Câmara Municipal de Vinhedo

Câmara Municipal realiza Sessão do Parlamento Jovem e estudantes da rede municipal dão exemplo de cidadania

Evento realizado nessa terça-feira (4) teve início com vereadores e autoridades locais “dando posse” aos jovens parlamentares


Notice: Use of undefined constant alt - assumed 'alt' in C:\Sites\Camara_Vinhedo\wp-content\plugins\lightbox\lightbox.php on line 472
  • 180904_1_Sessao_PJ_MIX_Fotos_Zara_Producoes (22)
  • 180904_1_Sessao_PJ_MIX_Fotos_Zara_Producoes (10)
  • 180904_1_Sessao_PJ_MIX_Fotos_Zara_Producoes (29)
  • 180904_1_Sessao_PJ_MIX_Fotos_Zara_Producoes (15)
  • 180904_1_Sessao_PJ_MIX_Fotos_Zara_Producoes (13)
  • 180904_1_Sessao_PJ_MIX_Fotos_Zara_Producoes (16)
  • 180904_1_Sessao_PJ_MIX_Fotos_Zara_Producoes (14)
  • 180904_1_Sessao_PJ_MIX_Fotos_Zara_Producoes (12)
  • 180904_1_Sessao_PJ_MIX_Fotos_Zara_Producoes (20)
  • 180904_1_Sessao_PJ_MIX_Fotos_Zara_Producoes (19)
  • 180904_1_Sessao_PJ_MIX_Fotos_Zara_Producoes (18)
  • 180904_1_Sessao_PJ_MIX_Fotos_Zara_Producoes (17)
  • 180904_1_Sessao_PJ_MIX_Fotos_Zara_Producoes (27)
  • 180904_1_Sessao_PJ_MIX_Fotos_Zara_Producoes (25)
  • 180904_1_Sessao_PJ_MIX_Fotos_Zara_Producoes (31)
  • 180904_1_Sessao_PJ_MIX_Fotos_Zara_Producoes (30)
  • 180904_1_Sessao_PJ_MIX_Fotos_Zara_Producoes (37)
  • 180904_1_Sessao_PJ_MIX_Fotos_Zara_Producoes (32)
  • 180904_1_Sessao_PJ_MIX_Fotos_Zara_Producoes (40)
  • 180904_1_Sessao_PJ_MIX_Fotos_Zara_Producoes (38)
  • 180904_1_Sessao_PJ_MIX_Fotos_Zara_Producoes (39)

A Câmara de Vinhedo realizou, na terça-feira, dia 4, a cerimônia de posse e a primeira Sessão do Parlamento Jovem. O evento foi realizado no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus, onde os estudantes eleitos para representar sete escolas da rede municipal deram exemplo para o exercício da democracia e cidadania.

Participaram do evento o presidente da Câmara, Nil Ramos (PSDB); o prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz (PSDB); os vereadores Ana Genezini (PMDB), Edu Gelmi (PMDB) e Carlos Florentino (PV); Edson PC (PDT), Flávia Bitar (PDT), Geraldinho Cangussú (PV), Marcos Ferraz (PSD), Paulinho Palmeira (PV) e Rui “Macaxeira” (PSB) e o secretário de Educação, Gilberto Lorenzon.

Durante o evento, quatorze estudantes (dois de cada escola inscrita no Parlamento Jovem) receberam o Diploma de Posse e, na sequência, realizaram sua primeira Sessão Jovem Parlamentar. Na pauta, três propostas para Projeto de Lei, uma Moção de Aplausos e onze indicações.

Com mesa diretiva e seguindo procedimentos fundamentados no regimento da Câmara de Vinhedo, os jovens parlamentares encaminharam a Carta ao Gestor Público – o resultado compilado das sugestões apresentadas pelos estudantes ao longo dos últimos meses de trabalho junto ao projeto Parlamento Jovem.

“Como presidente da Câmara, comprometo-me a ler todas as Cartas apresentadas, assim como encaminhá-las para conhecimento do Executivo e disponibilizar os trabalhos para todos os vereadores e população através do website da Câmara”, declarou o presidente da Casa de Leis de Vinhedo, Nil Ramos.

Na Ordem do Dia, os jovens parlamentares apresentaram, discutiram e votaram três propostas para Projeto de Lei, dispondo sobre programa de conscientização para a correta destinação e descarte de lixo eletrônico; a criação da “rua do lazer”, voltada às práticas de esportes e lazer; e a criação de olimpíadas municipais de Ciências, Português e Matemática.

Todo o conteúdo apresentado pelos jovens parlamentares será encaminhado pela Câmara para ciência do Executivo. Além disso, também será disponibilizado para consulta no website da Câmara.

O secretário de Educação, Gilberto Lorenzon, falou como educador “a Democracia é maravilhosa, mas temos a certeza que a semente plantada é boa”.

“Que bom que a juventude está participando. Quando esse projeto nos foi apresentado, fiz questão de abrir as portas da secretaria da Educação para incentivar a Democracia”, explicou o prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz. “Uma cidade é boa porque tem pessoas boas; é fraterna, porque tem pessoas fraternas. Que a juventude participe da Democracia, e que venha com um coração repleto de paz, porque é disso que Vinhedo precisa”, concluiu o chefe do Executivo parabenizando todos os jovens parlamentares, educadores e familiares ali presentes.

Antes de encerrar o evento, o presidente da Câmara de Vinhedo, Nil Ramos, informou aos presentes que a Mesa Diretiva protocolou um Projeto de Resolução modificando o Regimento Interno do Legislativo, propondo a abertura de espaço para pronunciamento dos grêmios estudantis durante as Sessões Ordinárias do Legislativo. “Se aprovado for, os grêmios poderão levar à tribuna assuntos de interesse da comunidade escolar, nos mesmos moldes que os estudantes aprenderam durante nossas palestras – e que tão bem colocaram em prática nesta noite”.

“Parabéns aos jovens parlamentares. Vocês estão fazendo história! Esperamos que este projeto tenha sido proveitoso e que possa ser modelo para edições ainda melhores”, encerrou Nil Ramos.

 

Jovens Parlamentares

Os jovens parlamentares foram escolhidos nas próprias escolas participantes e desempenham papel semelhante ao do vereador, representando a comunidade escolar. Nesta edição, foram eleitos os seguintes representantes:

Escola Municipal Centro Integrado de Cidadania (CIC) EDUARDO VON ZUBEN:

Andressa Dias de Bessa

Giovana Simão

 

Escola Municipal Dr. Jair Mendes de Barros

Deisiane de Santana Santos (Vice-presidente do Parlamento Jovem)

Beatriz Cardoso Sousa

 

Escola Municipal Dra. Nilza M. Carbonari Ferragut

Ingrid Vitória Lima Cunha

Victor Augusto do Espirito Santo Candido

 

Escola Municipal Integração

Maria Eduarda dos Santos (Presidente do Parlamento Jovem)

Wallace Frangiosi Jorge (1º Secretário do Parlamento Jovem)

 

Escola Municipal Profº ANDRÉ FRANCO MONTORO

Ezequiel Marcelo Cordeiro de Oliveira Santos

Maria Eduarda de Souza Correa

 

Escola Municipal Profº Ricardo Junco Neto

Higor Willian Diniz Ferreira

Sara Correia da Silva (2ª Secretária do Parlamento Jovem)

 

Escola Municipal Profª Darci Ana Dêgelo Briski

Letícia Aguiar Machado

Luana Beatriz Consumatti Issa

 

Explicação Pessoal

Na fase de Explicação Pessoal, sete jovens parlamentares fizeram uso da palavra.

Andressa Dias de Bessa, do CIC Eduardo Von Zuben, enfrentou o nervosismo e foi a primeira a pedir a palavra. “Acho que todas as ideias são boas e gostei do projeto”, discursou.

Beatriz Cardoso Sousa, da EM Dr. Jair Mendes de Barros agradeceu a oportunidade de aprender sobre o funcionamento do Poder Legislativo. “Esperamos que o projeto tenha sequencia, pois através dele será desenvolvida a consciência política, ética e mora dos jovens e, consequentemente, dos futuros cidadãos de Vinhedo”.

Giovana Simão, do CIC Eduardo Von Zuben, destacou a visita que o grupo de jovens parlamentares fez à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo: “eu gostei, aprendi várias coisas, principalmente na visita à São Paulo”.

Higor Willian Diniz Ferreira, da EM Profº Ricardo Junco Neto afirmou que compreendeu “que ser político traz grandes desafios e que isso não pode ser feito sozinho, sendo importante a ajuda de outras pessoas” Consciente de sua responsabilidade representando sua escola, disse que espera ter contribuído e finalizou esperançoso: “esperamos que os vereadores possam aproveitar algumas dessas ideias”.

Letícia Aguiar Machado e Luana Beatriz Consumatti Issa, da Escola Municipal Profª Darci Ana Dêgelo Briski, foram juntas à tribuna para ler o documento elaborado na escola. Criativos, os alunos finalizaram suas sugestões em forma de poema na Carta a Gestor Público. “Estamos tentando ajudar / com o mínimo abraçar / ideais, problemas…/ em busca de uma solução./ Estamos fazendo o mínimo / o mínimo para a população.”, iniciaram as jovens parlamentares. Além da leitura da Carta, as estudantes consideraram que “o mais legal do projeto Jovem Parlamentar foi que pudemos não só ver e entender o processo, mas também participar dele, como estamos fazendo hoje”.

Maria Eduarda dos Santos, da Escola Municipal Integração, explicou que o projeto permitiu e ensinou a concordar e discordar até chegar a um objetivo, que é o bem maior do bem em que vivemos. “Gostaríamos que os senhores possam tornar concretas nossas reivindicações. Somos jovens, prontos para aprender, para inovar… somos a esperança”, finalizou a presidente do Parlamento Jovem.

Wallace Frangiosi Jorge, também da Escola Municipal Integração, encerrou a fase de explicação pessoal homenageando todos os professores, em especial a professores Cássia Selene Donato Gagliardi, Sônia Regina Alves Terra e Nadir Ferreira Alves da Escola Integração. “É um dos melhores projetos que eu já vi. Além de unir professores e alunos, nos conecta ao que acontece na cidade, no estado e no país. Foi incrível conhecer a Assembleia Legislativa. Gostei muito e gostaria que todos pudessem ter uma experiência como essa, de enxergar mais de perto os pequenos detalhes que regem a nossa cidade”.

 

Reconhecimento

Na fase de Expediente, os estudantes registraram e aprovaram por unanimidade a Moção de Aplausos nº 1 aos professores e coordenadores das Escolas Municipais Centro Integrado de Cidadania (CIC) Eduardo Von Zuben; EM Dr. Jair Mendes de Barros; EM Dra Nilza Maria Carbonari Ferragut; EM Integração; EM Professor André Franco Montoro; EM Professor Ricardo Junco Neto e EM Professora Darci Ana Dêgelo Briski, pela dedicação e contribuição na construção da democracia.

Vinte e cinco educadores foram nomeados no documento e receberam um certificado assinado pelos jovens parlamentares:

  1. Átila Ferreira da Rocha
  2. Cássia Selene Donato Gagliardi
  3. Ciro Ferreira Faro
  4. Eli Tereza Cardoso
  5. Elisângela Barbosa
  6. Flávio Cremasco Ferreira
  7. Gilberto Braziato (vice-diretor)
  8. Jane Tânia de Souza
  9. Lucimara Aparecida Luiz
  10. Magali Sichetti
  11. Mayra Cristina Santos B. de Assumpção
  12. Moacyr Manfrim Junior
  13. Nadir Ferreira Alves
  14. Paula Gomes Macário
  15. Pedro Luiz Sebastião Vieira
  16. Pedro Victor de Carvalho Corrêa
  17. Renata Correia Silva dos Santos
  18. Ricardo Cury
  19. Sônia Regina Alves Terra
  20. Talita Cristina Mello de Oliveira
  21. Valderson Salomão da Silva
  22. Viviane Moitinho da Silva
  23. Wagner José da Silva
  24. José Flávio Von Zuben Filho
  25. Elaine Cristina Vieira Ferraz.

 

Parlamento Jovem

Criado por meio do Decreto Legislativo nº 109/2017, o Parlamento Jovem realizou neste ano vinte palestras com o tema “Três Poderes, Ética e Cidadania”, movimentou 700 estudantes das sete Escolas Municipais de Vinhedo inscritas e quatrocentos jovens na elaboração da Carta ao Gestor Público de Vinhedo.

Desenvolvido pela Câmara de Vinhedo e realizado com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, esta edição 2018 do Parlamento Jovem teve inscrição das escolas municipais Darci Ana Dêgelo Briski, prof. André Franco Montoro, Integração, Jair Mendes de Barros, Nilza Maria Carbonari Ferragut e Centro Integrado de Cidadania – CIC.

 


Fonte: Comunicação Institucional Câmara de Vinhedo

Últimas Notícias

Câmara rejeita relatórios da Comissão Processante e processo é arquivadoleia mais

Permissão para abertura de pequeno comércio em áreas de interesse social é tema de Nil Ramosleia mais

Vereadores se reúnem com Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência para tratar da implantação de serviço especializado de transporte na cidadeleia mais

Vereador Paulinho Palmeira destaca campanha Novembro Azulleia mais

Edu Gelmi explica necessidade de alterações ao projeto de Lei que trata da nova concessão do serviço de transporte públicoleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia

Notice: Use of undefined constant alt - assumed 'alt' in C:\Sites\Camara_Vinhedo\wp-content\plugins\lightbox\lightbox.php on line 472