Câmara Municipal de Vinhedo

Câmara apresenta Parlamento Jovem a profissionais da rede municipal e representantes de grêmios estudantis

Projeto foi desenvolvido para alunos do 7º e 8º anos no município, a fim de fomentar o debate sobre democracia e participação popular

  • 180316_NR_FB_PP_apresentacao_Parlamento_Jovem_37
  • 180316_NR_FB_PP_apresentacao_Parlamento_Jovem
  • 180316_NR_FB_PP_apresentacao_Parlamento_Jovem_11
  • 180316_NR_FB_PP_apresentacao_Parlamento_Jovem_19

Nessa sexta-feira, 16, a Câmara de Vinhedo promoveu o 1ª ato oficial do programa Parlamento Jovem: uma reunião com diretores, coordenadores e alunos presidentes dos grêmios estudantis das escolas da rede municipal de ensino.

Comandado pelo presidente da Câmara e idealizador do projeto, vereador Nil Ramos (PSDB), o encontro teve como objetivo apresentar, aos diretores da rede municipal e aos oito alunos presidentes dos grêmios, as diretrizes do programa.

Também participaram do evento os vereadores Flávia Bitar (PDT) e Paulinho Palmeira (PV).

“Essa é uma ação institucional que tem como objetivo auxiliar os professores no desenvolvimento de conteúdos relacionados à democracia e cidadania, uma forma de complementar a grade curricular de nossos alunos e despertar o interesse pelo cuidado e desenvolvimento de nossa comunidade”, enfatizou Nil Ramos.

O Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Vinhedo

O Parlamento Jovem é uma ação da Câmara de Vinhedo que visa contribuir para o conhecimento quanto à democracia representativa, a função dos poderes, o papel do Legislativo e o processo de elaboração das Leis municipais.

O programa é destinado a alunos dos 7ª e 8ª anos do Ensino Fundamental, e aberto tanto para escolas da rede pública quanto para escolas privadas, que, caso tenham interesse em participar, deverão entrar em contato com a Câmara por meio de alguns dos seus portais.

O Parlamento Jovem da Câmara de Vinhedo será realizado em duas etapas. A primeira, promovida agora no 1º semestre de 2018, consiste em palestras que serão ministradas nas escolas inscritas, abordando a divisão dos Poderes e a temática da democracia representativa. Já a segunda etapa, prevista para o 2º semestre, tratará do desenvolvimento, por professores e alunos, de conteúdo pertinente à democracia e ética.

As ideias desenvolvidas em sala de aula irão compor a Carta ao Gestor Público de Vinhedo da respectiva escola, relatórios que serão anexados ao Projeto de Lei da unidade, que ao fim do programa será apresentado pelos próprios alunos participantes.

A Carta ao Gestor Público de Vinhedo será montada com o resultado das pesquisas e debates promovidos pelos alunos e professores participantes sobre atitude éticas e democráticas.

As propostas dos alunos serão votadas pelos membros do grêmio em Sessão Escolar, a fim de compor um documento único representando a respectiva instituição de ensino.

Com as Cartas ao Gestor devidamente produzidas e os projetos de Lei formulados por cada unidade de ensino, será realizada uma Sessão Parlamentar, previamente agendada entre Secretaria de Educação e escolas, na qual serão apresentados os projetos e as considerações do trabalho de cada escola, para subsequente votação das proposituras. Após as votações, todos os jovens parlamentares poderão fazer uso da palavra.

Todos os projetos aprovados e Cartas ao Gestor Público de Vinhedo serão encaminhados à Câmara Municipal, para que o presidente do Legislativo possa repassar às propostas ao Poder Executivo por meio de indicação.

 

Como se inscrever

As escolas interessadas em participar no programa deverão entrar em contato com a Câmara por um desses pelo telefone, e-mail, site ou facebook:

(19) 3826-7700

imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Vinhedo

https://www.facebook.com/camaravinhedo


Fonte: Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Vinhedo

Últimas Notícias

Rubens Nunes propõe ações nas Represas, passarelas e Cartão Zona Azulleia mais

Geraldinho Cangussú parabeniza Educação Municipal pelo desenvolvimento comprovado no IDEBleia mais

Nil Ramos sugere instalação de poço semi-artesiano para reforçar abastecimento de água na Capelaleia mais

Comissão Processante que analisa denúncia contra o prefeito realizará oitiva de testemunhas nessa sexta-feira, 14leia mais

CPI da “massa asfáltica” realizará primeiras oitivas na próxima segunda-feira, dia 17leia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia