Câmara Municipal de Vinhedo

Câmara denomina Praça no Jardim Três Irmãos

Presidente da Associação dos Artesãos e Artistas Plásticos do Portal do Cristo fala sobre o Dia Nacional do Artesão

Na noite dessa segunda-feira, 19, a Câmara aprovou por unanimidade o projeto de Lei nº 06/2018, que denomina área localizada na esquina da Rua dos Jatobás com a Rua Pau Brasil, no Jardim Três Irmãos, e Praça Aristides Antônio de Oliveira.

O projeto foi apresentado pelo vereador Paulinho Palmeira (PV), e presta homenagem a um antigo morador da região, já falecido.

Expediente

Na pauta do expediente foram apresentados três projetos de Lei, três projetos de Decreto Legislativo, duas emendas modificativas e duas supressivas à projetos de Lei, quatro requerimentos, seis moções e 20 indicações.

Todos requerimentos e moções foram aprovados por unanimidade.

Tribuna de Representantes

O presidente da Associação dos Artesão e Artistas Plásticos do Portal do Cristo, Amauri Pisani Guimarães, subiu à Tribuna de Representantes para tratar do Dia Nacional do Artesão, a ser comemorado no dia 19 de março.

“Na data de hoje comemoramos o Dia Nacional do Artesão, e no sábado passado realizamos um evento comemorativo na Praça Sant’ana, que foi um sucesso. O Dia do Artesão é comemorado na mesma data de São José, já que, de acordo com a tradição cristã, José e seu filho Jesus eram marceneiros, que na época era um trabalho artesanal. O ano de 2017 foi muito positivo para o nosso artesanato, pois pudemos cumprir nossa meta de cadastrar nossos artesãos na Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades, cujo objetivo é integrar a mão de obra dos artesãos no mercado produtivo; além disso, as associações dos artesãos de Vinhedo estão sendo representadas no Conselho Municipal de Turismo. Já para 2018, estamos desenvolvendo estudos para melhor utilização dos espaços públicos por parte dos artesãos”, explicou.

Explicação Pessoal

Edu Gelmi (MDB) abriu os discursos falando sobre a gestão vinhedense. “Infelizmente a grande maioria dos governos não sabem o que é gestão e planejamento, e esse é o caso de Vinhedo. Nossa cidade nos apresenta problemas em diferentes áreas recorrentemente. Precisa ser implementada de fato a questão da gestão e do planejamento em nossa cidade, se não a administração ficará eternamente ‘correndo atrás do próprio rabo’”.

Irregularidades na prestação de serviço de transporte público foram apresentadas por Edson PC (PDT).  “A planilha de custos apresentadas pela Rápido Luxo como se fosse de 2017 é na verdade do ano de 2015. A empresa apenas alterou o cabeçalho. Se não bastasse, os números apresentados não batem com o apresentados pela Prefeitura sobre os mesmo quesitos, como por exemplo no caso do número de passageiros atendidos e quilometragem percorrida”.

Sandro Rebecca (PDT) destacou a proximidade do Dia Internacional da Síndrome de Down, a ser celebrado no dia 21 de março, quarta-feira. “O tema da inclusão deve ser tratado diariamente, precisa estar nos assuntos de nossa família e trabalho. Eu me pergunto quanto a cidade de Vinhedo tem trabalhado em prol da inclusão. Que aproveitemos a data para fazermos uma pergunta a nós mesmo, sobre o quanto nos esforçamos para que a inclusão seja verdadeira”.

Rodrigo Paixão (REDE) tratou do aluguel de veículos por parte da Prefeitura. “O governo de Vinhedo resolveu renovar o contrato de aluguel de veículos. Na mesma data em que a Prefeitura publicou essa renovação o Tribunal de Contas também publicou o resultado de um Agravo de Instrumento que nega o recurso da administração vinhedense para que não haja uma Ação Civil Pública contra os contratos de veículos, ou seja, temos um novo contrato, porém com os mesmo problemas, recorrentes desde 2010, como o preço elevado, falta de reposição de veículos etc”.

Sobre transporte público, Paulinho Palmeira comentou o pedido de aumento das passagens por parte da empresa concessionária. “A empresa concessionária pediu mais de 10% de aumento, solicitação essa negada pela Prefeitura, uma vez que o ajuste estaria acima do índice inflacionário”.

O presidente da Câmara, vereador Nil Ramos (PSDB), citou os convênios firmados pela Prefeitura com entidades municipais. “Na semana passada fomos na Reencontro, Arca e Associação Musical de Vinhedo, para acompanhar a assinatura de convênio, por parte da Prefeitura, a fim de repassar verbas a essas entidades. Parabenizo a todos os voluntários e profissionais dessas entidades, por tão bem atenderem a nossa comunidade”.

Marcos Ferraz (PSD) falou dos trabalhos da Comissão de Assuntos Relevantes do Transporte Público. “Já nos reunimos na Secretaria, oportunidade em que solicitamos uma série de documentos, dentre os quais a planilha de custos da Rápido Luxo, que agora vemos que veio desatualizada. Convidaremos o secretário para que venha a essa Casa explicar porque nos enviou esse documento”.

Por fim, Flávia Bitar (PDT) anunciou o repasse de verbas à Vinhedo, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Vanderlei Macris (PSDB), para a aquisição de veículo para uso do Departamento de Bem-Estar Animal, da Zoonoses. “Vanderlei Macris é um deputado que sempre ajudou Vinhedo, mas que agora também apóia a nossa causa, do Bem-Estar Animal, e espero que isso seja só o começo”.


Fonte: Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Vinhedo

Últimas Notícias

Flávia Bitar propõe criação da Procuradoria da Mulherleia mais

Nil Ramos e Ana Genezini pedem agilidade em contrato para recapeamento da Rua João Eduetaleia mais

No Dia do Guarda Municipal, vereador Carlos Florentino ressalta a dedicação da GCM de Vinhedoleia mais

Vereadores comentam trabalhos dos respectivos mandatos na 72ª Sessão Ordinárialeia mais

Vereadores prestigiam evento em reconhecimento aos produtores rurais da Festa da Uvaleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia