Câmara Municipal de Vinhedo

Atendimento no Detran e falta de água em alguns bairros foram temas da 43ª Sessão Ordinária

Vereadores falaram sobre o carnaval de rua e a Festa da Uva de Vinhedo

Realizada na quarta-feira, dia 14, a 43ª Sessão apresentou oito Moções e 31 Indicações. Com presença de todos os parlamentares e sem projetos em discussão e votação na Ordem do Dia, a sessão teve discurso da maioria dos vereadores, que aproveitaram a fase de explicação pessoal para tratar de assuntos de interesse da comunidade, como a falta de água na região do Jardim Melle e o atendimento na unidade Detran de Vinhedo.

Explicação Pessoal

Paulinho Palmeira (PV) iniciou os discursos falando da Festa da Uva. Lamentou o pequeno público no evento e explicou que o modelo adotado para a festa foi construído de acordo com o Termo de Ajuste de Conduta – TAC, firmado com o Ministério Público. Sugeriu mais planejamento, incluindo o estudo da data – que coincidiu com outras festas na região e o Carnaval. Paulinho Palmeira comentou que a Administração Municipal deve aplicar as penalidades legais cabíveis aos organizadores da Festa pelo cancelamento dos shows. Finalizou parabenizando os blocos de carnaval que fizeram a animação nas ruas de Vinhedo.

O presidente da Câmara, vereador Nil Ramos (PSDB) apresentou diversos trabalhos. Falou que esteve reunido com o novo superintendente da Sanebavi, Ricardo Facchini, que explicou a troca de equipamentos, válvulas e controles que servem a região do Jd. Melle e Miriam, além de outras providências adotadas para resolver a questão da falta de água. Sobre o Detran, reclamou da demora no serviço e pediu um atendimento melhor para Vinhedo, demonstrando o grande número de veículos que o município tem e a contribuição que fazem para a arrecadação do Estado. Encerrou seu discurso falando de Festa da Uva e destacando que vários vereadores alertaram sobre a importância de uma empresa competente para a realização do evento.

Marcos Ferraz (PSD) comentou o mau atendimento do Detran e solicitou que os funcionários tenham, no mínimo, mais compromisso para servir o cidadão. Sobre o carnaval de Vinhedo, fez questão de elogiar os blocos e comentou o caráter colaborativo do trabalho realizado na cidade, destacando o número de policiais que garantiu a segurança nas ruas. Ainda sobre o carnaval, Marcos Ferraz lamentou o uso de drogas e o consumo de bebidas alcoólicas e considerou deprimente o uso de músicas pejorativas e comportamentos inadequados para um evento em praça pública, feito para alegrar as famílias vinhedenses.

Márcio Melle (PMN) iniciou seu discurso sugerindo que os organizadores analisem as falhas deste carnaval para corrigi-las em eventos futuros. O vereador explicou que conversou com despachantes de Vinhedo e reforçou a necessidade de um melhor atendimento no Detran da cidade – tanto para escritórios e autoescolas quanto para munícipes. Parabenizou a Guarda Municipal por ter identificado o responsável pelo furto dos cabos de energia elétrica no CEI Vila Sésamo e pediu o apoio da comunidade para fiscalizar, sugerindo um trabalho de orientação nos locais que compram cobre e outros itens “sucateados”, alertando-os para os furtos ocorridos e avisando sobre a necessidade de questionar a procedência dos materiais.

Edu Gelmi (MDB) iniciou seu discurso alertando para a necessidade de analisar melhor o carnaval. Afirmou que foi uma festa bonita e os blocos devem ser elogiados, mas esse ano o evento extrapolou limites, cabendo à municipalidade gerir a questão da segurança. Sobre a Festa da Uva, propôs mais organização e comentou que no primeiro dia do evento o som realmente extrapolou, destacando ainda que o modelo exigido no TAC assinado com o MP determinava uma boa estrutura – mas o parque não teria sido reformado. O vereador encerrou seu discurso falando sobre o projeto de reestruturação do regime de trabalho dos servidores municipais. Edu Gelmi pediu que o Executivo retirasse o projeto que tramita na Casa de Leis e apresente um novo projeto.

Edson “PC” (PDT) reclamou sobre a falta de água nos bairros Jardim Melle e Vida Nova 3, além de falar sobre o Jardim Florido, onde segundo ele a bomba de esgoto quebrou há cerca de vinte dias e um caminhão foi colocado para fazer o serviço. Sobre os uniformes escolares, informou que as mães que precisam de uniforme para seus filhos devem ir até a escola e fazer a solicitação. O vereador usou a tribuna para reclamar que as respostas encaminhadas pela Prefeitura não atendem às solicitações feitas pelo parlamentar em Requerimentos.

Carlos Florentino (PV) usou seu discurso para reiterar as necessidades do município e reforçar a importância do trabalho realizado pelo Guarda Municipal. O parlamentar destacou que a Guarda de Vinhedo é uma instituição com quase 40 anos e sua atuação contribuiu para que Vinhedo fosse reconhecida como uma das cidades mais seguras do Estado de São Paulo. Segundo Carlos Florentino, muitos guardas promovem a integração com empresários e trabalhadores, numa ação importante que estreita o relacionamento com a comunidade.

A vice-presidente da Câmara, vereadora Ana Genezini (MDB) também usou seu pronunciamento para reforçar as inúmeras reclamações sobre o atendimento do Detran. Segundo ela, o município investe no aluguel do prédio e é fundamental que o munícipe seja bem atendido. Ana Genezini ressaltou o esforço dos blocos de carnaval de Vinhedo para trazer um bom entretenimento para as famílias. Em seu discurso, fez questão de parabenizar a nova diretoria eleita do CEI Saci Pererê e explicou que, buscando um processo democrático, os vereadores fizeram várias sugestões para o projeto que pretende alterar para estatutário o regime de trabalho dos servidores municipais. A vereadora encerrou sua fala livre lamentando os casos de vandalismo, que obrigam o Poder Público a investir várias vezes nos mesmos equipamentos para corrigir o que os vândalos furtaram.

Rubens Nunes (MDB) sugeriu que a Prefeitura, por meio da secretaria competente, promova melhor planejamento para o próximo carnaval e para a Festa da Uva. Além disso, apresentou vários trabalhos: em atenção às solicitações de vários munícipes, cobrou manutenção em diversos pontos da Praça no bairro III Irmãos. Para a região do Jardim São Matheus, Rubens Nunes também explicou que atendendo solicitação de empreendedores, apresentou proposta para a construção de bolsão de estacionamento ao longo da Av. Independência.

Rodrigo Paixão (REDE) registrou as várias cobranças à Sanebavi sobre o fornecimento de água no Jardim Melle e no alto da cidade – bairros Observatório, Morada da Lua e Jd. Miriam. Segundo o vereador, é importante que se resolva o problema de forma definitiva. O parlamentar também pediu providências para a rede de esgoto no Jd. Florido, onde um caminhão e funcionários coletam o esgoto em virtude da quebra de uma bomba. Rodrigo Paixão reiterou a necessidade de participação dos servidores públicos na elaboração do projeto do “estatuto” e cobrou coerência do governo na gestão de dispensas e nomeações. Por fim, encerrou seu discurso elogiando a organização dos blocos de carnaval da cidade e propondo mais diálogo e planejamento para enfrentar os problemas ocorridos este ano nas ruas de Vinhedo.

Conforme determina o Regimento Interno da Câmara, a 44ª Sessão Ordinária será na próxima segunda-feira, dia 19 às 18h.

 


Fonte: Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Vinhedo

 

Últimas Notícias

Sandro Rebecca solicita cumprimento do Termo de Ajuste de Conduta para o som nos shows da Festa da Uvaleia mais

Flávia Bitar solicita ações conjuntas na RMC e acompanha criação da câmara temática da causa animalleia mais

Ana Genezini comemora melhora na segurança das escolas municipais após implantação de sistema de monitoramentoleia mais

Edu Gelmi sugere parceria para revitalização da Estação Ferroviária em Vinhedoleia mais

Paulinho Palmeira solicita instalação de guarita da Guarda Municipal nas principais divisas do municípioleia mais

Av. Dois de Abril, 78 - Centro -
Vinhedo/SP - CEP 13280-077


(19) 3826-7700


imprensa@camaravinhedo.sp.gov.br

Input Center Tecnologia