Câmara Municipal de Vinhedo

Câmara de Vinhedo entrega homenagens às personalidades do município

Grande público acompanhou o evento, realizado na quarta-feira (31)

  • Sessao_Solene (5)
  • Sessao_Solene (2)
  • Sessao_Solene (3)
  • Sessao_Solene (4)
  • Sessao_Solene

A Câmara de Vinhedo realizou, na quarta-feira (31), a 3ª Sessão Solene da 17ª Legislatura. O evento, realizado no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus, entregou homenagens a personalidades e entidades que prestaram relevantes serviços à comunidade, contribuíram ou ainda contribuem com o crescimento e desenvolvimento de Vinhedo.

Com a presença de autoridades representantes dos três poderes constituídos (Legislativo, Executivo e Judiciário), o evento sob o comando do presidente da Câmara, vereador Nil Ramos (PSDB), entregou honrarias concedidas por meio de Decretos Legislativos, cada qual proposto por um vereador e votado por todos em plenário durante Sessão Ordinária.

Além de Nil Ramos, a vice-presidente da Câmara, Ana Genezini (MDB), o primeiro secretário Edu Gelmi (MDB) e o segundo-secretário, Carlos Florentino, juntamente com os vereadores Edson PC (PDT), Flávia Bitar (PDT), Geraldinho Gangussú (PV), Paulinho Palmeira (PV), Rodrigo Paixão (REDE), Rubens Nunes (MDB), Rui “Macaxeira” (PSB) e Sandro Rebecca (PDT) receberam seus homenageados durante a solenidade, que teve também a importante presença do prefeito Jaime Cruz (PSDB), juiz de Direito da 3ª Vara de Vinhedo, dr. Evaristo Souza da Silva e do Deputado Estadual Itamar Borges (MDB).

Nesta terceira Sessão Solene, os parlamentares agraciaram os homenageados com Diploma de Mérito Dr. Manoel Matheus Netto, Diploma de Mérito Zumbi dos Palmares, Diploma de Reconhecimento, Diploma de Mérito Administrativo, Diploma de Mérito Policial, Título Mulher Destaque, Título de Cidadão Benemérito, Título de Funcionário Público Municipal do Ano, Título de Cidadão Vinhedense, Medalha Ayrton Senna da Silva, Medalha Dr. Abrahão Aun, Medalha Ferdinando Canela, Medalha Machado de Assis, Ordem do Mérito Benedito Storani, Ordem do Mérito Professora Maria do Carmo Ricci Von Zuben e Ordem do Mérito Legislativo Municipal.

Representando todos os homenageados, Ivete Cappelli Ferreira e Odyr Magalhães fizeram uso da palavra e proferiram breves discursos ao público presente.

“Estamos nos aproximamos dos 70 anos de Vinhedo e temos a certeza que avançamos, e avançamos muito. Também sabemos que há vários desafios a serem vencidos – e assim o faremos, principalmente seguindo o exemplo de dignidade, dedicação e responsabilidade que cada um dos senhores e senhoras homenageados nos oferecem”, enalteceu o presidente da Câmara, vereador Nil Ramos em seu discurso.

 

Homenageados na 3ª Sessão Solene da 17ª Legislatura

 

Homenageados da vereadora ANA GENEZINI:

ZACHARY PAHN VENDITO – Medalha “Ayrton Senna da Silva”

Nascido na cidade de Campinas, Zachary Pahn Vendito mudou-se para a cidade de Vinhedo em 1999, porém já tinha envolvimento com a cultura vinhedense, participando de ensaios do Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Unidos da Garganta Seca.   Junto com toda a família começou a trabalhar na tradicional festa da uva, participando da parada italiana, do teatro, do carnaval de Veneza e da feira de artesanato de 1999 a 2010.   Também em 1999 conheceu e se apaixonou pela FAMUVI (Fanfarra Municipal de Vinhedo), onde está até hoje, sendo o membro mais antigo ainda em atividade. Participa também da banda de carnaval Galo Vermelho desde 2012, e da Bateria Explosão do Galo, ambas ligadas ao carnaval e ao Clube Rocinhense.

 

ODYR MAGALHÃES – Título de Cidadão Benemérito

Odyr Magalhães, servidor aposentado da Receita Federal, mudou-se para Vinhedo após se encantar com a cidade ao visitar sua filha, que aqui já vivia.   É miniaturista e um mestre quando se trata de reprodução de obras arquitetônicas, prédios, edifícios e pontos turísticos da cidade de Vinhedo e de outras localidades. Na oficina montada em sua casa tudo é construído em madeira, nos mínimos detalhes. Odyr Magalhães já reproduziu com muito carinho e em doação para nosso município entregou réplicas em miniaturas da Câmara Municipal, Prefeitura, Ceprovi, Parque Municipal Jayme Ferragut entre outras.

 

CORONEL JOSÉ RICARDO TREVISAN ARANTESTítulo de Cidadão Vinhedense

Embora nascido em Campinas, Coronel José Ricardo Trevisan Arantes sempre morou na cidade de Vinhedo.   Ingressou na Academia da Polícia Militar do Barro Branco em fevereiro de 1988, sendo declarado Aspirante a Oficial no ano de 1991. É bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública; em Ciências Jurídicas e Sociais; em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública; e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, pelo Centro de Altos Estudos de Segurança; como Coronel é, atualmente, Comandante do Policiamento do Interior-2.

 

Homenageados do vereador CARLOS FLORENTINO:

ASSOCIAÇÃO DE MOTOCICLISTAS FURÕES DO VENTO MOTO CLUBEMedalha “Ayrton Senna da Silva”

A Associação de Motociclistas Furões do Vento Moto Clube foi fundada em maio de 1994, a partir da união de amigos que já realizavam viagens para prestigiar eventos e encontros de motociclistas. No ano 2000 decidiram organizar o 1° Evento de Motociclistas de Vinhedo, na Praça do Aquários. O sucesso foi maior do que esperavam. A Praça do Aquários ficou pequena, e desde então o evento é realizado no Parque Municipal Jayme Ferragut. O encontro de motociclistas de Vinhedo tornou-se sucesso nacional, integrando o calendário de eventos da cidade, sempre arrecadando toneladas de alimentos para as famílias carentes da cidade e cadeiras de rodas para pessoas necessitadas.   Durante o Natal, o grupo entrega brinquedos para crianças carentes, além de distribuírem pipoca, algodão doce e refrigerante.

 

GABRIEL BATISTA DA CRUZ – Medalha “Machado de Assis”

Gabriel Batista da Cruz tem 16 anos de idade e atualmente estuda na Escola Estadual Professor Israel Schoba. Em 2012, na E.M. Ricardo Junco Neto, teve a oportunidade de participar de algumas Olimpíadas como a OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) e OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), conquistando honrarias como certificados e Medalha. Dentre suas conquistas estão a Medalha de Bronze e Menção honrosa na XV-OBA em 2012; menção honrosa por ficar entre os melhores do Brasil na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) em 2014; e menção honrosa na 17ª-OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), também em 2014.

 

GERALDO TEIXEIRA FRANCA FILHOOrdem do Mérito “Benedito Storani”

Geraldo Teixeira Franca Filho, 48 anos de idade, nasceu na cidade de Salinas, região norte de Minas Gerais, e veio para Vinhedo quando recebeu proposta para trabalhar como cabeleireiro no salão Amigas e Cia.   No ano de 2015, Geraldo decidiu abrir seu próprio negócio, o Salão Teixeira Cabelos & Barbas. Graças à propaganda boca a boca, o negócio cresceu e hoje é um dos destaques na cidade de Vinhedo. Hoje o Salão Teixeira Cabelos & Barbas conta com três colaboradores e oferece uma estrutura completa para atender os clientes com toda a qualidade. Além de cortes tradicionais, o Salão Teixeira Cabelos & Barbas faz um trabalho diferenciado com o público masculino como limpeza de pele e depilação, atraindo clientes de toda a região, gerando empregos na cidade e movimentando o comércio de Vinhedo.

 

ANTÔNIO FORTUNATO – Ordem do Mérito Legislativo Municipal

Pastor Antônio Fortunato nasceu no dia 13 de julho de 1969, na cidade de Nova Tebas, no Paraná. Mudou-se para São Paulo aos 18 anos de idade e reside em Vinhedo desde 2001.   Cristão há 25 anos, Antônio Fortunato foi consagrado ao ministério pastoral e há 15 anos é presidente da Igreja Evangélica Pentecostal Glória a Deus, localizada no Bairro do Aquário. É membro do Conselho de Pastores de Vinhedo (COPAVI), onde fez parte da diretoria por três mandatos. Um dos principais projetos desenvolvidos pelo seu ministério é o aconselhamento às pessoas carentes, viciados em drogas e álcool, moradores de rua, doentes e famílias do município de Vinhedo, buscando com a direção de Deus uma melhor forma de ajudá-los a encontrar o melhor caminho em Jesus Cristo.

 

Homenageados do vereador EDSON PC:

ELEANDRO ANDRADE DE LIMA – Medalha “Ayrton Senna da Silva”

Eleandro Andrade de Lima, 41 anos de idade, nascido em Vinhedo, ocupa o cargo de conferente de túnel na empresa Belenus do Brasil. Agraciado por um lindo dom de ajudar e contribuir com o bem-estar do próximo, Eleandro Andrade de Lima, conhecido popularmente como Lelê, é atuante em causas de interesse para o bem social e da população de Vinhedo. Há quatro anos é membro do Conselho de Saúde de Vinhedo, onde é o coordenador do grupo de visitas, além de participar de eventos para auxílio a pessoas carentes da cidade.

 

Homenageados do vereador EDU GELMI:

WAGNER PAVARIN – Medalha “Ayrton Senna da Silva”

Wagner Pavarin tem como formação acadêmica o curso de Artes Visuais com ênfase em Design, pela PUC-Campinas, e é pós-graduado em História da Arte pela Universidade São Judas Tadeu, com especialização na Scuola Leonardo da Vinci, em Firenze, na Itália. Durante 17 anos trabalhou na Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Vinhedo, onde atuou como diretor do Espaço Cultural, e em 2014 retornou à prefeitura como secretário de Cultura e Turismo e presidente da Festa da Uva.   Em 2016 passou a fazer parte da Academia Metropolitana de Letras Artes e Ciências, tendo como patrono Edilson Caldeira. Atualmente mantém um atelier de cenografia, figurinos e elementos cênicos que atende escolas de artes de toda a região de Campinas; é presidente da AMLAC – Academia Metropolitana de Letras, Artes e Ciências.

 

ANA CAROLINA DE FREITASMedalha “Dr. Abrahão Aun”

Ana Carolina de Freitas tem 24 anos e sempre foi apaixonada pelo mundo da arte. Começou, na época do colégio, a maquiar as amigas e, quando se formou, escolheu a maquiagem como profissão. Inicialmente, atendia suas clientes em domicílio, mas a procura pelo seu trabalho aumentou de uma forma que precisaria ter um endereço fixo. Passou a atender suas clientes em sua própria casa, até realizar o sonho de abrir seu próprio ateliê, o “Carou Freitas Make Up & Hair”. O espaço oferece cursos profissionais, auto maquiagem, maquiagem social para noivas, madrinhas, debutantes, formandas e eventos em geral.

 

BANDA ÁGUIA – Medalha “Ferdinando Canella”

A Banda Águia foi fundada pelo músico David Gallo em setembro de 1998, e fez suas primeiras apresentações na casa de shows Adler, em Vinhedo, com o objetivo de promover uma festa de Carnaval fora de época, o Carna Adler.   Sugerido pelo proprietário do local, Jurandir Juliani, o nome da banda é uma homenagem a casa de shows de onde surgiu a ideia da formação do grupo musical, já que Adler significa Águia em alemão. Ao longo desses 20 anos, diversos músicos fizeram parte da Banda Águia, que atualmente é composta por David Gallo – Sax e Flauta; Daniel Gasparini – Voz e Violão; Samuel Zechin – Guitarra; Fernando Costalonga – Teclado e Sanfona; Jefferson Ramalho – Contrabaixo; Thiago Montazolle – Bateria; e o produtor Juliano Rodrigues. Além do entretenimento, a Banda Águia sempre se preocupou com o trabalho social, participando de diversos eventos beneficentes em prol de entidades de grande importância, como o Ceivi, Lar da Caridade, Lar Cab, Casa da Criança de Valinhos entre outras.

 

GUILHERME SCHLEMPERMedalha “Machado de Assis”

Guilherme Schlemper desde pequeno já se destacava por tirar as melhores notas da escola e por seu comportamento disciplinar. Na Rede Municipal de Vinhedo, começou a estudar no 4º ano, na EM Claudio Gomes, e depois passou para a EM Integração, onde hoje está cursando o 9º ano. Sempre com notas excelentes, Gabriel tem uma capacidade muito grande de memorização e habilidades com Matemática.

 

BELENUS DO BRASIL – Ordem do Mérito “Benedito Storani”

João Lucas, João Marcos Lucas e Sérgio Lucas, três gerações da família Lucas, transformaram uma loja em uma pequena garagem em Santo Amaro, na zona sul de São Paulo, em uma das maiores empresas do Brasil. Na década de 90, com a abertura do mercado, viram a possibilidade de novos horizontes e foram buscar na Ásia parafusos e porcas de aço inoxidável, um segmento que ainda estava engatinhando no Brasil. Em 2001, João Marcos e o filho Sérgio Lucas, recém-formado em Direito na USP, decidem que já é hora da empresa ter uma sede maior que permitisse um crescimento rápido e eficiente. Os dois escolhem a cidade de Vinhedo para abrir a Belenus do Brasil. Inicialmente compraram um terreno com 18 mil metros quadrados, sendo que atualmente a empresa possui uma área 220 mil metros quadrados e 70 mil metros quadrados de área construída. Em 2011 foi a vez da nova fábrica ser concluída.

 

DENISE APARECIDA GALLO VILLAÇA – Ordem do Mérito “Professora Maria do Carmo Ricci Von Zuben”

Denise Aparecida Gallo Villaça é formada no magistério; graduada em Letras Língua Portuguesa e Inglesa, licenciatura plena para o ensino de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Inglesa, Literatura Inglesa; graduada em Pedagogia com Administração Escolar; pós-graduada em Psicopedagogia; Direito Educacional; e em Alfabetização e Letramento. Há 34 anos dedica-se à educação Infantil na Prefeitura Municipal de Vinhedo, também tendo sido professora da rede estadual de ensino e no Instituto Santana. Em 2009 trabalhou em editora, na criação de atividades pedagógicas apostiladas de Educação Infantil e Ensino de Fundamental. Atuou como coordenadora de 1994 a 2008 nas escolas da rede municipal de Vinhedo. Em 2009 retornou para sala de aula no C.E.I. Peter Pan, onde atuou até 2014, retornando para coordenação, neste mesmo local, e onde permanece até a presente data.

 

MESSIAS ROBERTO SILVA JESUINODiploma de Mérito “Zumbi dos Palmares”

Messias Roberto da Silva Jesuíno é envolvido na luta pela igualdade racial e social desde a década de 1970. Promotor da cultura afro-brasileira, através da escola de samba de sua família, Messias também foi um dos principais responsáveis pela formação da Associação dos Sem Casa e Associação dos Moradores Unidos Pela Casa Própria, com objetivo de ajudar a parte menos favorecida da população a obter moradia própria. Atualmente, em conjunto com sua família, ajuda no desenvolvimento de projetos culturais que promovam a valorização da cultura afro-brasileira.

 

AFETO – ASSOCIAÇÃO FILANTRÓPICA ESPERANÇA PARA TODOS – Diploma de Reconhecimento

A Associação Filantrópica Esperança para Todos – AFETO é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2003, que tem por objetivo contribuir para a prevenção e/ou proteção à situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social das crianças e adolescentes de 06 a 15 anos, ofertando espaço de convívio e desenvolvimento de habilidades, bem como ações direcionadas ao fortalecimento da relação familiar. Declarada como de utilidade pública em 2004, a AFETO conta com nove colaboradores, sendo uma coordenadora técnica, uma pedagoga, quatro educadoras, um auxiliar administrativo, uma cozinheira e serviços gerais. As reuniões com as famílias ocorrem a cada três meses com a participação de toda equipe e família. O atendimento não acontece individualmente, é uma reunião em grupo onde sempre é realizada palestra informativa, dinâmicas de grupo e apresentação dos trabalhos realizados pelas crianças.

 

Homenageados da vereadora FLÁVIA BITAR

ADELIO SARRO SOBRINHO – Medalha “Ayrton Senna da Silva”

Adélio Sarro Sobrinho nasceu em 1950, em Andradina. No ano de 1972 começou a apresentar suas obras em exposições individuais em todo o Brasil, e a participar regularmente de grandes eventos culturais internacionais. Adelio Sarro tem obras expostas ao redor do mundo, em países como Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, China, Cingapura, Eslováquia, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Nicarágua, Noruega, Portugal, Rússia, Suíça entre outros.   Os trabalhos do artista se dividem entre esculturas em concreto, pinturas e vitrais. Entre suas principais obras estão os 15 painéis de 4×4 metros e quatro relevos de mais de sete metros de altura instalados na Basílica de São Pedro, em Aparecida, a maior igreja de toda América Latina. Com recursos próprios, o artista construiu, em Vinhedo, o Instituto e Museu Internacional Adelio Sarro, com o objetivo de expor de forma permanente suas obras e atrair para a cidade a exposição de trabalhos de artistas do mundo todo.

 

RICARDO SIGRIST – Ordem do Mérito “Professora Maria do Carmo Ricci Von Zuben”

Formado em Comunicação Social, Ricardo Sigrist fundou em 1997 a Agência Rabissco de Design e Publicidade, e motivado pela experiência na área gráfica, criou a Editora Avis Brasilis em 2003, com o objetivo de suprir um nicho de mercado sobre observação de aves brasileiras, lançando assim, na época, o primeiro livro da editora, chamado Aves do Brasil, Uma Visão Artística, com mais de 1800 espécies de aves ilustradas em aquarelas pelo pesquisador e ilustrador naturalista Tomas, obra que deu visibilidade a ornitologia brasileira.   Reconhecida no mercado editorial, Avis Brasilis também publicou livros de literatura infantil, alguns já selecionados em programas e editais do Governo Federal e Estadual, distribuídos para alunos do Ensino Fundamental, visando levar informação de qualidade em formato lúdico para crianças. Desde então, a paixão em divulgar a flora e a fauna brasileira pela editora tornou-se sinônimo de qualidade e seriedade, unindo arte e conteúdo científico.

 

IVETE CAPPELLI FERREIRATítulo de Cidadã Benemérita

Ivete Cappelli Ferreira mudou-se para Vinhedo em 1995. Indicada pelo CEIVI-Centro de Especialidades Integradas de Vinhedo, onde fez parte da diretoria no período de 1998 a 2004, foi conselheira do CMDCA-Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do CMAS-Conselho Municipal de Assistência Social, sendo neste último presidente e onde teve grande atuação junto à Prefeitura Municipal na definição dos critérios e valores para as subvenções concedidas às entidades assistenciais do município. No ano de 2002, como administradora voluntária, foi auxiliar na Associação para Prevenção e Recuperação Humana SOS Esperança e Vida para sanar dificuldades que vinha passando e em 2004 passou a fazer parte da diretoria onde permanece até hoje. Sempre atenta a mecanismos que pudessem auxiliar as entidades do município, participou da fundação da FEAVIN-Federação das Entidades Assistenciais de Vinhedo. Atualmente também faz parte do COMUD-Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas.

Homenageados do vereador GERALDINHO CANGUSSÚ:

FABIO CUONO DE OLIVEIRA – Medalha “Ayrton Senna da Silva”

Fabio Cuono de Oliveira mudou-se para Vinhedo em 2001. No final do ano de 2016 ocorreram muitos crimes e assaltos na cidade de Vinhedo, e em função disso, ajudou a montar um grupo de comerciantes e moradores da cidade chamado Vinhedo+Segura, com o objetivo de ajudar a diminuir os crimes e auxiliar a vigiar a cidade. Em pouco tempo de existência do grupo a cidade mudou para melhor, e neste momento teve a ideia de fazer o mesmo com a cultura. Em 2017 levou um projeto a Secretaria de Cultura e Turismo para realização da 1ª Festa Literária e Cultural de Vinhedo e de toda RMC, e conseguiu a adesão de varias associações, como AMLAC, Associação Nikkey de Vinhedo, Associação Italiana, Lions Clube de Vinhedo, ACIVI e AEVI. Em março de 2018 ingressou na Prefeitura no cargo de Diretor de Cultura.

 

ANDERSON BICUDO – Medalha “Ferdinando Canella”

Anderson Bicudo, arte-educador e trompetista, iniciou seus estudos musicais na Banda Mirim de Vinhedo, e cursou o “Conservatório Dramático Musical Dr. Carlos de Campos”, em Tatuí/SP. Integrou a “Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo” e “Orquestra Imperial” no Rio de Janeiro, também como músico convidado. Atuou em diversos shows, como: “Gafieira”, com o cantor Zeca Pagodinho; Toni Tornado, Luiza e Zizi Possi. No Centro Cultural de Vinhedo ministra aulas de trompete e atua também na área de musicalização infantil nas escolas do município, além de ser o idealizador do sarau de música instrumental “Nico Pavarin”. Integrou a orquestra do musical “Os Produtores”, de Miguel Falabella.

 

PAULO SÉRGIO GONÇALVES JUNIOR – Medalha “Machado de Assis”

Paulo Sérgio Gonçalves Junior tem 13 anos de idade. Em 2015 participou do sarau de poesia na escola Maria de Lurdes Von Zuben, único aluno a recitar poesia de sua autoria. Em 2016 ganhou medalha de prata nas Olimpíadas Canguru de Matemática pela Escola Darci Briski. Passou na primeira fase da OBMEP e OBI.   No ano de 2017 participou do Festivi e foi destaque no segundo bimestre da escola. Foi campeão e medalhista do segundo campeonato “Fut para Todos”.   Participou dos jogos integrados de 2017 pelo basquete, medalhista de bronze nas Olimpíadas Canguru de Matemática em 2018, passou na primeira fase da OMU e OBI, e atualmente participa das aulas de futsal, vôlei e teatro na escola.

 

EDSON GERALDO DE OLIVEIRA – Ordem do Mérito “Benedito Storani”

Edson Geraldo de Oliveira, casado com Cristiana Coimbra e pai de Chrystine, de três anos, é formado em ciências contábeis e pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. É membro efetivo do CONSEG Vinhedo há 8 anos e membro do Lions Clube de Vinhedo. Chegou a Vinhedo em 2004, juntamente com uma empresa multinacional que se estabeleceu no Distrito Industrial, onde atuava como executivo financeiro e posteriormente como executivo de outras empresas nacionais da região. Apaixonado pelo empreendedorismo, e obstinado pelo sucesso profissional, em 2016 abriu a sua empresa, Ivadier Colchões Terapêuticos Ltda, distribuidora autorizada Nipponline. Também atua como consultor de negócios para aqueles que querem empreender.

 

MARIA DE LOURDES ALVES DOS SANTOS MENEGHESSOOrdem do Mérito Legislativo Municipal

Nascida em São Paulo, Maria de Lourdes chegou em Vinhedo em 1982.   Formou-se em Pedagogia e passou a educar as crianças do bairro, como a primeira professora da escola rural Tio Barnabé, e como catequista da comunidade Santo Antônio. Inspirada na sua mãe, Dona Angelina, Lurdinha seguiu a vida na igreja, sempre preocupada com o bem-estar social daquela população: ajudou a criar o Natal das Crianças, quando famílias adotavam crianças carentes do bairro no Natal para presenteá-las com roupas e brinquedos; participou da construção da nova igreja do bairro e sempre se empenhou no serviço, como ministra da palavra e catequista atuante. Contribuiu e viu crescer a hoje famosa Festa de Santo Antônio.   Hoje ela continua na rede municipal de ensino, atuando como professora nas escolas Tio Barnabé e Cláudio Gomes.

 

CRISTIANA DA COSTA COIMBRATítulo “Mulher Destaque”

Cristiana da Costa Coimbra chegou a Vinhedo em 2007, em busca de melhor qualidade de vida e crescimento profissional. Casada com Edson Geraldo de Oliveira, com quem tem uma filha, Cris, como costuma ser chamada, divide seu tempo entre cuidar da pequena Chrystine, os afazeres domésticos e da sua empresa Innovy Instituto de Beleza. Especializou-se recentemente em Gestão de Salão de Beleza com ênfase internacional, em Paris, mundialmente conhecida como a Capital da Beleza, e vem fazendo a diferença na atenção dedicada aos clientes do Innovy.

 

 

Homenageados do vereador PAULINHO PALMEIRA:

PAULO SÉRGIO CORREA BAFFA – Ordem do Mérito “Benedito Storani”

Em meados de 1982, Paulo Sergio Correa Baffa mudou-se para a cidade de Vinhedo.   Com todo seu espírito empreendedor, foi proprietário da Pizzaria Bella Massa, uma das pioneiras na cidade de Vinhedo, e proprietário também da Pizzaria Jardim.   Há 29 anos Paulo Baffa é proprietário da Casa de Tintas, conceituada loja de tintas e pinturas. Seguindo exemplos do seu pai, há 15 anos fundou o Clube dos Amigos, lugar onde semanalmente reúne os amigos para jogar futebol e confraternizar.   Paulo Baffa também é participativo em ações que visam ajudar a comunidade, podendo se destacar a recente pintura da Santa Casa de Vinhedo e a doação de tinta para a reforma do Memorial do Imigrante.

 

ROSANA APARECIDA PÓ MAGDALENA – Título de Funcionária Pública Municipal do Ano

Rosana ingressou no serviço público municipal de Vinhedo, como professora de Educação Infantil, em 1992. No período de 1998 até 2000 foi vice-diretora da EM Prof. Cláudio Gomes, em 2001 tornou-se diretora de EM Prof. André Franco Montoro, em 2005 diretora da EM Prof.ª Maria de Lourdes Von Zuben.   Desde o início de 2009 integra a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, atuando na área administrativa-pedagógica das escolas municipais, na comissão para criação e estruturação do Plano Municipal de Educação, Regimento Comum das Escolas Municipais, Plano de Cargos e Carreira do Magistério Municipal, Conselho Municipal de Educação e Sistema Municipal de Ensino. Exerceu a diretoria pedagógica da Secretaria Municipal de Educação em 2017, e atualmente, exerce a função de supervisora de ensino da Secretaria Municipal de Educação.

 

ADELIO SARRO SOBRINHO – Título de Cidadão Vinhedense

Adélio Sarro Sobrinho nasceu em 1950, em Andradina. No ano de 1972 começou a apresentar suas obras em exposições individuais em todo o Brasil, e a participar regularmente de grandes eventos culturais internacionais.   Adelio Sarro tem obras expostas ao redor do mundo, em países como Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, China, Cingapura, Eslováquia, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Nicarágua, Noruega, Portugal, Rússia, Suíça entre outros.   Os trabalhos do artista se dividem entre esculturas em concreto, pinturas e vitrais. Entre suas principais obras estão os 15 painéis de 4 x 4 metros e quatro relevos de mais de sete metros de altura instalados na Basílica de São Pedro, em Aparecida, a maior igreja de toda América Latina. Com recursos próprios, o artista construiu, em Vinhedo, o Instituto e Museu Internacional Adelio Sarro, com o objetivo de expor de forma permanente suas obras e atrair para a cidade a exposição de trabalhos de artistas do mundo todo.

 

Homenageados do vereador RODRIGO PAIXÃO:

HELENA SIMENSATO – Medalha “Ayrton Senna da Silva”

Helena Simensato, vinhedense, nascida em 25 de fevereiro de 1972, é pedagoga formada pela Faculdade de Vinhedo. Trabalha há 11 anos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Estado de São Paulo, 166ª Subseção de Vinhedo, na área de assistência judiciária, contribuindo para que pessoas carentes dos municípios de Vinhedo e Louveira possam ter acesso gratuito aos serviços da advocacia, um direito garantido constitucionalmente, mas pouco conhecido e exercido na prática.

 

THIAGO TONUS – Medalha “Dr. Abrahão Aun”

Thiago Tonus é formado em Ciências Econômicas pela Unicamp; durante a faculdade participou da Empresa Júnior do Instituto de Economia da Unicamp, realizou duas iniciações científicas e foi representante discente na congregação do instituto. Trabalha com marketing digital e consultoria para pequenos e médios empreendimentos em Vinhedo e região. É sócio proprietário do Guia Digital Cicerone Vinhedo, que divulga notícias e fatos sobre a cidade. Além disso, ajudou a fundar o primeiro time de Rugby de Vinhedo, o Cougars Rugby Clube e a Escolinha de Rugby de Vinhedo. Atualmente, Thiago está ajudando a organizar o primeiro cursinho popular da cidade, instituição que juntamente com o Instituto Itacolomi promoverá aulas sem custo para jovens de escolas públicas que queiram disputar vagas no ensino universitário gratuito.

 

BLOCO CARNAVALESCO “BLOQUETE” – Medalha “Ferdinando Canella”

O Bloquete tem como objetivo levar temas de interesse social, principalmente da cidade, para as ruas, por meio do viés lúdico do carnaval e da arte.   Em 2014 bancaram do próprio bolso o carro de som e a reforma dos instrumentos doados pelo Bloco dos Bananas, fizeram manualmente o pó colorido e seguiram pelas ruas do centro de Vinhedo, já com a presença do maestro Elias Mendez, que rege a bateria e também é responsável pelos arranjos e parte do repertório musical do grupo. Já em 2017 o tema foi “Nós Somos Um”, para refletir e filosofar sobre os caminhos da humanidade. Este ano o bloco saiu para comemorar os cinco anos de (re)existência e levou para as ruas de Vinhedo o melhor dos desfiles anteriores.

 

GABRIEL MATHEUS PEREIRA DOS SANTOS – Medalha “Machado de Assis”

Gabriel Matheus Pereira dos Santos cursa o 8º ano na EM Profª Darci Ana Dêgelo Briski. Nos últimos anos tem se destacado em olimpíadas, conquistando as medalhas de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), 2016; prata na Olimpíada Canguru de Matemática, 2016; menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), 2017; e foi finalista da Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU), 2017. Este ano Gabriel já conquistou prata na Olimpíada Canguru 2018 e está classificado para a 2ª Fase da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA); Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU); Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP); e Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).

 

 

CHRISTIANE PEREIRA CAVALCANTE ABREU – Ordem do Mérito “Benedito Storani”

Após o nascimento de sua filha, Alicia, em 2006, que se recusava a comer qualquer tipo de carne, Christiane precisou se reinventar, foi em busca de informações e em 2017 decidiu junto com sua família montar a Alimente, empresa que tem o objetivo de oferecer lanches gostosos, o mais natural possível à base vegetal. Em 2018 abriram a Alimente Vegan Café, a primeira loja 100% vegana de Vinhedo, que além dos produtos da marca Alimente oferece outras marcas, café, lanches, sucos e várias opções alimentares. A Alimente também contribui com projetos socioambientais que visam o cuidado e a preservação do meio ambiente, como os Centros de Convivência em Agroecologia no Piauí, que através da educação contextualizada, crianças e adolescentes aprendem a conviver com o semiárido e a cuidar do planeta. A empresa também é parceira do Comitê Betinho na construção de cisternas no sertão.

 

ELIANE ALVES DE OLIVEIRA – Ordem do Mérito “Professora Maria do Carmo Ricci Von Zuben”

Eliane Alves de Oliveira é fundadora da Editora Horizonte, um espaço na cidade de Vinhedo que difunde e incentiva a cultura e a pesquisa acadêmica nacional, abrindo as portas para novos autores e para autores periféricos. Em 2007 teve a honra de produzir, em parceria com a Secretaria de Cultura de Vinhedo e com a então Associação Cultural de Vinhedo, o primeiro concurso literário da cidade, do qual muitos talentos foram descobertos e seguem, ainda hoje, contribuindo para o mundo da leitura. Em 2008 Eliane lançou o livro “Cores e Sabores de Vinhedo”, que destaca a importância econômica, histórica e geográfica da região. Sua paixão por livro só se equipara com sua paixão pela cidade, para ela, o bom funcionamento do município e o bem-estar dos vinhedenses, de nascimento ou adotivos, é prioridade.

 

DENIVALDO CHAGAS DE JESUSOrdem do Mérito Legislativo Municipal

Denivaldo Chagas de Jesus, 56 anos, residiu por 15 anos no Paraná e em 1980 mudou-se para Vinhedo.   Trabalhou na empresa Alcar Abrasivos por 32 anos, e foi dirigente sindical durante 19 anos.   Atualmente está aposentado.   É líder comunitário, atua na Igreja Católica com trabalho nas comunidades Santa Terezinha e São José Operário.

 

 

CRISTINA APARECIDA BERNARDES – Diploma de Mérito “Dr. Manoel Matheus Netto”:

Cristina Aparecida Bernardes trabalhou nos hospitais São Vicente de Paulo e Paulo Sacramento; concursada na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, trabalhou com DST da rede CD4/CD8 do Ministério da Saúde. Em   2003, Cristina assumiu vaga de concurso em Vinhedo para o cargo de analista clínica, no laboratório municipal da Unidade Básica de Saúde da Planalto. Foi convidada a assumir a gerência do laboratório, em que eram realizados cerca de 3.000 exames. Em 2013 aceitou o desafio de começar a atender os exames solicitados na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e no Pronto-Atendimento (PA) da Capela, passando então o laboratório municipal a atender 24 horas. Vendo novamente a necessidade de melhorias estruturais para o atendimento, conseguiram mudar para o prédio da UPA, onde atualmente o laboratório está instalado e faz mais de 30.000 exames.

 

 

MARIA JULIA MACENA ARANHADiploma de Mérito “Zumbi dos Palmares”

Maria Julia Macena Aranha, 20 anos, sempre residiu em Vinhedo. É estudante de Publicidade e Propaganda, no Centro Universitário Padre Anchieta, e tem como grande objetivo promover a valorização da população afro brasileira.   Desde 2016 realiza o projeto “Piquenique de Empoderamento”, que tem por objetivo fortalecer a autoestima de crianças negras através de sua estética, conscientizando não só as crianças, mas também seus familiares, sobre a importância de valorização da estética, do cabelo crespo e cacheado, e sobre a importância da representatividade da cultura afro para o fortalecimento da população afro brasileira. Maria Julia também já participou do movimento Causa Preta, em Jundiaí.

 

Homenageados do vereador RUBENS NUNES:

JOSÉ ROBERTO DELGADO RUBIRA – Medalha “Ayrton Senna da Silva”

José Roberto Delgado Rubira é formado em administração de empresas pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul, possui diversos cursos de especialização realizados na Alemanha, em custo empresarial, gerenciamento de projeto e novos negócios, estratégias de negócios e gerenciamento de pessoas. Fundou duas filiais alemãs no Brasil do ramo automotivo e industrial. Adotou Vinhedo como sua cidade no ano de 2000, trouxe para a região uma filial alemã do ramo automotivo onde foi sócio por 15 anos, empregando 200 colaboradores.   Crítico das relações trabalhistas brasileiras, escreveu o livro: “A Indústria Brasileira de Ações Trabalhistas – Verdades Ácidas”, de 160 páginas, lançado pela Editora Horizonte e com mais de 5.000 cópias vendidas.   Atualmente oferece serviços de consultoria em gerenciamento empresarial, custo empresarial e relações trabalhistas.

 

GIOVANA MARIA GATTI MACAN – Medalha “Machado de Assis”

Nascida em 06 de novembro de 2008, a jovem Giovana Maria Gatti Macan é filha de Marcelo Leandro Macan e Irene Gatti Macan. Aluna exemplar, Giovana estudou no CEI Chapeuzinho, Grilo Falante, e atualmente é aluna do 4º ano da Escola Municipal Antonia do Canto e Silva, situada no bairro Jardim Brasil. Com boas notas, principalmente em inglês, matemática e ciências, sua matéria preferida, Giovana tem o sonho de um dia se tornar médica pediatra. Além dos estudos regulares, a homenageada cursa inglês e participa das oficinas culturais de flauta transversal oferecidas pela Secretaria de Cultura de Vinhedo.

 

ONOFRE BISSOLATI – Ordem do Mérito “Benedito Storani”

Onofre Bissolati é casado com Ida Rita Bissolati, pai de três filhos, Alessandra, Sheila e Rodrigo, e morador de Vinhedo desde 1982. É proprietário do mercado Bissolati, mais conhecido como Mercado do Onofre, inaugurado em 1983 na Rua dos Cedros, 114, no bairro Jardim Três Irmãos, onde desde então trabalha com sua esposa, filhos e colaboradores, atendendo a todos com muita atenção e carisma. Há 36 anos Onofre Bissolati gera empregos e contribui com o desenvolvimento do município. Ao longo de sua carreira, continuou a empreender mesmo em períodos de recessão econômica no país.

 

EDNA OLIVEIRA DOS SANTOS PEDRO – Ordem do Mérito “Professora Maria do Carmo Ricci Von Zuben”

Edna Oliveira dos Santos Pedro nasceu no Guarujá, mas escolheu Vinhedo para sua moradia já no ano de 1999, mesma época em que começou a lecionar na rede pública municipal. Professora pedagoga por formação, atualmente trabalha como professora bibliotecária na E.M. Maria de Lourdes Von Zuben, onde exerce a função desde 2011. Essa unidade de ensino foi classificada em 1º lugar em Língua Portuguesa dentre todas as escolas da rede. Seu trabalho literário não se restringe apenas aos alunos da E.M. Maria de Lourdes Von Zuben, uma vez que a biblioteca da escola, pela qual é responsável, contém livros infantis e também livros para adultos, estendendo assim o acesso literário aos pais e toda comunidade do Jardim Miriam e adjacências. O trabalho na biblioteca foi reconhecido até mesmo pelo Instituto Cultural Lourenço Castanho, o ICLOC, que promove debates sobre as melhores ideias e práticas pedagógicas desenvolvidas no Brasil.

 

MARCIA BUENO LOPES – Diploma de Mérito “Dr. Manoel Matheus Netto”

Marcia Bueno Lopes possui formação técnica em enfermagem, instrumentação cirúrgica, administração de empresas e comissária de voo.   Trabalhou por 14 anos em uma clínica de estética e emagrecimento, posteriormente trabalhou por cinco anos como instrumentadora cirúrgica em São Paulo nos hospitais São Luiz e Rubem Berta. Em 2005 formou-se técnica de enfermagem e ingressou na Santa Casa de Vinhedo, onde trabalhou entre os anos de 2006 a 2012 no setor de unidade de terapia intensiva (UTI). Em 2013 ingressou no Hospital e Maternidade Galileo, trabalhando como instrumentadora cirúrgica com a equipe de ginecologia e obstetrícia. Faz parte da equipe do plantão de hemodinâmica e é instrumentadora particular do cirurgião plástico Dr. Rafael Proto.

 

IGREJA PENTECOSTAL RESGATANDO AS NAÇÕES – Diploma de Reconhecimento

A Igreja Pentecostal Resgatando as Nações, localizada no bairro da Capela, expressa sua fé no Deus Vivo e, com base na Bíblia, vem transformando vidas através de seus ensinamentos e pregações do Pastor Waldir Ferreira da Costa.   Pastor Waldir vem há quatro anos exercendo liderança e levando o ensinamento espiritual à toda sua comunidade.   Pastor Waldir e a Igreja Pentecostal Resgatando as Nações destacam-se pelos ensinamentos e aconselhamentos pessoais de como viver de acordo com a palavra de Deus, estendendo sua obra e sua fé como capelão cristão hospitalar, capelão prisional e aconselhando pessoas com dependência química.

 

 

RICARDO FACCHINI RODRIGUES – Diploma do Mérito Administrativo

Formado em Direito pelo Centro Universitário Padre Anchieta, no ano de 2012, Ricardo Facchini exerce a advocacia desde o ano de 2013. Iniciou sua carreira profissional no setor público no cargo de assessor jurídico na Prefeitura Municipal de Paulínia. Posteriormente foi convidado para assumir a diretoria jurídica de licitações e contratos junto à Secretaria de Negócios Jurídicos da Prefeitura de Vinhedo. No ano de 2015 foi convidado para assumir a coordenadoria de licitações e contratos da Sanebavi, e, em 2016, assumiu então a diretoria administrativa da autarquia. Assumiu interinamente a superintendência da Sanebavi por duas vezes, nos anos de 2016 e 2017. Por sua vasta experiência na área profissional da advocacia pública, foi convidado pelo prefeito Jaime Cruz, em janeiro de 2018, a assumir efetivamente a superintendência da Sanebavi.

 

Homenageados do vereador RUI “MACAXEIRA”:

Dr. ALEXANDRE DE SOUZA VIOLA – Diploma de Mérito “Dr. Manoel Matheus Netto”

Alexandre de Souza Viola é médico formado pela Faculdade de Medicina de Itajubá, com especialização em ginecologia e obstetrícia, mestre em reprodução humana e doutor em ciência da saúde. Realizou a primeira inseminação artificial e a primeira fertilização in vitro de Vinhedo. Foi diretor clínico da Santa Casa de Vinhedo, responsável pelo Ambulatório de Patologia Cervical e Colposcopia da Secretaria Municipal de Saúde e pela implantação do Ambulatório de Pré-Natal de Alto Risco de 2009 até 2015.   Entre 2013 a 2015, juntamente com Dr. Adriano E. Chitacumula, coordenou o Ambulatório de Cirurgia Ginecológica da Secretaria de Saúde operando mais de 2.000 mulheres nos hospitais Santa Casa de Vinhedo e Galileu. Atualmente é médico ginecologista-obstetra e secretário municipal de Saúde.

 

CLAUDEMIR BRAZ DE ARAUJO – Diploma do Mérito Policial

Claudemir Braz de Araújo é Guarda Civil Municipal há 15 anos, iniciando sua trajetória na corporação em 2003. Dos diversos setores dentro da corporação em que atuou, pode-se destacar sua passagem de dois anos pelo grupamento tático ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), ao qual cumpriu fielmente os princípios do grupamento ao qual foi designado.   Devido ao seu destaque dentro da corporação, foi promovido à função de subinspetor e, posteriormente, a inspetor.   Por consequência de seus trabalhos em defesa da comunidade vinhedense e sua trajetória impecável dentro da corporação, foi convidado para um novo desafio, ser Comandante da Guarda Civil Municipal, função que exerce com grande louvor e profissionalismo desde janeiro de 2017. Também é membro do corpo docente da Guarda Civil Municipal.

 

JOSÉ CLAUDIO DOS SANTOS – Título de Cidadão Vinhedense

De família humilde, José Cláudio dos Santos teve a infância muito difícil, estudou apenas até o 4º ano, pois teve que sair da escola para ajudar os pais. Em 1993 mudou-se para Vinhedo com a sua família, em 1997, já estabelecido na cidade, resolveu voltar aos estudos e terminar o ensino fundamental; em 2002 se aposentou. José Claudio se considera um autêntico vinhedense, pois já são 40 anos de história, sempre ao lado da sua família, vivendo de ajudar o próximo e principalmente seus netos.

 

 

Homenageados do vereador SANDRO REBECCA:

HENRIQUE ALMEIDA FERREIRA – Medalha “Ayrton Senna da Silva”

Henrique Almeida Ferreira aos 17 anos ingressou na UNICAMP, onde concluiu sua primeira graduação em Tecnologia em Controle Ambiental, e logo após fez nova graduação em Tecnologia em Saneamento Básico, tendo concluído ambas com trabalhos sobre o município de Vinhedo. Atualmente Henrique está cursando sua terceira graduação, em Engenharia de produção, na UNIVESP.   Atuou em diversos órgãos do serviço público municipal, como na Vigilância Sanitária, Câmara Municipal, e SANEBAVI, na qual ingressou via concurso logo após sua primeira formação. Hoje atua no setor privado, na área de contratos com companhias de saneamento de todo o estado. É professor em cursos técnicos no CEPROVI e, em conjunto com a SANEBAVI, desenvolveu o projeto de Educação Ambiental Móvel, que possibilita levar a diversos locais e públicos, noções básicas sobre o uso racional da água.

 

GABRIEL FERNANDES PARRO – Medalha “Dr. Abrahão Aun”

Com a intenção de desenvolver um aplicativo de ajuda ao usuário do transporte público, Gabriel Fernandes Parro criou o aplicativo BusTime. O projeto surgiu a partir da necessidade de ver os horários dos ônibus em qualquer lugar, uma vez que até então estas informações estavam disponibilizadas apenas no site da prefeitura. O aplicativo fornece um layout de fácil utilização, incluindo as funções de notícias, tela de ajuda, informações/atualizações relativas às linhas, horários, itinerários e campo para sugestões. Com destaque na atuação religiosa, Gabriel participa ativamente da Igreja Católica, em especial no Grupo de Jovens da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na qual é coordenador.

 

MARCIEL CARMO DA SILVA – Medalha “Ferdinando Canella”

Marciel ainda adolescente estudou violão popular, tal facilidade de aprendizado com instrumentos musicais lhe deu a oportunidade de aprender a tocar outros instrumentos e há alguns anos toca guitarra. Marciel compõe o grupo ARCA, que toca em cerimônias de casamentos; dedica-se à Igreja Católica sendo atuante na Comunidade São Benedito, localizada no bairro Casa Verde, e também na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no bairro da Capela, colaborando nas atividades da igreja e contribuindo com seu dom divino, que é a música, nas paróquias vinhedenses. Entre os anos de 1999 a 2012 foi um dos colaboradores na Comunidade Imaculada Conceição, participando ativamente na parte musical das celebrações das missas e grupos de orações, levando a mensagem de Deus através das músicas.

 

FREDY ADRIANO BACCIOTTI – Ordem do Mérito “Benedito Storani”

Fredy Adriano Bacciotti inaugurou sua primeira empresa em 1979, para construção e venda de imóveis. Em 1988 iniciou seu primeiro condomínio residencial em Vinhedo, o Condomínio Riviera, que conta com seis edifícios situados na Rua Benedito Storani, e em cada edifício foi dado os nomes de seus filhos e também dos filhos de seus dois sócios.   Em 1993 Fredy inicia as atividades de sua nova empresa, a Harmonia Arquitetura.   É membro atuante das Equipes de Nossa Senhora (ENS), cujo objetivo é ajudar os casais a viver plenamente o seu sacramento do matrimônio, anunciando ao mundo os valores do casamento cristão pela palavra e pelo testemunho de vida. Apesar de não ser um movimento mariano, as ENS recebem o nome de Maria, colocando-se sob sua proteção.

 

BENEDITA DE OLIVEIRAOrdem do Mérito Legislativo Municipal

Benedita de Oliveira começou sua jornada pelo comércio da cidade ainda jovem. Foram longos anos de dedicação e trabalho, recebendo o apelido carinhoso de “Dita do bar”. No bar trabalhava na cozinha preparando deliciosas porções e salgados. Em 1967 inaugura a “Casa de lanches OK”, um espaço único e de bom gosto que contava com duas cozinheiras, um ajudante, dois barmen e cinco garçons. Após grande êxito em seu comércio, Benedita aceita o convite e começa a trabalhar na creche “Chapeuzinho Vermelho” como voluntária. Conhecida também por sua atuação participativa na Igreja Católica em nossa cidade, especificamente na Paróquia Sant’Ana, Benedita compõe a Legião de Maria, uma associação de leigos católicos, e é organizadora da tradicional romaria de Vinhedo para o Santuário de Aparecida do Norte, há aproximadamente 30 anos.

 

 

Homenageados do vereador e presidente da Câmara, NIL RAMOS:

DINAMAR DEPRET PERENTEL PEREIRAMedalha “Ferdinando Canella”

Educadora artística e musical, Dinamar Depret iniciou seus estudos com sua mãe aos quatro anos de idade, na Interlúdio Musical, primeira escola de música de Vinhedo, de propriedade de sua família, onde aos 13 anos já lecionava musicalização infantil e órgão eletrônico. Passou por diversos mestres da música, porém consolidou sua formação em regência no Conservatório Dramático Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí. Tem representado a cidade com corais em importantes festivais em todo o Brasil, atua como diretora da ALLACC – Associação Latino Americana de Canto Coral no Brasil, e é representante da Associação Brasileira de Regentes de Corais Brasileiros no interior de São Paulo. Além de regente e instrumentista, atua como consultora e coaching em eventos corporativos ligados diretamente ao treinamento de executivos.

 

WADI GEORGES NUSSALLAHOrdem do Mérito “Benedito Storani”

Wadi Georges Nussallah, empresário, 52 anos, veio para Vinhedo em 1991, onde fundou a Cervejaria Germânia. Desde sempre no ramo dos negócios, aos 11 anos teve sua primeira empresa no setor de café, aos fundos do depósito de seu pai. Ao passar dos anos outras oportunidades e empresas foram surgindo, entre elas fábrica de sorvetes, pastelaria, fábrica de gelo, casa noturna e até mesmo uma distribuidora de chopp da concorrente. Com a Germânia produzia chopp, cerveja artesanal e tinha como objetivo fazer com que seus produtos fossem de primeira linha. Em 1999 nasceu a Rede Lig Chopp Germânia. A rede de distribuição de chopp e cerveja que hoje conta com cerca de 140 lojas espalhadas pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná.

 

WAGNER PAVARIN – Ordem do Mérito “Professora Maria do Carmo Ricci Von Zuben”

Wagner Pavarin tem como formação acadêmica o curso de Artes Visuais com ênfase em Design, pela PUC-Campinas, e é pós-graduado em História da Arte pela Universidade São Judas Tadeu, com especialização na Scuola Leonardo da Vinci, em Firenze, na Itália. Durante 17 anos trabalhou na Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Vinhedo, onde atuou como diretor do Espaço Cultural, e em 2014 retornou à prefeitura como secretário de Cultura e Turismo e presidente da Festa da Uva.   Em 2016 passou a fazer parte da Academia Metropolitana de Letras Artes e Ciências, tendo como patrono Edilson Caldeira. Atualmente mantém um atelier de cenografia, figurinos e elementos cênicos que atende escolas de artes de toda a região de Campinas; é presidente da AMLAC – Academia Metropolitana de Letras, Artes e Ciências.

 

ADELIO SARRO SOBRINHO – Ordem do Mérito Legislativo Municipal

Adélio Sarro Sobrinho nasceu em 1950, em Andradina.   No ano de 1972 começou a apresentar suas obras em exposições individuais em todo o Brasil, e a participar regularmente de grandes eventos culturais internacionais.   Adelio Sarro tem obras expostas ao redor do mundo, em países como Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, China, Cingapura, Eslováquia, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Nicarágua, Noruega, Portugal, Rússia, Suíça entre outros. Os trabalhos do artista se dividem entre esculturas em concreto, pinturas e vitrais. Entre suas principais obras estão os 15 painéis de 4 x 4 metros e quatro relevos de mais de sete metros de altura instalados na Basílica de São Pedro, em Aparecida, a maior igreja de toda América Latina. Com recursos próprios, o artista construiu, em Vinhedo, o Instituto e Museu Internacional Adelio Sarro, com o objetivo de expor de forma permanente suas obras e atrair para a cidade a exposição de trabalhos de artistas do mundo todo.

 

VALDECIR SOUZA SANTOSDiploma do Mérito Administrativo

Valdecir Souza Santos, conhecido publicamente como Val Souza, iniciou sua trajetória como trabalhador atuando em atividades de vendedor ambulante, ajudante de pedreiro e estoquista. Determinado, hoje atua no setor automotivo na cidade de Vinhedo e vem se graduando em Gestão Pública. Val Souza conquistou sua primeira eleição como vereador pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Com 633 votos, destacou-se por seu trabalho junto à comunidade vinhedense e disputou novamente as eleições em 2016, sendo o terceiro candidato mais votado com 1.185 votos. Por conta da coligação não foi reeleito, mas, devido a sua renomada posição política na cidade, ocupa hoje o cargo de secretário municipal.

 

 


Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo

 

 

Últimas Notícias

Paulinho Palmeira solicita reparos urgentes em contenção do córrego Pinheirinholeia mais

Vereador Rubens Nunes visita Centro de Lazer da Vila João XXIII e cobra melhorias ao Secretário de Esportesleia mais

Presidente Edu Gelmi e vereadores recebem visita da Rainha e Princesas da Festa da Uva e do Vinho de Vinhedoleia mais

Com Edu Gelmi na presidência, nova mesa diretora da Câmara chefiará os trabalhos do Legislativo no biênio 2019/2020leia mais

Legislativo mantém serviços à população durante o período de recessoleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia