Câmara Municipal de Vinhedo

Câmara aprova criação de bonecos para representar a imigração italiana na cidade

Personagens foram criados por artesões da cidade

181001_71_Sessao_Ordinaria (37)

Na noite dessa segunda-feira, 01, a Câmara aprovou por unanimidade a criação de um casal de bonecos para representar a imigração italiana em Vinhedo.

O projeto de Lei nº 47/2018, é de autoria de Sandro Rebecca (PDT), que explicou a iniciativa. “Muitas pessoas, quando visitam a cidade, além de levar vinhos e outros produtos característicos, procuram bonecos ou figuras que representam nossa população. Nada impede que no futuro sejam feitos bonecos representando outras etnias que compõe nossa população, mas nesse primeiro momento foi escolhido um casal de italianos pela evidente importância da imigração italiana para a fundação e desenvolvimento de nossa cidade”.

Os bonecos foram desenvolvidos e confeccionados por artesãos de Vinhedo, que, a partir da aprovação, poderão comercializar o produto de maneira oficial.

Paulinho Palmeira (PV) parabenizou o autor pelo trabalho. “Essa é uma bela iniciativa, valoriza nossa história e nossos artesãos, que fazem trabalhos maravilhosos, engrandecem nossa cidade. Nossa origem é italiana, precisamos reconhecer, e essa iniciativa apenas reforça nossas tradições”.

Ainda foi aprovado na noite, em votação única, o projeto de Decreto Legislativo nº 119/2018, que tratava da revogação do projeto de Decreto Legislativo nº 92/2018, que concedia o Diploma de Mérito Policial a um guarda municipal da cidade.

Rubens Nunes (MDB) se pronunciou contra a medida, por não entender motivos para rejeitar uma premiação já aprovada.

Em resposta, Edson PC (PDT), enfatizou que não deve satisfação aos demais vereadores, uma vez que o projeto é de sua autoria. Ainda lembrou que o caso que motivou a retirada envolve questão pessoal, a qual não quis especificar, e informou que, em conversa com o homenageado, foi definida a retirada.

Quase todos os vereadores se pronunciaram sobre o pedido, a grande maioria contrária. Após os debates a sessão foi suspensa por sete minutos para que decidissem sobre a questão. Apesar de toda manifestação pré-suspensão, a propositura foi aprovada por unanimidade.

O projeto de Lei nº 48/2018, também de autoria de Sandro Rebecca, institui no calendário municipal data oficial para a Festa da Uva e do Vinho. Embora seja a festa mais tradicional da cidade, o evento não estava incluso no calendário oficial de Vinhedo, e teve ano em que o evento sequer foi realizado. A propositura foi aprovada por unanimidade, e agora a Festa ficou definida para ser realizada anualmente no primeiro bimestre.

Por fim, também por unanimidade, os parlamentares aprovaram o projeto de Lei nº 49/2018, que institui no calendário do município a Viva Inovação, evento a ser realizado na primeira semana de agosto bienalmente, voltado ao empreendedorismo. O objetivo é reunir, em um mesmo espaço, starups, estudantes, interessados em inovação e investidores.

Expediente

No expediente foi apresentado um projeto de Lei, uma emenda modificativa ao projeto de Resolução nº 03/2018, um requerimento, três moções e 11 indicações.

A emenda modificativa nº 1 foi apresentada ao projeto de Resolução nº 03/2018, de autoria de Edson PC, e que pretende implantar Tribuna Livre nas sessões da Câmara, um tempo dedicado para pronunciamento de cidadãos previamente inscritos. A emenda, de autoria dos vereadores Ana Genezini (MDB), Marcos Ferraz (PSD), Paulinho Palmeira, Rubens Nunes e Rui “Macaxeira” (PSB), aumenta o prazo máximo de manifestação na Tribuna Livre para 50 minutos, sendo dividido em 5 minutos para cada inscrito.

Explicação Pessoal

Marcos Ferraz abriu a fase de explicação pessoal comentando sobre a situação do país. “Acho extremamente preocupante nossa situação. Temo que venhamos a repetir o que ocorreu em 1989, quando elegemos o Collor, que se dizia caçador de marajás. Estamos cercado de paixões por todos os lados, e são em momentos assim que se iniciam guerras civis. É preocupante quando as pessoas passam dos limites, não aceitam a opinião alheia”.

Geraldinho Cangussú (PV) tratou de algumas atividades de seu mandato. “Na semana passada prestigiei os trabalhos do Conselho do Idoso, e pude ouvir as reivindicações de muitas pessoas, em especial da equipe de taekwondo da 3ª idade. A questão da falta de remédios na farmácia dos Três Irmãos foi um assunto recorrente. Entrei em contato com o secretário de Saúde, Alexandre Viola, para que de maior atenção ao assunto”.

Sobre a audiência pública do Meio Ambiente, realizada na semana passada, Flávia Bitar (PDT) criticou a falta de convite aos vereadores. “Nenhum dos vereadores foi convidado para essa audiência, mas tenho estudado friamente o plano de governo da atual gestão e vejo que as metas de meio ambiente não tem sido cumpridas“.

Edu Gelmi (MDB) falou sobre a compra de serviços da Santa Casa por parte da Prefeitura. “Segundo o discurso do secretário de Saúde o valor destinado à Santa Casa seria aplicado em 2018, o que não ocorreu. Peço que destinem essa dotação o quanto antes ao hospital, pois caso contrário teremos problemas no futuro”.

Em relação à saúde, Rodrigo Paixão (REDE) comentou sobre a fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. “Pelo que disseram, durante a fiscalização, algumas pessoas tentaram enganar os fiscais, quando esses perguntavam sobre o porque de alguns problemas infraestruturais. Pacientes e funcionários presenciaram essas cenas, e registro aqui para deixar claro que estamos de olho”.

Por fim, o presidente da Câmara, vereador Nil Ramos (PSDB) agradeceu ao diretor jurídico da Casa, Gleison Lopes Aredes, pelos serviços prestados. “Desde que entrou emitiu centenas de pareceres, moveu ações e muito apoiou os vereadores em seus projetos e necessidades. Faço meu agradecimento, reforço que foi um prazer trabalhar com ele novamente, que sairá do Legislativo com a sensação de dever cumprido”.

 


Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo.

 

Últimas Notícias

Rubens Nunes acompanha pavimentação da Rua João Eduetaleia mais

Presidente Edu Gelmi destaca solicitações feitas por estudantes de Vinhedoleia mais

Marcos Ferraz cobra melhora na estrutura de atendimento do Pronto Socorro da Santa Casaleia mais

Rubens Nunes propõe construção de escada em viela da Rua XXI de Abril, ligando o Jardim Von Zuben ao Nova Palmaresleia mais

Sandro Rebecca dá as boas-vindas ao novo arcebispo da Arquidiocese de Campinasleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia