Câmara Municipal de Vinhedo

Câmara concede licença e autoriza prefeito a ausentar-se do município para participar de seminário técnico sobre água

Prefeito Jaime Cruz participará do V Seminário Técnico da ERSARA, em Portugal

Por 10 votos favoráveis ante dois contrários a Câmara de Vinhedo aprovou na noite dessa segunda-feira, 07, pela 55ª Sessão Ordinária, o projeto de Decreto Legislativo nº 09/2018, que concede licença e autoriza o prefeito Jaime Cruz a ausentar-se do município para participar de seminário técnico sobre água em Portugal.

O prefeito ficará fora da cidade entre os dias 13 e 20 de maio, período em que o comando do Executivo será de responsabilidade da vice-prefeita e secretária de Cultura, Claudinéia Vendemiatti Serafim, para participar do V Seminário Técnico da ERSARA (Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos dos Açores), que será realizado na cidade da Horta, na Ilha do Faial.

O objetivo do seminário é promover o debate e intercâmbio de conhecimentos e experiências relacionadas a soluções à aplicação da regulação dos serviços de águas e resíduos.

Ao justificar seu voto, Rodrigo Paixão (REDE) enfatizou que há motivos tanto para votos favoráveis quanto contrários. “Os motivos para votarmos favoravelmente é que o seminário efetivamente pode enriquecer o conhecimento da cidade sobre água, melhorando nosso serviço. Já os motivos para votar contra são vários, a começar pelo fato de que o seminário durará apenas dois dias, e a licença pedida é para oito dias. Outro motivo é a afirmação de que a viagem não gerará custo ao município, já que será financiada pela ARES-PCJ, porém isso é uma ‘meia verdade’, pois o orçamento da ARES-PCJ é oriundo de um convênio entre os municípios participantes, portanto, indiretamente estamos bancando essa viagem. É preciso ainda saber se a participação do prefeito será passiva ou ativa, pois se for passiva ele pode acompanhar pela internet. A mensagem solicitando a licença carece de maiores informações, então espero que realmente essa participação do prefeito seja útil”.

Já para Marcos Ferraz (PSD), o pedido não apresenta tantas dúvidas. “É claro no pedido que a viagem esta sendo paga pela ARES-PCJ, e que, caso mais pessoas queiram participar, para acompanhar o prefeito, deverão pagar do próprio bolso. A cidade não ficará sem comando também, uma vez que a vice-prefeita assumirá as funções do prefeito. Espero apenas que o prefeito faça bom proveito desse seminário, e traga inovações no setor para o nosso município”.

Apenas Edson PC e Sandro Rebecca, ambos do PDT, votaram contrariamente ao projeto.

Expediente

No expediente foi apresentado um projeto de Lei, dois projetos de Decreto Legislativo, dois requerimentos, duas moções e 19 indicações.

Tribuna de Representantes

Gerson José do Nascimento, diretor do Sindicato dos Químicos de Vinhedo e funcionário da Unilever, subiu à tribuna de representantes para divulgar o lançamento de uma revista que trata das condições de trabalho na Unilever, empresa com planta em Vinhedo e que, recentemente, anunciou uma demissão em massa.

“São os trabalhadores que criaram toda a riqueza do Brasil e do mundo, mas nós não temos nosso trabalho reconhecido. Essa revista precisa ser lida por todos, para que possam conhecer a verdadeira face da Unilever, que descarta seus trabalhadores logo que ficam doentes, que gasta milhões com publicidade para esconder seus erros, que usa seu RH como forma de ameaçar os funcionários”, afirmou.

Explicação Pessoal

Paulinho Palmeira (PV) comentou sobra a visita do artista Adélio Sarro à Câmara, nessa segunda-feira. “Adélio Sarro dispensa apresentações, é um artista internacional que escolheu nossa cidade para instalar seu museu, cujo projeto de trabalhos que lá serão realizados nos foi apresentado hoje”.

O presidente da Câmara, vereador Nil Ramos (PSDB), parabenizou a vice-prefeita pela revitalização do Memorial dos Imigrantes. “Realmente o Memorial estava precisando passar por uma boa reforma, e a revitalização agradou a todos. Parabenizo a vice-prefeita, que está à frente da Secretaria de Cultura, o pessoal do Lions, que promoveu a reforma, e todos os envolvidos”.

Sobre seu projeto de incluir a matéria de bem-estar animal nas escolas, Flávia Bitar (PDT) comentou sobre a divulgação de sua ideia no Parlamento Metropolitano. “Agora tive a oportunidade de divulgar esse projeto para as cidades que compõe o Parlamento Metropolitano, o que é muito importante. Aqui em Vinhedo a matéria já começou a ser tratada nas escolas, e no futuro se tornará uma matéria fixa no currículo escolar”.

Edu Gelmi (MDB) questionou o grande número de furtos ao patrimônio municipal. “Temos cerca de um furto ao patrimônio por semana, o que é uma estatística muito ruim. A maioria desses furtos são em escolas, e muitas vezes o prejuízo é pago pelos próprios professores e funcionários. O Executivo tem que tomar vergonha na cara, investir em segurança para coibir esses crimes. Há tempos solicitamos a instalação de câmeras para proteger nossa cidade”.

Edson PC questionou as críticas ao seu trabalho de fiscalização. “Nossa administração não aceita que os vereadores realizem seu trabalho, que é fiscalizar. Vou continuar defendendo o povo dessa forma, fiscalizando os atos da Prefeitura. Não entrei na Câmara por interesses particulares, mas sim para defender nossa população”.

Por fim, Sandro Rebecca voltou a tratar da necessidade de contratação de cuidadores e mediadores para ajudar nos cuidados de crianças com deficiência nas escolas municipais. “Em Vinhedo sequer temos mediadores, temos apenas cuidadores, e mesmo assim poucos. É preciso contratar esses profissionais, pois não podemos exigir dos professores que realizem uma função que não é da responsabilidade deles”.

Fonte: Comunicação Institucional Câmara de Vinhedo

 

 

 

 

 

Últimas Notícias

Nil Ramos sugere instalação de poço semi-artesiano para reforçar abastecimento de água na Capelaleia mais

Comissão Processante que analisa denúncia contra o prefeito realizará oitiva de testemunhas nessa sexta-feira, 14leia mais

CPI da “massa asfáltica” realizará primeiras oitivas na próxima segunda-feira, dia 17leia mais

Paulinho Palmeira propõe melhor aproveitamento para as salas da rodoviárialeia mais

Rodrigo Paixão critica descaso da Controladoria com a Câmara Municipalleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia