formação de outros guardas municipais em cidades vizinhas, como Itatiba.  Carismático, atencioso e profissional, o GCM Francisco tem a confiança e o respeito da população, trabalhando incansavelmente para que nossa cidade seja mais segura e tranqüila.

Título “Mulher Destaque” – ANA CARLA ROTELLA: Ana Carla Rotella é Psicóloga – Terapeuta Comportamental, graduada em Psicologia e Psicopedagogia pela PUCC-Campinas (2004), com formação em Psicologia Clínica Comportamental NAPSI-Campinas, formação em Neuropsicologia Aplicada a Neurologia Infantil – UNICAMP, com aprimoramento em ABA (Grupo Conduzir, UNICAMP, e Grupo Gradual) e diversas formações nas áreas de transtornos comportamentais e de aprendizagem na infância e adolescência.  Em 2005 começou a trabalhar no Lar CAB. Atuou como orientadora e supervisora em escolas municipais e particulares na inclusão de crianças com transtornos comportamentais e de aprendizagem, Transtorno do Espectro Autista, Deficiência Intelectual, Síndrome de Down e outras síndromes.  É proprietária da Clínica Espaço Saúde Vinhedo, que oferece serviços de psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, psicomotricidade, artes – arteterapia, musicoterapia, nutrição e estética corporal.

Título de Cidadão Benemérito – LUIZ MAYER: Luiz Mayer dedicou grande parte do seu tempo aos estudos bíblicos e ao conhecimento espiritual sendo convidado a participar da Toca de Assis como “Leigo Consagrado”. Aprofundando-se nos estudos bíblicos, formou-se em Teologia. Tal formação o deixara apto a lecionar na Escola da Fé. Em Vinhedo, conta com 140 alunos que buscam cada vez mais o aprofundamento da doutrina da fé. A Escola da Fé conta com um canal no Youtube onde os vídeos são disponibilizados semanalmente acessando ”Escola da Fé Católica Luiz Mayer”.  Em outro trabalho social é membro da Pastoral de Rua da Igreja Católica, onde por mais de 10 anos faz a distribuição de roupas e alimentos. Em meio a sua multifuncionalidade, Luiz também é barbeiro em sua própria barbearia, atendendo com qualidade e confiança o público masculino, levando o nome de nossa cidade para grandes eventos do ramo.

Título de Cidadã Vinhedense – NERCY LUÍZA DAL ROVERE SIMÕES DE SOUZA: Com a grande vontade de contribuir no voluntariado de nossa cidade, Nercy Luíza Dal Rovere Simões conheceu o CEIVI – Centro de Especialidades Integradas de Vinhedo e foi amor a primeira vista.  Disposta a colaborar, ela ocupou vários cargos ao longo de 30 anos em diferentes setores da diretoria, tais como: tesouraria, secretaria e seu cargo atual, o de presidente, que desempenha por seis anos.  Nercy destaca que o CEIVI, além do atendimento terapêutico que objetiva a reabilitação, visa ainda garantir direitos de “Vida Plena”, ou seja, participar da comunidade, escola, trabalho, lazer, esporte, habitação, transporte e assim garantir que não haja violação de direitos.

 

Homenageados do presidente da Câmara, vereador NIL RAMOS:

Diploma do Mérito Esportivo – PEDRO CARVALHO: Desde sua chegada na cidade Pedro Carvalho se dedicou ao esporte. Atualmente faz parte da equipe E.C. Foga.  Pizzaiolo por profissão, Pedro atua na área esportiva de forma voluntária, sempre explicando aos atletas a necessidade do respeito, da amizade e do companheirismo, lutando contra toda e qualquer forma de preconceito e discriminação.  Pedro Carvalho também se dedica a auxiliar jovens em situação de vulnerabilidade e, por diversas vezes, ensinou seu próprio ofício para que outros jovens pudessem contribuir com o sustendo de suas famílias de forma honesta.  Hoje, graças ao apoio e parceria encontrado no E.C. Foga, Pedro Carvalho trabalha com mais de 40 jovens com idade superior a 16 anos e, incansável, faz planos para ajudar ainda mais a comunidade, ampliando sua dedicação também para crianças e adolescentes.

Diploma do Mérito Policial – APARECIDA IVONE DOS SANTOS: Aparecida Ivone dos Santos nasceu na cidade de Vinhedo.  Dedicada, iniciou sua trajetória de destaque em 1988, quando exerceu o cargo de recepcionista da Câmara Municipal de Vinhedo. Em 1994 enfrentou disputado certame e foi aprovada em concurso público da Polícia Civil, aprovação que lhe garantiu, em 1995, o ingresso na carreira policial como investigadora.  Lotada na Delegacia de Polícia de Vinhedo, Ivone sempre trabalhou com comprometimento e seriedade, dedicando-se com afinco ao trabalho. Sua competência lhe rendeu, em 2015, a indicação feita pela delegada titular, Dra. Luciana Maria Andrade Botteri, à chefia do setor de investigação da delegacia, função que continua a exercer com maestria.

Título de Funcionário Público Municipal do Ano” – NATAL JOÃO RIBEIRO: Natal João Ribeiro mudou-se definitivamente para Vinhedo no ano de 1972, trabalhando como motorista. Em 1978 foi contratado pela Prefeitura Municipal de Vinhedo para trabalhar como motorista de caminhão basculante, contribuindo para a construção das Represas I e II.   Em 1991 foi promovido a encarregado de limpeza, trabalhando com trator e caminhões na limpeza da cidade.  Em 1994 foi promovido para assessor do diretor da Secretaria de Serviços, sendo responsável por 250 colaboradores na limpeza e serviços gerais na cidade. Um ano depois contribuiu com a construção da Praça do Aquário. Em 2004 foi transferido para o Fórum de Vinhedo para trabalhar de motorista e no apoio aos serviços administrativos. Atualmente, com 70 anos de idade, ele gosta de passar o tempo com a família, viajar e pescar quando pode.

Título “Mulher Destaque” – ANA MARIA FERRAGUT DE OLIVEIRA: Com os estudos concluídos em Vinhedo, no Colégio Santa Filomena, Ana Maria Ferragut de Oliveira foi chamada pelo então prefeito, Dr. Jair Mendes Barros, para trabalhar na Prefeitura em 1971. Atuou por seis anos na secretaria da Escola Estadual Patriarca da Independência, tendo depois sido transferida para a Biblioteca Municipal de Vinhedo, onde se dedicou ao trabalho ao longo de 18 anos como coordenadora. Ana Maria Ferragut de Oliveira foi transferida para trabalhar na então Secretaria Municipal de Educação e Cultura, onde exerceu a função de assistente. Ana Maria permanece já há 23 anos desenvolvendo trabalhos administrativos e de infraestrutura junto à Secretaria Municipal de Educação. Hoje ocupa o cargo de supervisora de divisão.

Título de Cidadão Vinhedense – ANTONIO DONISETE MARIANO: Antônio Donisete Mariano chegou em Vinhedo em 1980, e iniciou sua carreira profissional em 1984, no ramo da panificação. Ingressou na Guarda Civil Municipal de Valinhos no ano de 1988, e já no ano seguinte ingressou na Policia Militar do Estado de São Paulo, onde permaneceu até o ano de 2001, tendo feito diversos cursos de especialização, incluindo o tecnólogo em segurança.  Ingressou na política no ano de 2000, saindo como candidato a vereador nos anos de 2000, 2004, 2008, 2012 e 2016, ficando como suplente nos pleitos.  No ano de 2008, mais uma vez ficou como suplente, chegou a assumir o mandato de vereador.  Foi diretor de segurança de 2008 a 2011, diretor de comércio e indústria de 2011 a 2012, em Vinhedo, e gerente de segurança pública na cidade de Itupeva no ano de 2017. É empresário no ramo de prestação de serviços desde 1988.

 

 

 


Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo

Últimas Notícias

Paulinho Palmeira solicita reparos urgentes em contenção do córrego Pinheirinholeia mais

Vereador Rubens Nunes visita Centro de Lazer da Vila João XXIII e cobra melhorias ao Secretário de Esportesleia mais

Presidente Edu Gelmi e vereadores recebem visita da Rainha e Princesas da Festa da Uva e do Vinho de Vinhedoleia mais

Com Edu Gelmi na presidência, nova mesa diretora da Câmara chefiará os trabalhos do Legislativo no biênio 2019/2020leia mais

Legislativo mantém serviços à população durante o período de recessoleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia